[Resenha] Coraline

28 de julho de 2020

Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 224
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
Sinopse: Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar.
Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.
Resenha
Coraline é uma menina que acabou de se mudar para uma casa nova com os pais, o lugar é enorme, mas a sua família é dona apenas de uma parte. A casa é muito antiga e antes era uma casa só, mas com o passar dos anos algumas reformas foram feitas e a casa foi dividida em apartamentos. Os demais apartamentos também são habitados e Coraline vai conhecer cada um de seus vizinhos.

A nova casa contem algumas peculiaridades, além de seus vizinhos um tanto quanto esquisitos, a casa também é um pouco estranha, mas – sem dúvidas – uma das portas da casa é o ponto mais inusitado, isso porque ela simplesmente dá para uma parede de tijolos. Bem, a explicação mais óbvia é que antigamente a porta era uma passagem entre um cômodo e outro da casa quando ela era uma só, mas com a reforma uma parede foi levantada e separou os cômodos. Agora, o outro lado da parede de tijolos e um apartamento vizinho, o único que ainda está vazio. Mas será que é essa explicação é a verdade?
O pai e a mãe de Coraline estão sempre muito ocupados e quase não têm tempo para a filha, ela não tem irmão e para passar o tempo ela gosta de explorar, é uma verdadeira aventureira. Explorar um ambiente novo é algo que deixa a jovenzinha bastante animada e ela passa horas por aí fazendo reconhecimento de campo, mas uma tarde chuvosa estragou a sua exploração ao ar livre e só restou continuar sua aventura do lado de dentro. A porta para lugar nenhum a deixa intrigada, mas até então era só mais uma porta velha.

Certo dia, Coraline acabou ficando sozinha em casa e resolveu olhar a porta novamente, pegou a chave que a mãe guardava e destrancou a porta. Para a sua surpresa, a parede de tijolos havia desaparecido, era como se nunca tivesse existido. Uma exploradora como Coraline não poderia deixar a oportunidade de vasculhar o apartamento vizinho, então ela se enfiou pelo corredor escuro à sua frente. Pouco a pouco, a menina foi percebendo algo familiar no ar, e quando saiu do corredor ela descobriu que estava de volta em sua casa, mais precisamente no mesmo cômodo no qual ficava a porta da parede de tijolos.
Coraline fica muito confusa, não era possível que tivesse voltado para casa. No mesmo instante, ela escuta a voz de sua mãe a chamando da cozinha e estranha ainda mais, sua mãe não costuma cozinhar. Mas ao chegar à cozinha, ela finalmente entende. Aquela não é a sua casa. Aquela não é a sua mãe. Aquela é a sua outra casa e a mulher à sua frente é a sua outra mãe. E também há o outro pai. Só não há outra Coraline. E a outra mãe e o outro pai têm grandes botões pretos costurados no lugar dos olhos. São assustadores. Os dois tentam mostrar que eles podem ser uma família feliz com tudo o que a jovem sempre quis, basta que ela os aceite e permita que a outra mãe costure botões pretos em seu rosto também.

Coraline foi explorar o lado de fora e todo parece muito com o seu verdadeiro mundo, também há outros vizinhos e – embora não se parecem em nada com os verdadeiros – ela sabe que são as outras versões deles. O lugar todo é muito sinistro, como uma cópia do mundo real e com algumas partes meio inacabadas. Mesmo que seus outros pais se esforcem para agradá-la, Coraline quer voltar para a sua casa. O que se torna extremamente difícil, já que seus outros pais não estão dispostos a perdê-la. Coraline tem medo, cada instante nesse lugar aterrorizante a deixa apavorada, mas é preciso ter muita coragem e enfrentar os perigos que virão pela frente. Ela precisa fugir. Precisa resgatar os seus verdadeiros pais.
Minha impressão
Essa nova edição de Coraline está simplesmente impecável. O livro é em capa dura, tem um corte lindo com uma tonalidade de roxo, fitinha de cetim brilhosa, folhas negras na divisão dos capítulos e ilustrações que deixam a obra ainda mais bonita. Além disso, tem uma introdução que o próprio Neil Gaiman fez e nos explica um pouco mais sobre a criação desta que é uma de suas obras mais famosas. O autor começou a escrever o livro para a filha mais velha (com cinco anos que gostava de histórias assustadoras) e terminou para a mais nova, isso porque ele começou a escrever em um momento bastante agitado da vida e quase não tinha tempo, mas percebeu que sua filha mais nova seria muito velha para o livro e se esforçou para terminá-lo o quanto antes.

Há alguns elementos da história que foram inspirados na vida do próprio autor, a casa de Coraline é a casa onde Neil Gainam e sua família moravam, ele queria escrever uma história para a filha com ambiente que ela conhecesse. Mas a porta que se abre para uma parede de tijolos foi invenção dele. Eu achei bem interessante poder ver os comentários do autor a respeito da criação da obra e gostei bastante de ver que ela tem algumas características reais.

Eu já conhecia a história através do filme e gostava muito, mas ainda não havia lido o livro e me animei para ler essa nova edição da Intrínseca, que está maravilhosa. Coraline vai além de uma história, é uma obra com mensagens fortes e que podem fazer uma enorme diferença. Embora seja um livro com uma criança como protagonista, a trama não é restrita ao público infantojuvenil, é aquele livro para ser lido em qualquer idade.

Coraline é uma criança corajosa e nós aprendemos muito com ela. Uma das frases mais marcantes do livro é a seguinte: “―Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo.”. Essa frase traz uma das mensagens mais fortes que o livro nos passa, nos mostra que não é a falta de medo que diz que somos corajosos, não, é quando mesmo estando com medo a gente o enfrenta.

Coraline é um livro que envolve o leitor em sua trama e nos faz querer ajudar a menina. Ninguém é perfeito, nenhuma família é feliz o tempo inteiro. Coraline descobriu isso ao se deparar com os seus outros pais com botões pretos costurados no rosto e sentiu falta da sua família de verdad. Ainda que seus pais não fizessem todas as suas vontades, ainda que não tivessem muito tempo para brincar com ela, ainda assim, eram seus pais e a amavam. Recomendo muito a leitura!

Minha nota para o livro
Clique na imagem para comprar pela Amazon e ajude o blog

6 comentários:

  1. Oi Bia! Eu não sabia que essa edição de Coraline, estava tão perfeita! Eu havia lido algumas resenhas positivas sobre ele e vi algumas fotos mas, não tinha visto por dentro com tantos detalhes e agora, estou apaixonada por esse livro e preciso tê-lo na estante.

    Lembro que conheci a história por causa do filme, minha cunhadinha adorava o filme quando era criança e eu acabei gostando por causa dela. Eu sempre achei a história muito sombria para uma criança de oito anos assistir, essa luta do bem contra o mal é muito detalhada na história e apesar de gostar muito do filme não sei se vou amar o livro do mesmo jeito, pois, acredito que tudo nele será mais esclarecido.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  2. Ai eu tô apaixonada nessa nova edição de Coraline que até deu vontade de reler a que eu tenho aqui!
    Eu sempre adorei o filme da Coraline, desde criança, enquanto meus amigos morriam de medo, eu adorava a história do filme e me pegava fantasiando cada vez mais sobre isso.
    Essa edição ilustrada tá a coisa mais linda e pra quem é fã da coraline, assim como eu, não pode deixar de lado! Adorei seu post, vou até pegar o livro aqui pra reler HAHAHA

    ResponderExcluir
  3. Essa edição está maravilhosa! Não vejo a hora de tê-la logo em mãos. Eu AMO a adaptação desse livro, inclusive é a minha animação preferida, justamente por ter um teor mais sombrio e por abordar a importância da família, o que me trouxe muitos aprendizados ao longo da minha vida adulta. Fico feliz que você tenha sido conquistada pela história, pois realmente é maravilhosa.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Essa frase também é minha preferida do livro, e talvez até de todos os livros lidos. Li esse livro tem alguns anos já, mas adorei os detalhes que você falou sobre essa nova edição, deve estar realmente linda.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz! Eu acabei de receber meu Coraline, embora já tenha lido uma edição anterior. Eu não vejo a hora de poder reler essa história, acho muito bacana como em várias obras o Neil Gaiman tenta colocar um pouquinho da sua própria realidade, alguma característica que acaba virando um tipo de coringa. rsrs
    bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh quero muito essa versão para minha estante de infanto juvenis, acho a perspectiva dessa história maravilhosa para psiquê humana.

    ResponderExcluir