[Resenha] Ensaio Sobre a Morte

13 de julho de 2020

Título: Ensaio Sobre a Morte
Autor: Rosane Ribeiro
Editora: Taigh Books
Páginas: 110
Ano: 2020
Clique aqui para comprar
*Publieditorial
Sinopse: Quatro gerações, quatro membros de uma mesma família, diferentes percepções sobre os mesmos acontecimentos. Esta novela que se inicia no ano 2000 com o nascimento de Felipe e se arrasta até a década de 1920 com o nascimento de Catarina, narra a vida de quatro protagonistas, e seus encontros com a morte, abordando temas atemporais como depressão, bullying, relacionamento abusivo, consequências e trauma de guerra, e luto, em passagens conflituosas rápidas e intensas. Augusto acredita que a morte seja obcecada por alguns, enquanto Catarina crê que a vida seja obcecada por outros, como se ambas fossem uma maldição. Catarina vê seus sonhos destruídos por um trauma de guerra e enfrenta seu destino numa época em que as mulheres cumprem suas obrigações de esposa sem questionar e sem se expor, enquanto Isabela aceita um relacionamento abusivo em pleno século XXI. Uma severa depressão leva Felipe a desdenhar e repudiar a vida, enquanto Augusto consegue acreditar na ressurreição por amor, lutando contra a morte. Segredos guardados e suportados por amor, por vaidade ou circunstâncias, fatalidades, intuições, as palavras não ditas, os sentimentos não revelados, as decisões não tomadas, ganham sentido, ou perdem todo ele, diante da morte.
Resenha
“Existem aqueles que velam a própria morte por anos antes de serem enterrados,
e aqueles com poderes de ressurreição que desafiam, afrontam e superam a morte.”
A vida de Felipe sempre foi cercada por tristeza e angústia, acostumado com a ausência e a falta de carinho da mãe e com as surras do pai, cresceu acuado, sem interesse pelos estudos, sem amigos. Sua visão sobre a vida é melancólica, sempre enxergando o pior lado de tudo e sem perceber qualquer gesto bondoso à sua volta. Já seu irmão Daniel é completamente diferente, ainda que dividam os mesmos sofrimentos enfrentados em casa.

O pai, está cada vez mais violento e a mãe não se opõe, permite as agressões aos filhos e também sofre com a fúria do marido. Algumas vezes mãe e filhos se refugiam na casa do pai dela (avô das crianças), mas sempre acabam voltando para casa, em alguns momentos o pai diz-se arrependido e passam um curto período encenando uma família feliz. Felipe já não tem ânimo para viver, a sua indiferença incomoda a mãe que tenta atitudes severas para ter alguma reação do filho, que não suporta mais o peso da própria vida, continuar a respirar tornou-se um fardo pesado demais para Felipe.
Isabela cresceu em uma família bem estruturada e sempre teve apoio em casa. Sua mãe morreu ao lhe dar a luz, mas sua madrasta a criou como sendo sua própria filha e a família foi feliz por muitos anos. Isabela se apaixonou perdidamente por um homem, porém seu pai reprovava o relacionamento, mas ela continuou firme em sua decisão e se casou. Um erro que traria consequências gravíssimas! Isabela viveu um relacionamento abusivo, seu marido se mostrou extremamente machista, agressivo, possessivo. Ela não conseguia proteger nem a si mesma nem a seus filhos, engoliu o orgulho muitas vezes para pedir ajuda ao pai, mas sempre voltando para as garras do marido.

Augusto teve um pai amoroso e dedicado à família, mas a mãe era negligente e ausente. Com a morte do pai, Augusto e seus irmãos foram obrigados a conviver com aquela mulher fria dentro de casa, ela não tinha responsabilidades e as crianças tiveram que se criarem sozinhas, os mais velhos cuidando dos mais novos. Com o passar dos anos, cada um de seus irmãos seguindo a própria vida, formando suas próprias famílias. Augusto também, ele se casou com uma mulher formidável, mas não poderia deixar a mãe sozinha, por mais que ela merecesse o desprezo ele não podia abandoná-la. Sua esposa e sua mãe até se davam bem, mas ela continuava indiferente ao filho.
Catarina era uma jovem muito bonita que despertava os olhares por onde passasse, ela se casou ainda muito jovem, como era o costume na época. Mas o que parecia ser um casamento feliz tornou-se monstruoso em pouco tempo. O marido de Catarina perdeu a perna na guerra e vangloriava-se de sua bravura, para todos ele era um herói, mas somente Catarina conhecia a verdadeira face daquele homem. Ele era terrível, torturava-a, obrigava Catarina a fazer coisas terríveis. Catarina cumpria com suas obrigações como esposa, por mais deploráveis que fossem as situações às quais seu marido a submetia. Isso a destruiu, por dentro ela já estava morta.

Felipe, Isabela, Augusto e Catarina, quatro gerações de uma família rodeada pela morte. Tudo começa com Catarina, e página após página nós conhecemos os membros dessa família fadada ao sofrimento.
“Tem morte que além do finado, mata os sobreviventes,
e tem a morte teimosa,
que não mata um e tampouco deixa outros viverem.”
Minha impressão
Ensaio Sobre a Morte é um livro muito intenso, a atora possui uma escrita que envolve o leitor desde o começo e nos leva para dentro da trama, somos capazes de sentir as dores dos personagens, suas angústias. Ao longo das páginas nós conhecemos quatro histórias que estão ligadas por um laço sanguíneo, são quatro membros de uma família, quatro gerações. Essa família é cercada pela morte, destinada ao sofrimento.

A primeira história é a de Felipe, um jovem que cresceu com a violência do pai e a ausência da mãe, ele sofre com uma depressão profunda e já não tem mais ânimo para viver. Depois, vemos Isabela, uma mulheres que cresceu cercada pelo amor de sua família, mas que ao se casar teve a vida destruída pelo marido e está presa em um casamento abusivo. A terceira história é a de Augusto, que em todos os seus anos viu as pessoas amadas morrerem e teve que aprender a lidar com a dor da perda. Por último, temos Catarina, uma mulher que casou ainda muito jovem e sofreu ano após ano com as torturas do marido e desejava a sua morte, mas ele se agarrava à vida e a fazia sofrer a cada segundo.

A maneira como a autora conecta essas histórias é admirável, da primeira para a segunda história nós temos uma enorme surpresa ao descobrir qual é a ligação entre os personagens, depois já descobrimos o fio que os une e sabemos o grau de parentesco entre eles, mas nem por isso nos faltam surpresas. A autora explora temas atuais e é importante vermos obras literárias abordando assuntos como relacionamento abusivo e depressão. A obra traz mensagens fortes sobre o luto, sobre como cada indivíduo reage de uma maneira à perda de alguém amado.

Uma das mensagens mais marcantes que eu percebi com o livro é que cada pessoa tem a sua história, um passado que a moldou. A obra nos mostra quatro gerações de uma família e nós temos uma opinião formada sobre os personagens, mas quando vemos o que realmente aconteceu com eles nós repensamos nossos conceitos. Claro que nada justifica os erros cometidos, mas aprender com eles é fundamental.

Minha nota para o livro



5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Uau, não conhecia esse livro ainda, mas parece ser mesmo uma leitura bem intensa e envolvente, que faz o leitor refletir. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oiii Bia

    Não conhecia esse livro mas chamou bastante a minha atenção, adoro tramas que contam as estórias de diferentes personagens em um momento tudo vai se conectando diante da gente, acho sempre incrivel como me surpreendo com enredos assim. Gostei bastante da dica, dessa mensagem de reflexão que o livro traz sobre como nosso passado, o que vivemos molda o nosso eu de hoje e de futuramente, isso é bem verdade.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bea, tudo bem? Dá pra ver que essa é uma leitura bastante densa, principalmente pelos temas tratados na narrativa, eu não sei se esse é o momento para uma leitura assim mas gosto de passear por esses generos porque sempre costumo receber uma linda lição durante a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, que livro interessante! Faz um tempinho que estou procurando livros com histórias intensas e cheias de reflexões para ler, principalmente, histórias onde podemos enxergar o mundo real. Verifiquei que esse livro está no Kindle Unlimited e já estou anotando sua dica, para emprestá-lo depois.

    ResponderExcluir
  5. Oie Beatriz

    Eu não conheci esse livro e nem a autora, ainda que eu até goste do gênero, sinceramente achei a premissa desse livro bem pesada, acho que não leiria porque sei que iria sofrer demais com os personagens durante a leitura, em momento de pandemia estou preferindo ler coisas mais animadinhas e fofas kkkkk

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir