[Resenha] A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes | Prequel da trilogia Jogos Vorazes

1 de julho de 2020

Título: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 576
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.
NÃO CONTÉM SPOILER
Leia as resenhas dos livros da trilogia Jogos Vorazes, clique aqui
Resenha
Coriolanus Snow e a sua família estão com a vida financeira em crise, desde os tempos da guerra a situação deles não é nada boa, mas a família mantém as aparências e não dá o braço a torcer. Eles vivem em um apartamento luxuoso, vestem boas roupas, Coriolanus frequenta um ótimo colégio... é tudo parte da encenação, eles jamais passariam pela humilhação de abandonar a casa e admitir a pobreza na qual se encontram. Eles mal têm o que comer, a prima do Snow é a única trabalhando e precisa passar horas e mais horas para conseguir alguns poucos trocados que não dão para pagar as despesas da casa e comprar comida, então eles correm o risco de precisarem vender a casa e isso não seria bom para a imagem da família Snow.

Coriolanus recebeu uma oportunidade que vai agarrar com unhas e dentes, ela poderá ser a salvação de sua família. Os Jogos Vorazes andam com a popularidade baixa e os idealizadores buscam meios de fazer a população se interessar por eles. A décima edição está para começar e os idealizadores resolveram escolher vinte e quatro mentes brilhantes para mentorar os tributos. Os jovens da Academia com os melhores desempenhos e as melhores notas terão a chance de participar ativamente dos jogos mentorando os tributos e quem tiver o tributo vencedor ficará em destaque, óbvio. Os jovens não sabem ao certo o que vão ganhar, mas o prestígio é certo e talvez ainda ganhem algum prêmio em dinheiro ou uma bolsa para a faculdade.
Durante a guerra, os rebeldes controlavam tudo e a Capital ainda sofre as consequências, famílias inteiras não conseguiram se recuperar e as mortes ainda são sentidas. Os distritos eram os responsáveis pela comida e a Capital quase não recebia nada, os moradores precisaram fazer coisas terríveis para se alimentarem e ainda assim passavam fome por dias, a fome era usada como uma arma pelos rebeldes. A Capital desejava a retomada do poder e ansiava pela vingança, quando finalmente venceram a guerra decidiram criar os Jogos Vorazes, mas a maneira como os idealizadores chegaram a essa conclusão foi na Academia, tudo começou lá.

A Dra Gaul deu a Snow e os demais mentores a tarefa de tornar o evento dos Jogos Vorazes mais atraentes. Snow acredita que se as pessoas puderem ligar para o programa de TV e enviarem presentes aos tributos que mais lhe agradarem a popularidade dos jogos vai aumentar. E se os mentores puderem exibir seus tributos na televisão e contar um pouco sobre eles também pode dar certo. Muitas ideias vão surgindo e aos poucos os Jogos vão ganhando uma forma diferente, mais ousada e que certamente vai atrair os olhares da população. O problema é que nos distritos ninguém quer ver as crianças morrendo, os idealizadores ainda precisam fazer leis que obriguem os distritos a assistirem aos jogos e encontrar um meio de monitorar isso para que não saia do controle.
Lucy Gray Baird foi a escolhida como a garota tributo do Distrito 12, mas ela não é exatamente moradora do Distrito 12. Lucy Gray faz parte do Bando, eles são um grupo de músicos e vão a todo e qualquer lugar que sentirem vontade, não se prendem aos distritos e não pretendiam ficar no 12, porém, foram capturados pelos pacificadores e obrigados a ficar lá. O nome de Lucy ter sido sorteado na colheita pode ter sido uma armação do prefeito e Lucy faz questão de deixar uma mensagem para o bando através de uma canção. Ao ter seu nome sorteado ela não se deixa abater, embora fique triste e com medo, ela faz parecer que está um espetáculo e é a estrela. Lucy dá um verdadeiro show e desperta o interesse de todos.

Snow fica fascinado com a complexidade que é Lucy Gray e com o passar dos dias ele sente que ela pode realmente vencer se fizer as escolhas certas e seguir seus conselhos. Lucy Gray não é forte e não tem habilidades com luta, então eles precisam de um plano e Snow é inteligente para isso. Ele precisa que Lucy Gray vença os Jogos Vorazes e vai fazer tudo o que puder (inclusive quebrar algumas regras) para que ela seja a vencedora, mas na arena as coisas podem sair do controle, por mais que se monte uma estratégia é sempre um risco. Lucy precisa fugir e se esconder, não tem chance se for tentar lutar com alguém, então uma das linhas do plano é que ela se esconda até quando puder e depois, bem, para saber mais só lendo o livro!
Minha impressão
Como eu estava ansiosa por esse livro, era o lançamento mais aguardado do ano por mim e assim que ele chegou eu comecei a ler e devorei, fiquei completamente viciada e não queria saber de outra coisa, só queria ler! Não me decepcionei nem um pouco, foi ótimo poder voltar à Panem e descobrir como os Jogos Vorazes foram criados, achei sensacional a ideia da autora de nos mostrar mais sobre o vilão e o mais importante de tudo é que Snow não foi romantizado!

Desde o começo nós temos uma clara visão do jovem Coriolanus Snow como ele realmente é, desprezível, traiçoeiro, arrogante, orgulhoso, pedante. Nesse livro nós temos a oportunidade de ler como os Jogos Vorazes foram se formando, apesar de estar na décima edição a Capital ainda está aprendendo a lidar com eles e Snow tem um papel fundamental em como os jogos vão se tornar, como eles chegam ao ponto como conhecemos.

A Capital sofreu com os ataques dos distritos durante a guerra e ainda vive com as consequências daqueles dias. Muitos não se recuperaram das perdas e a família Snow está em crise financeira, a prima de Coriolanus trabalha até se esgotar para conseguir levar comida para casa e eles mal conseguem pagar as contas e vivem de aparências. Através das lembranças de Coriolanus nós vemos mais sobre a guerra, ele tinha apenas cinco anos quando ela começou e nos dá detalhes dos dias que se seguiram. Então podemos ver o que aconteceu durante a guerra e como os idealizadores criaram os Jogos Vorazes. Sei que todo mundo quer saber como foram as coisas antes dos jogos, eu também queria, e Suzanne Collins atende. A autora mata a nossa curiosidade e relata o que aconteceu na guerra e ainda nos permite acompanhar a formação dos Jogos Vorazes. Achei perfeito!

Lucy Gray é completamente diferente da Katniss Everdeen, a Lucy precisa se esconder na arena porque não teria a menor oportunidade de vencer se tentasse lutar. Ela é uma personagem complexa e extravagante, eu confesso que torci o livro todo para que ela ganhasse e até reli as primeiras páginas de Jogos Vorazes para saber se ela realmente tinha alguma chance de vencer.

Bom, não quero me estender muito na resenha, o livro tem 576 páginas e é divido em três partes. O ritmo da leitura estava muito fluído até o final da segunda parte, a terceira caiu um pouco no começo, mas depois melhorou, ainda assim, é visível uma mudança, é um divisor: antes da arena e depois dela. A terceira parte nos conta sobre a rotina de um pacificador e temos mais informações sobre o gaio tagarela, no livro eles desempenham um importante papel.

Nossa, eu já falei demais e quero continuar falando, talvez eu faça um post com curiosidades sobre A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, o que vocês acham?

Minha nota para o livro

(Clique na imagem para comprar pela Amazon e ajude o blog)

9 comentários:

  1. Oi, Beatriz como vai? Eu estou louco para ler este livro, me parece ser uma leitura incrível. Suas impressões só aguçou ainda mais meu interesse. Seria legal se você fizesse um post sobre as curiosidades deste livro. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Menina, é um livrão, em? Achei que seria bem menor que os outros, haha. Não li essa trilogia ainda, mas parece ser muito boa. Esse livro deve ser ótimo para os fãs. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Ai menina eu tô nervosa com esse livro HAHAHAHHAHA
    Eu comprei o e-book na pré venda e paguei 30 reais porque não podia comprar o fisico na hora né, mas ai eu fui vendo os booktubers falando do livro e eu confesso que tô com medo de ler o meu porque tá um coisa bem 8 ou 80 né, tem gente que odeia e gente que ama, tá extremamente divido, ai eu fui postergando mas desse mês não passa e eu já tô nervosa com isso!
    Adorei sua opinião. Jogos Vorazes é a trilogia da minha vida, eu amo com muita força os livros e espero gostar desse livro, sinceramente!!!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bia

    Eu gosto demais da trilogia principal, mas vi tanta resenhaa negativa sobre esse prequel que ja nem sabia se ler ou não. Não imaginava que ele fosse tão grande, é um calhamaço quase...srs, ainda assim pela tua resneha parece ser super interessante e voltar a esse universo é sempre uma delicia para nós que gostamos tanto da trilogia principal. Dica anotada.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, tudo bem? Essa é uma das primeiras resenhas positivas que eu leio desse livro, cheguei a assistir algumas resenhas no YT, todas foram opiniões negativas sobre a história e o desenvolvimento dela pela autora. Mas, eu acho que os livros impactam os leitores de maneiras diferentes, e sinceramente, eu não tenho nenhum interesse em lê-lo, foi uma das histórias que eu assisti aos filmes, gostei mas, não tive interesse em conhecer os livros.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz.

    Estou louca para lê -lo, mas vou ser bem sincera só conheço a história de Jogos Vorazes através dos filmes. Mas já conquistei os dois primeiros e já adicionei na meta de leitura. Adorei conhecer um pouco da história do novo livro e com certeza vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível.Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Apesar de AMAR Jogos Vorazes e ver comentários positivos sobre esse lançamento, admito que não tenho interesse nenhum em ler um enredo que temos como personagem principal o Snow. Ainda tenho a sensação que nada justificativa o que ele faz anos depois, e apesar de você ter ressaltado que ele não é romantizado, não tenho estômago para entrar na cabeça dele novamente.´

    Maravilhosa resenha sem spoilers que com certeza trazem todos os pontos que precisamos saber do enredo. Adorei, e deverá ser um prato cheio para aqueles que querem conhecer a obra!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que quando esse lançamento saiu, eu não fiquei muito empolgada. Apesar de ter gostado de Jogos Vorazes, nunca cheguei a considerar uma das minhas favoritas da vida (apesar de eu amor o Peeta com todo meu coração) e não sentia falta de mais livros nesse universo. A única coisa que me deixou mais curiosa foi o fato de focar no Snow, porque eu amo ver mais sobre os vilões, ainda mais quando mostra como eles se tornam o que são. Mas aí vieram as críticas e eu desanimei de vez hahaha.
    Porém, agora tenho visto outras opiniões e estou começando a me interessar. Não estou extremamente empolgada, mas acho que pode ser um livro mais interessante do que pensei a princípio. Que bom que suas expectativas foram atendidas e você gostou tanto da leitura. Fiquei aliviada por saber que o Snow não foi romantizado, que era um ponto que eu temia, e fiquei mais curiosa para ler. Amei sua resenha e os pontos que você destacou sobre a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro aqui e para ser honesta, não senti o mínimo entusiasmo para ler, comecei, mas desisti logo no início, estou pensando seriamente em sortear, mas vou esperar um pouco que talvez seja o meu momento e depois eu me sinta mais confortável com a leitura.

    ResponderExcluir