[Resenha] Não Há Segunda Chance

16 de julho de 2020

Título: Não Há Segunda Chance
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Após ser gravemente ferido numa invasão à sua casa, o Dr. Marc Seidman desperta de um coma de quase duas semanas e descobre que sua vida foi destruída. A esposa foi assassinada. A filha, Tara, de 6 meses, desapareceu.
Depois de tanto tempo, parece impossível descobrir onde a bebê está, mas de repente Marc tem um alento ao receber um pedido de resgate. Só que o bilhete faz uma clara advertência: se ele falar com a polícia, nunca mais verá a filha. Não haverá segunda chance.
Sem ter a quem recorrer, Marc fica dividido entre a agonia e a esperança. E quando os investigadores passam a considerá-lo o principal suspeito dos crimes, ele precisa se lançar numa busca desesperada pela verdade não apenas para recuperar Tara, mas também para salvar a própria vida.
Resenha
Marc Seidman estava em casa quando foi surpreendido, levou dois tiros e ficou em coma no hospital por quinze dias. Naquela noite, sua esposa foi assassinada e a sua filha de seis meses, sequestrada. A polícia ainda não tem informações precisas, tudo relacionado ao caso é muito vago, a maior preocupação agora é encontrar Tara. Quando Marc desperta do coma recebe a notícia da morte da esposa e do sequestro da filha, ele fica desesperado, precisa descobrir o paradeiro de Tara.

Não houve um pedido de resgate, não tinham pistas que pudessem dar algum indício de quem seriam os culpados ou onde Tara poderia estar. A polícia trabalha com a hipótese de que seria apenas um assalto que acabou dando errado e os bandidos levaram a criança. Mas existe outra linha de investigação em andamento, a de que Marc tenha forjado tudo isso. Ele é um dos suspeitos. A polícia local está agindo em parceria com o FBI para tentar solucionar esse caso.
E depois de tantos dias em silêncio, os sequestradores decidem entrar em contato. Eles enviam uma carta ao avô de Tara (sogro de Marc) pedindo dois milhões de dólares para devolverem a menina. A carta é muito específica, Marc deverá ser o responsável pela entrega do dinheiro, os bandidos mandaram um celular que não pode ser rastreado e marcaram um horário e um ponto de encontro. A exigência é que eles não entrem em contato com a polícia ou nunca mais verão Tara. Não há segunda chance.

Os sequestradores disseram que têm um informante que saberá cada passo que Marc der, se a polícia estiver envolvida eles vão desaparecer com a Tara. Sem ter em quem confiar, Marc começa uma corrida contra o tempo. Mas alguém de seu passado ressurge e ele vê a oportunidade de pedir ajuda. Rachel é uma ex-agente do FBI e também é a sua ex-namorada, ela acabou de perder o marido de forma trágica e foi forçada a pedir demissão. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com o marido dela, mas muitos desconfiaram de que ela tenha atirado nele. O caso foi fechado como acidente e nem todos acreditaram nessa versão.
Nessa jornada para tentar encontrar a filha, Marc se depara com alguns segredos de sua esposa e o cenário que começa a se formar é assustador. Ele tem que descobrir a verdade, tem que encontrar Tara e se livrar da polícia que o tem como suspeito. Rachel é a única que pode ajudá-lo, mas quando o FBI percebe o envolvimento dela as coisas começam a piorar, eles acreditam que Marc e Rachel planejaram matar a esposa dele, mas onde estaria Tara?

E o tempo continua passando, cada segundo perdido pode ser o fim de Tara. Os sequestradores não podem ficar com ela para sempre, pretendem matá-la? Marc vai fazer qualquer coisa para recuperar a sua filha, só torce para que não seja tarde demais.
Minha impressão
“Não há segunda chance” é um livro policial que traz uma cadeia de segredos que vão sendo desvendados ao longo da trama e por mais que o leitor consiga descobrir alguns, jamais descobrirá o maior deles. O doutor Marc Seidman levou dois tiros, sua esposa foi assassinada e sequestraram a sua filha de seis meses, o silêncio dos sequestradores intriga a polícia e o FBI e quando eles finalmente entrem em contato com Marc para pedir um resgate a exigência é para ele não contar à polícia ou nunca mais verá a filha. Não haverá segunda chance.

O caso tem alguns furos e a polícia não tem pistas suficientes, eles seguem algumas linhas investigativas. Uma delas é que poderia ter sido um simples assalto que deu errado, um viciado poderia ter ficado nervoso e atirado, então levaram a criança para pedir um resgate; a segunda hipótese é que Macr tenha forjado tudo, mas eles não sabem o que possa ter acontecido com a criança e pressionam Marc.

O começo do livro foi um pouco difícil de me envolver, eu achei a polícia bem ingênua. Marc ficou em coma por alguns dias e a polícia diz que demorou a perceber que uma criança havia desaparecido, achei isso difícil de acreditar, em uma casa cercada com roupas e brinquedos de criança como eles não perceberam que não tinha uma lá? E a família, por que ninguém deu falta da menina? A polícia perdeu muito tempo para começar a investigar o sequestro e a maneira como conduziram o caso foi amadora, deixando passar detalhes importantes.

Mas depois que Marc recebe o pedido de resgate as coisas ficaram bem mais interessantes e eu não conseguia parar de ler. Como sempre, a escrita do Harlan Coben é muito fluída e a cada instante nós temos revelações bombásticas. O final do livro me deixou realmente muito surpresa, temos uma situação que nos faz pensar o que faríamos se estivéssemos no lugar dos personagens. Faríamos as coisas de acordo com a lei ou faríamos justiça por conta própria para proteger a nossa família? Mesmo tendo demorado em me envolver com a trama eu gostei muito da leitura e mais uma vez o autor não me decepcionou.

Minha nota para o livro

2 comentários:

  1. Oi Beatriz.

    Eu tenho uns três livros do Harlan Coben aqui em casa mas ainda não li. Este que você deixou sua opinião parece ser bem interessante. Eu ainda não tenho ele mas já estou adicionando na lista de desejados. É bom saber que ele não decepciona. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ei Beatriz!

    Acredita que só li um livro do Harlan Coben? "Não Conte a Ninguém",lembro que na época eu gostei do livro.
    O enredo desse livro parece interessante

    ResponderExcluir