[Resenha] O Carniceiro

18 de julho de 2023

 

Título: O Carniceiro
Autor: Alaina Urquhart
Editora: Planeta
Páginas: 256
Ano: 2023
*Cortesia da editora
Sinopse: Algo sombrio espreita os pântanos do estado da Louisiana: um assassino metódico, com tendência a experimentação médica, vem trabalhando arduamente para completar seu mais aterrorizante crime até agora, zombando das autoridades que tentam desesperadamente alcançá-lo.
Mas não existe patologista forense mais competente que a dra. Wren Muller. Armada com um conhecimento quase enciclopédico de crimes históricos e com anos de experiência como médica legista, ela nunca encontrou um caso que não pudesse resolver.
Até agora.
Enquanto os misteriosos assassinatos se acumulam sobre a mesa de autópsia de Wren, ela é atraída para uma perseguição de gato e rato com um assassino brutal... que fica cada dia mais audacioso e violento.
Uma leitura viciante, com detalhes saídos da sala de autópsia que só um verdadeiro especialista poderia fornecer, O carniceiro promete capturar todos que os que ousarem se aventurar por estas páginas.
Maior pré-venda da história, livro fenômeno nos EUA! Best-seller instantâneo do The New York Times: um thriller emocionante – escrito pela coapresentadora do podcast de true crime de maior sucesso no mundo –, contado a partir dos pontos de vista de um notório assassino em série e da médica legista que segue as pistas de suas vítimas.
Resenha
Jeremy é um serial killer meticuloso que gosta que as coisas saiam exatamente como ele planejou, e ele planeja cada detalhe com muito cuidado. Sua vida pacata o entedia, mas a adrenalina por trás dos crimes permite suportar a fachada que ele mantém. Seu gosto mórbido começou a se desenvolver na infância, no entanto, só com a liberdade da vida adulta foi que ele pôde colocar em prática seus planos mais sórdidos.

Wren Muller é chefe do serviço médico-legal, uma legista experiente e com uma habilidade incrível, acredita que os cadáveres podem revelar muitos segredos ao serem examinados. Ela está trabalhando em um caso conhecido atualmente e os corpos das vítimas vão se acumulando em sua mesa, ela quer dar um basta nisso.
As vítimas de Jeremy sofrem torturas pesadas e morrem brutalmente, ele não poupa no quesito sofrimento e quanto mais infringe a dor, mas se satisfaz. Para ele, não é possível aliviar a dor da pessoa, ele quer que ela se desespere, quer ver sua agonia. E vem se preparando há anos para o que está para acontecer em pouco tempo, ele sente isso. Seu plano mais ousado está quase se completando, faltam alguns detalhes, mas seu esquilinho vai cair na armadilha e ele anseia por esse momento.

Wren também sente que está perto de decifrar o Carniceiro de uma vez por todas, até o mais cuidadoso criminoso pode cometer algum descuido depois de tantos anos fazendo a mesma coisa e ela segue cada pista que ele possa ter deixado em suas vítimas ou nos locais que foram encontradas. A polícia acredita que vai acontecer algo grandioso no festival perto do pântano e quer impedir que muitas pessoas se machuquem, a policia sabe que ele vai atacar, mas quais serão as consequências? Vão conseguir impedir? Vão conseguir prendê-lo? Ou será apenas uma armadilha?
Uma das formas que Jeremy gosta de brincar com suas vítimas é fazendo um jogo com elas, ele soltou três pessoas nos arredores de sua residência isolada e as está caçando, elas têm a falsa sensação de liberdade, de que podem fugir dele e pedir socorro, mas a verdade é que a área é cercada e não tem como fugir. É só mais uma maneira dele saciar seus desejos doentios.

Só que Jeremy não conta que suas vítimas consigam racionar quando o medo lhes domina e isso pode lhe custar caro, uma de suas vítimas é tão calculista quanto ela, a diferença é que ela está lutando pela sua vida enquanto ele quer destruir a vida dela. Quem ganhará essa batalha? Se ela fugir, ele vai ter que refazer todo o seu esquema e não pode permitir isso.
Minha impressão
O Carniceiro é um thriller muito pesado com cenas detalhadas de t0rtur4 física e psicológica, e que possui uma narrativa muito descritiva, tornando a leitura mais lenta com um ritmo cansativo. No entanto, é fascinante acompanhar tudo o que está se desenvolvendo e me vi presa na leitura desde as primeiras páginas. Eu gostei demais do livro, tanto que li de um dia para o outro porque não conseguia parar. E depois do capítulo 25 (tem uma revelação de cair o queixo) eu li de uma vez!

Jeremy é um serial killer frio, calculista, meticuloso. Wren é uma legista experiente que gosta de observar cada detalhe e acredita estar perto de decifrar o Carniceiro. O embate entre eles é o ponto alvo da trama, passamos o livro todo esperando pelo momento que um vai estar de frente para o outro e digo uma coisa, meus amigos, é sensacional! A revelação que a autora traz no capítulo 25 muda toda a nossa percepção da história e nos explica as brechas deixadas ao longo das páginas que sequer percebemos enquanto estamos lendo, só depois da revelação é que nos damos conta!

Apesar de ser um livro lento e de poucos diálogos, para quem gosta de livros do gênero é uma leitura que vale muito a pena. E preciso dizer que o final é aberto, mas que vai, sim, ter continuação. O livro termina em um momento crucial, uma cena cheia de tensão, foi a mais eletrizante! E do nada, pá, acabou! Eu estou ansiosa para descobrir o que vai acontecer.

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário