[Resenha] Sem Coração

6 de julho de 2020

Título: Sem Coração
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 416
Ano: 2018
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Acervo pessoal
Sinopse: Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos.
Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.
Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos...
A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.
Resenha
“Talvez nós tenhamos nos conhecido no futuro e você só esteja lembrando ao contrário.”
Catherine é a filha de um importante marquês do País das Maravilhas e uma das jovens mais desejadas, atraindo completamente a atenção do Rei de Copas, que tem planos para pedir a moça em casamento. Cath não quer nada disso, não quer se casar e muito menos se casar com o rei. Ela definitivamente não quer ser a Rainha de Copas. Seu maior sonho é ter a própria confeitaria. Catherine gosta de fazer doces deliciosos, seus bolos são conhecidos pelo sabor único e o rei é um dos maiores admiradores de sua culinária.

Com a ajuda de sua empregada/amiga Mary Ann, Cath prepara sobremesas deliciosas e oferece algumas ao rei, ela espera conseguir a aprovação dele como a melhor confeiteira e, assim, convencer os seus pais a deixá-la abrir a confeitaria tendo Mary Ann como sócia. Ela sabe que não será fácil, a mãe vive repreendendo-a por passar tempo demais na cozinha e por se sujar toda, segundo a mãe, estas não são tarefas para uma futura rainha. E por mais que Cath diga que não quer casar, seus pais não lhe dão ouvidos e afirmam que quando um rei te pede em casamento você só aceita.
O temido dia do pedido de casamento chega e Cath não tem alternativa, é obrigada pela mãe a comparecer ao baile real e esperar pelo pedido. No entanto, a jovem é impulsiva e consegue dar um jeito de arranjar uma distração e fugir antes que o rei tivesse a oportunidade de fazer o pedido publicamente. Durante a fuga, Cath conhece Jest, o novo bobo da corte. Um jovem misterioso, inteligente, lindo e engraçado.
“― Você é médico? – perguntou ela.
Ele olhou para ela e deu aquele sorriso que a desarmava novamente.
― Sou um bobo da corte, milady, o que é ainda melhor.
― Como isso pode ser melhor do que um médico?
―Você nunca ouviu que rir é o melhor remédio?”
Jest apareceu no País das Maravilhas não muito tempo atrás, pediu um emprego ao rei e se tornou o bobo da corte. Ao ver Cath no baile real ele soube que precisaria ganhar o coração dela, o dele Cath já tinha. Embora seja um romance proibido, Cath e Jest se esquecem do mundo quando estão juntos. Os momentos que passam um ao lado do outro são apenas deles dois. Mas Cath tem responsabilidades e Jest tem uma missão a cumprir, motivo pelo qual ele foi até lá. Ele não é quem todos pensam, mas dará a Cath a chance de escolher, vai revelar todos os seus segredos. Vai dizer qual é o seu propósito e vai torcer desesperadamente para que ela o escolha. Jest anseia para que Cath recuse o pedido do rei. Mas ela poderia?
O País das Maravilhas está sofrendo ataques de um monstro terrível, o Jaguadarte. As pessoas estão assustadas, já ouviram histórias apavorantes do Jaguadarte e não sabem o que fazer. Catherine diz ao rei que ele precisa tomar providências, que precisa criar um plano de defesa e que deve acabar com o monstro, mas o rei é um inútil que prefere festas a cumprir com as suas obrigações.

Catherine e Jest vão precisar enfrentar muita coisa para ficarem juntos, mas serão capazes de mudar o futuro? O que o destino reservou para eles não é uma história bonita, pelo contrário, é triste e muito dolorosa. Eles estão certos de que podem fazer diferente, de que vão seguir por caminhos inesperados e que poderão ter o seu “felizes para sempre”. Será que conseguem?
Minha impressão
Há muito tempo eu tinha curiosidade com esse livro e quando a Rocco disponibilizou o e-book no começo da quarentena eu não perdi tempo e baixei. Só me arrependo de não ter lido antes! Que livro mais gostoso e envolvente, eu fiquei tão fascinada com a leitura que não conseguia parar de ler. É uma obra capaz de nos fazer desejar desesperadamente que o final não seja aquele que a gente já sabe qual é.

Eu torcia muito para que as coisas fossem diferentes, só que era em vão, porque eu já sabia como tudo iria terminar. Quem não conhece a Rainha de Copas, não é mesmo? Mas, poxa, a gente sonha mesmo assim. Marissa Meyer nos conquista com a sua versão para uma das rainhas mais odiadas da literatura mundial, nos mostra uma história única.

Jest é um dos personagens mais fofos que eu já vi e o romance entre ele e Cath é bonito de acompanhar e ao mesmo tempo angustiante. Eu gostei de ver a versão da autora para o que teria acontecido com a Rainha de Copas para que ela tenha se tornado tão cruel e impiedosa. Sem Coração é um lindo romance, mas também um dos mais tristes que já li. Embora eu já soubesse que o final fosse me deixar com o coração apertado, eu não estava preparada para o que realmente aconteceu. Fiquei desolada!

Quem gosta do universo de Alice no País das Maravilhas vai se encantar com esse livro!

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu não costumo ler livros do tipo, inclusive tenho este aqui em casa e ainda não li, mas depois da tua resenha foi impossível não ficar encantada e louca para ler a obra, hahaha. Adorei a resenha!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, tudo bem? Eu baixei esse livro gratuito mês passado pela Amazon, com a intenção de participar de uma Leitura Conjunta, de um grupo literário que eu participo mas, quando chegou o dia eu simplesmente perdi o interesse no livro e não acompanhei a leitura dele. Agora que li sua resenha estou pensando: "por que não participei com o grupo?" tenho certeza que a história da Catherine rende boas discussões no grupo do telegram.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz.

    Eu também conquistei este livro na época que a Rocco disponibilizou gratuitamente. Lendo sua resenha vejo que preciso lê-lo o mais rápido possível. Fiquei bem empolgada com a leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bia, tudo bom?

    Esse final é devastador mesmo, me pegou desprevenida.
    Eu até gostei muito do Jett, mas vou te confessar que não consegui conectar com a Cath, achei ela tão chatinha! Foi uma leitura interessante pra mim, mas acabei dando só 3 estrelas, dos livros da Marissa foi até agora o que menos me prendeu e acabei me decepcionando, tinha expectativas com esse livro. Fico feliz em saber que vc gostou bem mais, é sempre bom quando uma leitura empolga.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ai eu tenho esse e-book aqui também e eu sou louca pra ler! Eu gosto muito das premissas das histórias da Marissa, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum, já vou procurar esse livro por aqui pra ler também!
    Muita gente fala super bem dos livros dela e eu já preciso agora mesmo!!

    ResponderExcluir
  6. Oiê!!!
    Tenho esse livro desde seu lançamento, veio na caixinha do Turista Literário. Até hoje não li. Vou confessar que não li nada a respeito do livro, até agora. Sua resenha está maravilhosa, vou tentar ler o livro no próximo mês.

    Beijinhos
    A Culpa é dos Leitores

    ResponderExcluir
  7. Oi, pela sua resenha eu fiquei super curiosa para ver como a autora transformou essa personagem apaixonada por culinária na rainha má e louca que conhecemos em Alice, já quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que fico muito partida em relação a esse livro. Eu sou apaixonada pela capa, doida para conhecer a escrita da autora e fico muito empolgada com a quantidade de elogios que esse livro recebe. Mas tenho um problema: eu detesto Alice no País das Maravilhas. Foi uma leitura que eu me arrastei para terminar e nada nesse universo me empolga. Aí fico pensando se essa história conseguiria me conquistar. Mas saber o quanto a leitura te emocionou e fez você desejar um final diferente me deixou com muita vontade de dar uma chance. Quem sabe me surpreendo né?
    Amei a resenha e conhecer sua opinião sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir