[Resenha] O Urso e o Rouxinol

27 de outubro de 2021

 

Título: O Urso e o Rouxinol (Livro #1)
Autor: Katherine Arden
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2017
*Cortesia da editora
Sinopse: Guerra dos tronos encontra Mitologia nórdica, bestseller de Neil Gaiman, neste conto de fadas ambientado na Rússia medieval. Romance de estreia da norte-americana Katherine Arden, que morou dois anos em Moscou.
O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.

Resenha
Antes mesmo de nascer, a pequena Vasilisa já tinha um destino grandioso à sua espera. Ainda na barriga de sua mãe, era possível sentir que a menina seria diferente, que carregava a magia dentro de si, motivo pelo qual a sua mãe lutou bravamente para conseguir carrega-la pelo tempo necessário para que ela nascesse. Por mais que isso lhe custasse a própria vida, a mãe de Vasilisa fez a sua escolha e deu à filha o milagre da vida.

Vasya e seus irmãos cresceram sem a mãe por perto, mas tinham uma ama da qual amavam incondicionalmente e gostavam de ouvir suas histórias, principalmente o conto sobre o rei do inverno, o Gelo. Mas nem em seus maiores sonhos ou mais terríveis pesadelos, Vasilisa poderia imaginar que algum dia se tornaria ela própria uma personagem desses contos e conheceria pessoalmente o temido senhor da morte e o seu irmão Urso, o mais cruel das criaturas da floresta.
Vasya tem um dom, ela pode enxergar e interagir com os espíritos que habitam a floresta, mas para muitas pessoas isso pode ser visto como bruxaria. Na pequena comunidade onde mora, a liberdade que Vasilisa tem e seus modos geram falatórios, o pai se sente pressionado a encontrar uma nova esposa na esperança de que uma madrasta possa frear os impulsos selvagens da filha.

E assim ele faz, viaja para Moscou, vai à família de sua primeira esposa e mãe de seus filhos, e retorna com uma nova mulher. Anna também pode enxergar espíritos, ela os teme, os vê como demônios que estão em todos os lugares com exceção das igrejas e tenta se refugir nelas pelo máximo de tempo que pode para ter preciosos momentos de paz. Anna tenta impor o cristianismo e proíbe a família de cultuar outros espíritos, o que gera uma série de consequências desastrosas.
O fanatismo de Anna está enfraquecendo os espíritos da floresta, o fim de tradições importantes para manter a ordem começa a espalhar o caos e, com isso, o Urso vai ficando cada vez mais forte, se alimentando do medo das pessoas. É quando Vasilisa precisa resgatar antigos poderes para salvar aqueles que ela mais ama. Durante muito tempo Vasya se escondeu, mas é chegada a hora de mostrar quem realmente é, se para o povo ela é uma bruxa, não importa, porque é a única que tem o poder para ajudar.
Mas Vasya não estará sozinha, nessa jornada a jovem menina vai encontrar seres com os quais poderá contar e vai fazer aliados importantes. O futuro incerto os aguarda, ninguém sabe o que vai acontecer, a única certeza é que precisam amarrar o Urso novamente.
Minha impressão
Vasya é uma criança inteligente, corajosa, que tem um dom especial e pode enxergar os espíritos da floresta e conversar com eles. Alguns moram em sua casa, eles estão por todos os lados, mas só ela pode enxergá-los. Bem, isso até que seu pai se case novamente e a madrasta também pode vê-los, porém, para Anna eles são demônios e ela está determinada a expulsá-los, impondo o cristianismo e proibindo tradições que mantinham as coisas em ordem.

O Urso e o Rouxinol traz uma fascinante história inspirada em lendas russas que nos encanta desde as primeiras páginas. Apesar de um começo mais lento, podemos perceber que Vasya se tornará uma protagonista forte e que passará por momentos difíceis. Conforme o tempo avança, podemos acompanhar seu amadurecimento e vê-la se transformando em uma jovem poderosa que precisará resgatar sua magia escondida para lutar pela vida daqueles que ama.

Eu não conhecia nada sobre lendas russas e cada linha desse livro foi uma agradável surpresa para mim, achei os contos nos quais a autora inspirou o livro bastante curiosos e fascinantes. Esse é o primeiro volume da trilogia e fiquei curiosa para ler os outros dois que prometem grandes aventuras também e histórias tão boas quanto essa, pelas sinopses dá para ver o quanto Vasya ainda vai se destacar.

Essa capa está linda demais, cheia de detalhes que fazem referência à história. Quem ainda não leu, recomendo que dê uma chance, foi uma leitura que eu gostei de realizar, ainda que tenha achado alguns momentos mais lentos e tenha tido um pouco de dificuldade no começo, mas depois a leitura fluiu de tal maneira que eu não conseguia mais parar de ler. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário