O Último Duelo | Filme [Resenha]

15 de outubro de 2021

França, 1836. Um grande duelo, uma batalha sangrenta que só é finalizada com a morte de um dos dois competidores. Qual deles sairá vencedor e será considerado o homem que fala a verdade? Quem sobreviver será visto como protegido por Deus, já que Ele salva aqueles os justos. Um crime hediondo aconteceu e Jean de Carrouges desafia Jacques Le Gris a um duelo até a morte para provar que sua esposa é verdadeira em seu testemunho. Continue lendo para ver mais sobre o filme e a minha opinião, ao final da resenha tem o trailer.

Há anos, houve amizade entre os dois competidores, mas com o passar do tempo ela foi se enfraquecendo e uma rivalidade surgiu em seu lugar. Carrouges e Le Gris lutavam lado a lado defendendo o rei, ambos já salvaram a vida um do outro, eles se protegiam e se ajudavam. Mas as coisas começam a mudar quando Le Gris ganha terras que eram de Carrouges por direto, essas terras faziam parte do dote de Marguerite, porém seu pai tinha um dívida com o Conde e precisou retirá-las do dote para sanar sua dívida. O Conde, por sua vez, deu as terras a Le Gris como forma de reconhecimento por sua bravura em combate.
E tudo piora quando o pai de Carrouges morre e em vez de assumir seu lugar, que esperou vinte anos para tal, quem o faz é Le Gris. Esse é o estopim para que a amizade acabe de vez. Durante os anos seguintes, Carrouge e a esposa ficam isolados em suas terras enquanto Le Gris vai ganhando cada vez mais a confiança do Conde que se torna um grande amigo e fiel protetor.

Carrouges precisa viajar a Paris para resolver algumas questões e sua esposa fica sozinha em casa, já que a mãe dele também precisa sair e leva com ela toda a criadagem. É nesse momento que Le Gris aparece, invade a casa e estupra Marguerite.  Ele alega estar apaixonado por ela e diz que é um sentimento recíproco, usa de violência e a toma a força. Quando termina, manda que ela não conte nada a ninguém, afirma que o marido nunca via acreditar nela. Mas em vez de se calaar, Marguerite se enche de coragem e conta ao marido.
Na época, estupro não era considerado crime contra a mulher, mas à propriedade do homem, Marguerite nada poderia fazer sozinha e precisava de total apoio do marido para que o caso fosse levado adiante. Carrouge consegue uma audiência com o rei e exige um duelo, ele quer que Le Gris pague pelo que fez e está certo de que Deus o protegerá, está confiante de que sobreviverá ao combate e recuperará a honra de sua esposa.

Porém, se Carrouges perder e Le Gris sair vivo, Marguerite sofrerá terríveis consequências. Será despida em praça pública, acorrentada a um colar de ferro e será queimada viva. Dizem que as mulheres na fogueira ficam queimando por cerca de vinte a trinta minutos de pura agonia e dor extrema, morrendo lentamente. Qual dos dois vencerá o último duelo autorizado pela França?
Minha impressão
O Último Duelo é a adaptação de um livro homônimo que está sendo publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca, eu ainda não li o livro, mas pude assistir ao filme em uma pré-estreia que aconteceu na quarta-feira, dia 13 de outubro, no Cinemark do Botafogo Praia Shopping com todas as medidas de segurança.

O filme possui cenas muito fortes de violência e o estupro de Marguerite é mostrado em detalhes. Acompanhamos o ponto de vista dos três principais personagens, começando com Carrouges no capítulo um, seguido por Le Gris no capítulo dois e finalizando com Marguerite no capítulo três. O que significa que revemos algumas cenas por três vezes.

Embora esse recurso tenha deixado o filme extremamente cansativo para mim nas cenas repetidas, eu achei a história bem instigante! Cada um dos personagens viu as coisas de um determinado modo, e por mais que as cenas fossem iguais, em cada uma delas descobrimos algo novo, seja o modo de falar de um personagem, seja um olhar diferente que não havíamos percebido antes ou mesmo podemos descobrir que o que um deles achava que era a verdade não aconteceu exatamente da maneira como ele viu.

É só com a visão de Marguerite que podemos descobrir como as coisas realmente aconteceram. A cena do estupro é muito pesada e angustiante. Ver como as mulheres eram tratada na época também revolta, nada poderiam fazer sem o apoio de um homem, nem mesmo o estupro era um crime contra a mulher, era uma afronta à honra do homem. Carrouges não desafia Le Gris a um duelo para recuperar a honra de sua esposa, mas a própria honra, seu próprio nome, e o fez mais pela rivalidade estabelecida entre os dois ao longo dos anos do que pela esposa.

E o duelo é o melhor momento do filme, valeu a pena esperar mais de duas horas para acompanhar o confronto. São cenas bem fortes também, é uma batalha violenta e com momentos que chocam. Qual dos dois fica vivo? O filme começa com uma prévia do duelo, quando os dois começam o combate, mas volta no tempo e nos conta como as coisas chegaram a esse ponto. Quando, finalmente, voltamos para o duelo ele nos é mostrado com maestria.

Gostei bastante do filme!

Assista ao trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário