[Resenha] A Canção de Aquiles

7 de outubro de 2021

 

Título: A Canção de Aquiles
Autor: Madeline Miller
Editora: Minotauro
Páginas: 336
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Clique aqui para comprar na Amazon
Sinopse: Grécia Antiga, o lar de deuses e reis.
Pátroclo, um jovem e tímido príncipe, acaba exilado no reino de Fítia, após um acontecimento trágico. Em seu novo lar, longe de tudo o que conhecia, ele encontra Aquiles – filho do rei e da deusa Tétis.
Aquiles é tudo o que Pátroclo não é: extraordinário em todos os sentidos, belo e com um futuro brilhante já delimitado por uma profecia. Mesmo com essas diferenças, eles desenvolvem uma conexão profunda e se tornam inseparáveis. Durante anos, passam a vida assim, lado a lado, crescendo juntos. E, quando se tornam jovens adultos, esse relacionamento muda para algo ainda mais intenso.
A vida idílica que levam é interrompida quando surge a notícia de que Helena de Esparta foi raptada e que os homens gregos devem partir imediatamente para Troia a fim de libertá-la. Aquiles vê nessa guerra a oportunidade perfeita para enfim cumprir seu destino heroico e decide deixar para trás a corte e seguir para a batalha. Pátroclo, movido pelo amor que sente por Aquiles, o acompanha.
No entanto, mal sabem eles que, além de glória e amor, o destino também tem reservado uma grande dose de sacrifícios.
Baseada na Ilíada de Homero, A canção de Aquiles já encantou centenas de milhares de leitores ao redor do mundo. É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis, de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano. “Miller se mantém fiel aos mitos gregos e ao trabalho de Homero ao mesmo tempo em que preenche as lacunas da história de maneira criativa e convincente. Ela traça a amizade e o suposto romance entre Pátroclo e Aquiles de maneira a destacar o lado humano da guerra de Troia.” – Rick Riordan

Resenha
Pátroclo nasceu príncipe, mas jamais se sentiu como um, era humilhado e visto por seu pai como uma decepção. Um dia, cometeu um assassinato por estar se defendendo, no entanto, seu crime foi o motivo que o pai esperava para lhe deserdar. Pátroclo foi exilado e recebeu abrigo em Fítia, local onde conheceria o grande amor de sua vida e passaria momentos inesquecíveis.

Aquiles é o guerreiro mais famoso da Grécia, um herói visto como invencível (por ter sido banhado nas águas do rio Estige pela sua mãe, a deusa Tétis, ele era invulnerável, somente o calcanhar por onde foi segurado pela mãe era um ponto fraco) e um homem de beleza inigualável. Filho de um rei com uma deusa, o semideus quer ser lembrado por sua glória, por seus feitos. Um guerreiro como ele merece a fama, pensa. Porém, para desolação de sua mãe e desespero próprio, existe uma profecia em que Aquiles morrerá em batalha.
Aquiles é arrogante e possui um ar de superioridade, mas há uma pessoa que consegue desmontar suas armaduras sem fazer grandes esforços: Pátroclo. Aquiles o escolhe como companheiro e em pouco tempo os dois se envolvem intensamente, um amor proibido e que eles aproveitam cada segundo quando estão juntos. A mãe de Aquiles não gosta do relacionamento dele com o príncipe exilado e tenta afastá-los fazendo tudo o que pode, mas o amor entre eles só se fortalece.

Então, o momento há muito tempo esperado, finalmente acontece: a guerra de Troia. Aquiles é convocado e não pode recusar, ele sabe que aceitar lutar essa guerra o levará à morte, mas pretende enganar os deuses e retardar a sua partida. A mãe de Aquiles revelou uma nova informação sobre a profecia de sua morte, a única coisa que ela sabe é que o herói troiano Heitor morrerá primeiro. Aquiles usará isso a seu favor, porque ele é o único capaz de matar Heitor e não consegue enxergar uma maneira sequer para o fazer, evitará a morte de Heitor a todo custo.
Em meio à guerra e ao sofrimento, o amor entre Pátroclo e Aquiles resiste e o príncipe teme pelo dia em que seu amado morrerá, sabe que quando acontecer, não suportará viver sem seu grande amor e partirá logo em seguida. Mas os deuses têm outros planos! Aquiles foi envergonhado por Agamenon e se recusa a lutar, fazendo com que os guerreiros se voltem contra ele. Os anos se passam e o exército grego sofre baixas, a revolta está cada vez mais forte e Aquiles precisa lutar para matar Heitor ou seu próprio povo tomará providências contra ele.

Pátroclo tem uma ideia ousada e totalmente arriscada, mas que pode ajudar. Ele convence Aquiles a deixá-lo ir em seu lugar, usar suas vestes, sua armadura, fingir ser o herói grego a quem tanto clamam. Pátroclo tem um desempenho exímio, ninguém percebe que ele não é Aquiles. E dá certo até demais, Heitor também é enganado por essa artimanha. A partir deste acontecimento, as coisas ficam realmente muito feias e a profecia de Aquiles está mais perto do que nunca de se cumprir.
Minha impressão
Madeline Miller nos reconta a história de Aquiles e Pátroclo de uma maneira surpreendente, por mais que eu já soubesse o final dessa história não deixei de sofrer um minuto sequer pelo que sabia que estava para acontecer. Obviamente, não vou detalhar sobre isso porque pode ser que alguém não conheça a lenda grega ou conheça a história de Aquiles, mas não saiba o final dela.

O amor entre Aquiles e Pátroclo é intenso e verdadeiro, eles resistem a todos os empecilhos para ficarem juntos e cada segundo é um tempo que aproveitam. Pátroclo teme pelo dia em que a profecia da morte de Aquiles se cumprirá, ele não conseguirá ficar sem seu amado e fará qualquer coisa para protegê-lo. Aquiles um herói arrogante, pretensioso, vaidoso ao extremo, entregou seu coração ao príncipe exilado que não tinha beleza alguma, rapaz franzino e tímido.

Ao longo dos anos, muitas armadilhas foram feitas para separar os amantes, mas nada os abalava, confiavam um no outro cegamente. Eu sabia pouco sobe Pátroclo, na história de Aquiles ele sempre foi um personagem secundário e na obra de Madeline Miller ele é o protagonista, a autora possui uma escrita envolvente e por mais que o livro siga um ritmo lento é impossível não se conectar com os personagens. O final é de partir o coração!

Gostei muito de como a autora conduziu a trama e o final que ela deu à lenda já conhecida, trazendo novos detalhes e um “depois” que aplaca (um pouco) a dor que sentimos. As páginas finais trazem relatos angustiantes, minha vontade era entrar lá e fazer alguma coisa para ajudar! Um livro que recomendo demais!


Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário