[Resenha] Um Herói Para Mim

8 de outubro de 2021

 

Título: Um Herói Para Mim
Autor: Lynda Mullaly Hunt
Editora: Rocco
Páginas: 240
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Famílias felizes realmente existem?
Carley Connors tem doze anos e é uma garota muito forte. Crescendo em Las Vegas com sua mãe, que gostava de se divertir até demais, ela aprendeu a ser dura. Mas Carley nunca esperou pela traição que a faria parar em um lar temporário.
Quando ela é levada para os Murphy, uma família animada com três meninos, ela se surpreende. Carley sabe que nunca poderia pertencer ao mundo deles, então mantém distância. Esse é um mundo que ela simplesmente não entende. Um mundo que a assusta.
É fácil desconfiar de Daniel, o irmão que tem quase a idade dela e que logo fica ressentido por ela estar ali. Mas a sra. Murphy a faz se sentir ouvida e vista pela primeira vez, e os dois meninos mais novos parecem decididos a abrir caminho para seu coração.
Com a ajuda de Toni, sua nova amiga imprevisível e obcecada por musicais, os Murphy fazem o impossível para mostrar à garota como é pertencer a algum lugar. Antes que ela mesma perceba, Carley começa a proteger os meninos de um valentão do bairro e passa até a ensinar Daniel a jogar basquete.
MAs quando a sua mãe a quiser de volta, ela perderá a única família que já conheceu?

Resenha
Se existe uma coisa que Carley Connors aprendeu com a mãe é a nunca chorar, chorar é um sinal de fraqueza e ela não pode ser fraca, precisa ser uma menina forte, o mais durona possível. A mãe de Carley é negligente em relação à criação da filha, ela gosta muito de beber, sair e se divertir e acaba deixando a filha de lado, trocando-a por qualquer momento de diversão fora de casa. E tem o namorado mais recente dela, que Carley não suporta.

Apesar dos maus momentos com a mãe, Carley a ama tanto que não consegue pensar em viver sem ela, no entanto, foi exatamente isso que aconteceu e agora ela precisa aprender a aceitar que as coisas estão diferentes. Após um trágico episódio que resultou em Carley e a mãe no hospital, a jovem de doze anos é obrigada a ir para um lar temporário e ficar com os Murphy, uma família estranhamente feliz e amorosa que a faz se sentir completamente deslocada.
Aquela noite ainda é um borrão na memória de Carley e ela não consegue se lembrar muito bem do que aconteceu, lembra vagamente de que discutiu com o padrasto e que ele tentou  pegá-la para lhe dar uma surra, e quando Carley ia fugir, se surpreendeu com a mãe segurando seus pés para ela não escapar. É uma lembrança confusa, por que a mãe faria isso? Ela não lembra o que aconteceu depois, mas se machucou muito.

A mãe dela ficou ainda pior, quase não resistiu aos ferimentos e vai precisar de muito tempo para se recuperar. Enquanto isso, Carley vai morar na casa dos Murphy e vai descobrir que o mundo não é sempre tão ruim com ela como ela espera, que pessoas boas existem e que as barreiras que ela levanta em torno de si impedem as pessoas legais de se aproximarem também. Nessa nova casa, a jovem também enfrenta algumas dificuldades com o filho mais velho do casal, Daniel, que tem quase a mesma idade que ela e sente como se a menina estivesse roubando o seu lugar, recebendo a atenção dos pais que deveria ser dele.
Os dois filhos mais novos dos Murphy logo fazem amizade com Carley e ela acha fácil interagir com eles, por mais que não queria ser legal com ninguém e não queria se sentir parte da família, afinal, ela tem um prazo definido para ficar ali e logo a sua mãe vai estar melhor para que elas possam ficar juntas outra vez. Com o passar dos dias, o coração de Carley vai amolecendo, os Murphy são uma família realmente especial, ela foi acolhida com todo o amor e carinho que sequer imaginava merecer, recebe cuidados, atenção, se sente amada e feliz pela primeira vez.

E é justamente quando ela está começando a se deixar envolver e a querer fazer parte da família mesmo é que as coisas podem mudar e ela, talvez, tenha que ir embora. Não é justo, pensa, não deveria ter de escolher, mas também ninguém deveria escolher por ela e ela ser obrigada a cumprir a lei.
Minha impressão
Um Herói Para Mim é um livro emocionante e envolvente, a obra nos traz a história de uma menina de apenas doze anos que precisa ir para um abrigo temporário. A mãe de Carley nunca foi muito atenciosa ou amorosa com a filha, sempre foi negligente e a deixava de lado por qualquer coisa. Quando o novo namorado dela espanca Carley e a mãe, as duas vão parar em um hospital, mas o estado da mãe é pior, ela está gravemente ferida e precisará de muito tempo para se recuperar.

Carley é bem madura para a idade e bem forte, ela se abala com a situação, mas não deixa que ninguém perceba o quão frágil ela se sente e, para isso, levanta uma barreira em torno de si para impedir que as pessoas se aproximem. A família com quem ela fica é completamente diferente de tudo o que Carley está acostumada e ela não consegue entender como essas pessoas que nem a conhecem são tão boas com ela quando nem mesmo a sua mãe fazia as coisas que os Murphy fazem.

Carley tem atitudes que podem magoar os integrantes da família e se sente péssima por agir assim com eles, só que ela não consegue não ser rude, não ser grossa, é tudo o que ela conhece. Agora ela está começando a aprender que as pessoas podem amá-la, que ela também merece ser feliz, que pode ter amigos e uma família carinhosa. Mas é nesse momento que as coisas mudam mais uma vez e ela pode perder os Murphy também. Como ela poderia voltar a ficar com a mãe depois de conhecer como é uma família de verdade e como uma mãe deveria tratar seus filhos?

É uma leitura rápida, com personagens que despertam o nosso interesse em desvendá-los, um livro que aborda assuntos importantes com uma linguagem bastante atual e que pode ser lido por jovens também. O final foi bem difícil e me deixou com o coração partido, mas eu adorei acompanhar carley e ver como ela sendo tão nova consegue ser tão forte e enfrentar as coisas com tanta garra. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário