[Resenha] Dexter: A Mão Esquerda de Deus

31 de outubro de 2021

 

Título: Dexter - A Mão Esquerda de Deus (Livro#1)
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 256
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: A origem do assassino em série que odiamos amar.
Nova edição do livro que deu origem à aclamada série de TV Dexter, em comemoração à estreia de mais uma temporada com o serial killer mais amado do mundo.
Dexter Morgan vive a vida perfeita. Ele é bonito, simpático, charmoso e ama o seu trabalho como analista forense, com especialização em análise de sangue, no Departamento de Polícia de Miami. Mas nem tudo é tão perfeito quanto parece... Por baixo de todas as qualidades, Dexter esconde um terrível segredo: sua sede de matar.
Apesar de ser um assassino, Dexter tem uma única regra a seguir: ele só mata pessoas más. Utilizando sua posição no Departamento de Polícia como vantagem, ele escolhe cuidadosamente suas próximas vítimas. No entanto, esse equilíbrio perfeito é alterado quando uma série de assassinatos brutais, com uma assinatura muito parecida com a dele próprio, começa a assolar Miami. Com um misto de medo e orgulho, Dexter inicia uma busca por seu admirador.

Resenha
“O que você passou quando era pequeno formou você. Tentei te endireitar, mas... – Ele dá de ombros. – Era uma coisa muito, muito forte. Você passou por ela cedo demais e não vai se livrar. Vai fazer você querer matar. E isso você não pode evitar. Não consegue mudar. Mas – ele diz, e olha para longe outra vez, para ver não sei o quê. – Mas você pode canalizar isso. Controlar. Escolher...”

Dexter não sabe nada sobre o seu passado antes de ter sido adotado por um policial, o pai adotivo nunca falou sobre o que aconteceu antes, mas sempre disse que foi algo forte, muito pesado para uma criança tão pequena quando Dexter era na época. E, segundo o pai adotivo, essa coisa foi a responsável por mudar o menino por dentro e despertar nele o desejo de matar. Um desejo incontrolável que só aumentaria com o passar dos anos. Então, a solução encontrada por Harry foi Dexter passar a controlar essa necessidade. Se tornar o senhor da própria vida. Escolher quem vai matar.

Harry era um policial respeitado, um dos melhores, e ensinou a Dexter tudo o que sabia, lhe mostrou táticas, deu dicas, tudo para que ele fizesse o melhor trabalho possível, sem o menor resquício de erro, e poder jamais ser pego pela polícia. A primeira coisa a se pensar era quem escolher, Dexter não poderia matar qualquer um. Se seu desejo por morte não puder ser contido, ele precisa escolher um elemento que mereça a morte, alguém cuja sociedade ficará melhor sem a existência.
E assim Dexter Morgan age desde sempre, com a máxima cautela e matando apenas as pessoas que julga serem más. Cada uma de suas vítimas merece morrer e ele planeja cada detalhe para quando chegar o grande dia nada sair errado e ele poder seguir seu ritual calmamente, sem ninguém para atrapalhar, sem surpresas que poderiam fazê-lo cometer erros.

Dexter trabalha como analista forense e é especialista em sangue. Sua vida social é embasada em mentiras, ele finge ser uma coisa que não é para ninguém desconfiar de sua verdadeira natureza. Um psicopata frio e calculista, que sente prazer em matar. As pessoas veem o que ele permite que elas vejam. E elas enxergam um homem atraente, com um bom emprego, charmoso e galanteador. O que ninguém sabe é que Deter Morgan é um serial killer.
Tudo ia relativamente bem até que uma série de assassinatos promete deixar a vida de Dexter fora dos eixos. São crimes brutais que o deixam fascinado e ao mesmo tempo receoso. A assinatura nos crimes se assemelha demais à de Dexter, a cena do crime que o assassino monta é uma verdadeira obra de arte. Tal sujeito estaria mandando mensagens escondidas para Dexter? Saberia que o analista forense é um igual? Dexter está ficando agitado, essas mortes o estão perturbando.

Para piorar a situação, a irmã adotiva de Dexter, a única pessoa no mundo porque quem ele tem nutre algo relativamente bom, o pediu ajuda. Ela também trabalha na polícia e está querendo ascender, ela quer pegar esse assassino e sabe que Dexter é o melhor em seguir pistas e ir atrás da intuição (porque ele pensa como um criminoso, mas não deixa ninguém saber). Mas, Dexter quer mesmo encontrar o cara e mandá-lo para a cadeia? Ele é uma mente brilhante, faz coisas fascinantes. Dexter só conhece uma pessoa em todo o mundo que seria capaz de fazer as coisas que esse assassino vem fazendo: ele mesmo!
Minha impressão
Como eu tinha curiosidade com esse livro e estou muito satisfeita em, finalmente, poder ter lido! Foi uma leitura que superou as minhas expectativas. Adorei a maneira como o autor nos apresenta o personagem e como ele constrói a trama. Dexter é um psicopata, mas esconde sua verdadeira natureza através de uma vida social falsa e um emprego como analista forense na polícia.

Desde pequeno ele tem algo dentro dele que o incita a matar, é um desejo incontrolável e Dexter foi ensinado pelo seu pai adotivo (também policial) a escolher as vítimas, matar somente pessoas que merecem morrer. E ele faz isso a vida inteira. Mata pessoas más, essa é a sua regra número um. E interessante entrar na mente perturbada de Dexter e entender a sua motivação, ver como ele escolhe as vítimas, como reage enquanto as mata.

A única ressalva é que, para mim, chegou um momento que a afirmação de que Dexter é um psicopata ficou forçada. Praticamente a cada capítulo temos algo para reafirmar isso, os pensamentos dele sobre sua falta de sentimentos ficaram muito repetitivos e deixou tais cenas cansativas. Mas, tirando isso, o livro é muito bom e eu não conseguia parar de ler, queria chegar ao final e descobrir quem estava por trás dos crimes brutais que estavam acontecendo.

Dexter fica fascinado com esse novo assassino, ele o acha genial e o admira. Chega um ponto do livro que Dexter começa a se questionar se não seria ele mesmo cometendo os assassinatos, isso porque ele está tendo pesadelos, acorda com lembranças estranhas, ele é sonâmbulo, não estaria matando enquanto dorme?

Eu criei várias teorias, mas fui completamente surpreendida com o plot desse livro. E quero ler mais livros dessa série! Quem gosta de um bom suspense, aqui vai uma ótima indicação.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário