[Resenha] O Elefante

25 de outubro de 2021

 

Título: O Elefante
Autor: Peter carnavas
Editora: Principis
Páginas: 176
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: O pai de Olive está triste. Muito triste. Ele sente uma tristeza tão grande, que a garota imagina esse sentimento como um imenso elefante que o segue por toda parte. Todos os dias ela vê o elefante e deseja que ele vá embora. Até que, com a ajuda do avô e do amigo Arthur, ela resolve afugentar o elefante. Uma abordagem delicada, rara e única sobre as emoções e de questões como perda, tristeza, solidão, amizade e amor. Calorosa e reconfortante, a história de Olive mostra que é possível nos livrar do animal cinza que nos acompanha quando ficamos tristes ou pessimistas. Lindamente escrito, este romance do aclamado autor e ilustrador Peter Carnavas ficará com você por muito tempo depois que você ler a última página.
Resenha
“Era como se o pai só quisesse lembrar coisas que ela não podia lembrar – a mãe e o oceano cheio de segredos. Ele tinha ficado preso naquela época, e desde então sua vida tinha se tornado um enorme elefante.”
A pequena Olive é uma criança que enxerga a tristeza de seus familiares como animais grandes e cinzentos que estão por todos os lados, pesando e tirando o ânimo deles, enchendo suas vidas de pura tristeza, roubando-lhes a cor.

Seu pai tem um enorme elefante cinza que está lá desde que Olive se lembra, ela nunca viu o pai sem o elefante, nunca viu um belo sorriso no rosto dele. Ela sabe que o pai está assim desde que a mãe dela morreu, pouco depois da pequena Olive nascer, mas ela queria muito que o pai tivesse motivos para ter uma vida feliz e alegre, que ele pudesse voltar a sorrir como nas fotos que ela vê.
O avô de Olive mora com eles, e é ele quem cuida dela, ele prepara o lanche, a leva para a escola, brinca com a neta e preenche os momentos de ausência do pai da menina com todo o amor e carinho que tem a oferecer. É graças ao avô que Olive tem uma grande coleção de momentos maravilhosos e alegres que eles compartilham juntos.
“ – Meu avô apaga as partes cinzentas do meu dia e as enche de cores.”
Olive quer que o pai conserte a sua bicicleta, ela é bem antiga, foi da mãe dela, mas o pai nunca consegue fazer nada com aquele elefante grande e cinzento atrapalhando tudo. Na escola vai haver uma apresentação na qual as crianças precisam levar algo antigo e maravilhoso que seja importante para a família e Olive quer muito levar a antiga bicicleta de sua mãe. 
O problema é que enquanto aquele grande elefante cinzento estiver perseguindo seu pai para todo canto ele não vai conseguir consertar a bicicleta. Olive conta a um amigo sobre o animal e ele lhe dá a ideia de se livrar do elefante, só assim o pai dela vai conseguir consertar a bicicleta. Mas como fazer para tirar essa tristeza profunda do seu pai? Como conseguir espantar o elefante cinzento?

Enquanto pensa em algumas maneiras para alegrar seu pai e afastar o elefante de uma vez por todas, Olive vai colecionando mais momentos memoráveis com seu avô e ela percebe que ele também tem um animal cinzento e cansado, mas que não aparece o tempo todo. 
Minha impressão
O Elefante é uma obra de beleza inquestionável, que traz ao leitor grandes reflexões e nos mostra que todos temos animais grandes e cinzentos em alguns momentos, mas que não devemos deixá-los ficar. Através da pequena Olive, acompanhamos a vida dessa família que perdeu um membro e foi quando o grande elefante cinzento chegou. 

A mãe de Olive morreu pouco depois de a menina nascer e, desde então, o pai da criança nunca mais foi o mesmo, ele está sempre com aquele elefante ao lado e nunca mais deu um sorriso. O avô de Olive também mora com ela e preenche seus dias com cores, a relação entre eles é linda e o avô dá à menina lhe dá grandes lições. 

Com uma escrita delicada, o autor aborda temas importantes na obra, como o luto e a tristeza. A edição conta com ilustrações impecáveis que deixam o livro ainda mais bonito e são de cenas marcantes, o resultado é um visual muito bonito. 

É uma história para todas as idades, que vai agradar desde os pequenos aos idosos. Quem tem crianças em casa, garanto que o momento de leitura será uma experiência única e que o livro se tornará inesquecível. Independente da idade, é uma obra que ficará marcada na memória do leitor. Um livro para se reler muitas vezes ao longo da vida.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário