[Resenha] Em Queda

15 de outubro de 2021

 

Título: Em Queda
Autor: T. J. Newman
Editora: Planeta
Páginas: 272
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: “Atenção, senhores passageiros: T. J. Newman acaba de escrever o thriller perfeito! A ideia é tão legal e bem pensada: um piloto de aviões comerciais é forçado a tomar uma decisão de vida ou morte. A experiência de Newman como comissária traz veracidade à história, e sua escrita leva o suspense a níveis avassaladores. Maravilhoso e assustador ao mesmo tempo, não dá para parar de ler. Meu conselho é: não comece a ler esse livro quando estiver prestes a embarcar em um avião.” – Gillian Flynn, autora de Garota exemplar.
Você acaba de embarcar em um voo para a cidade de Nova York.
Há outros cento e quarenta e três passageiros a bordo.
Você é o piloto desse avião, e seu trabalho é levá-los todos a salvo até seu destino.
O que você não sabe é que, há apenas trinta minutos, sua família foi sequestrada.
As exigências são claras: para que sua família sobreviva, todos nesse avião devem morrer.
Permissão para decolar.
“Aperte os cintos e se prepare para um thriller eletrizante e completamente original, que intriga e faz o leitor roer as unhas até as últimas páginas. Salvar sua família ou a centena de passageiros que colocaram as vidas em suas mãos? Não é possível fazer as duas coisas. Este romance arrepiante de T. J. Newman permaneceu em minha cabeça um bom tempo depois do fim da leitura. O melhor thriller que eu li em anos.” – Adrian McKinty, autor de A corrente
“É de acelerar o coração. De fazer o coração se retorcer no peito. De PARAR o coração! Um livro incrível! Um desses livros que nos faz ter medo de virar a página, mas que ao mesmo tempo não conseguimos parar de ler.” – Diana Gabaldon, autora da série Outlander
“Impressionante e implacável. É Tubarão a 35 mil pés de altitude.”- Don Wilson
“O melhor tipo de thriller que há... Suspense ininterrupto, totalmente autêntico.” – James Patterson"

Resenha
Bill é um experiente piloto de avião que passa muito tempo fora de casa devido a sua profissão com horários nada convencionais, isso deixa a sua esposa um pouco ressentida, mas a família é bem feliz e unida. O que essa família ainda não sabia é que dentro de algumas horas tudo estará um caos e Bill será obrigado a fazer uma terrível escolha, derrubar o avião ou matar a sua esposa e filhos.

Quando Bill aceita um pedido especial do chefe para comandar o voo 416 ele não tinha ideia de como o desafio seria imenso e em como seu amor pela família e lealdade aos passageiros seriam colocados à prova. Ele simplesmente não pode escolher entre salvar a esposa e seus dois filhos e deixar mais de cento e quarenta famílias perderem pessoas que amam. Não. É um peso muito grande, uma responsabilidade para a qual ele não havia sido preparado.
O sequestrador se infiltrou em sua casa como se fosse um técnico da empresa de internet que foi chamado para fazer um reparo, Sam colocou algumas coisas na bolsa de Bill e quando o piloto já estava a bordo fez seu contato e revelou suas exigências. Bill matar seu copiloto, jogar um gás na tripulação e nos passageiros, conduzir o avião para um alvo específico e derrubá-lo lá e, se fizer tudo certinho, a sua família sairá viva dessa situação, mas talvez não tão inteira assim porque quanto mais Bill se recusar a fazer o que for ordenado, mais ele sofrerá as consequências e verá a tortura da família.

Ele não pode contar a ninguém o que está acontecendo, se a polícia se aproximar de sua casa, a família morrerá. Se a notícia do sequestro do avião se espalhar, sua família morrerá. Sam deixou bem claro que há um plano B, então Bill sabe que tem mais alguém no avião para vigiar os seus passos. Bill se recusa a derrubar o avião e diz a Sam que ele não vai matar sua família. No entanto, quanto mais o tempo passa, mais fica claro para Bill que o terrorista não medirá esforços para conseguir aquilo que quer e a sua família está ficando sem tempo, assim como os passageiros no voo 416.
Sem saber o que fazer, Bill pede ajuda a única pessoa a bordo em quem confia, Jo. Ela é uma aeromoça que já trabalhou com ele algumas vezes durante muitos anos e pode-se dizer que são bons amigos. Ele precisa de sua ajuda e conta a ela o que está acontecendo. Jo entra em contato imediatamente com o seu sobrinho que é agente do FBI e revela a situação. Para o FBI, um piloto forçado a escolher entre a família ou derrubar o avião é uma decisão já certa, eles acreditam que o piloto vai fazer o que o terrorista quer, então precisam resgatar a família ou eles terão de cuidar do avião antes que ele se aproxime de alvos em potencial.

Bill não pode mais entrar em contato com Jo para saber como estão as coisas e ela tampouco pode falar com ele para não levantar suspeitas. Jo chama o restante da tripulação e conta o que está acontecendo, eles precisam preparar os passageiros para um possível ataque vindo dentro da cabine do piloto e precisam fazer isso sem gerar pânico, além do mais, um dos passageiros pode ser também do grupo do terrorista. Bill sabe que não vai derrubar o avião, mas também não quer ser o responsável por matar a família.
Minha impressão
Em Queda é um thriller com uma premissa tão instigante que é quase impossível conseguir parar de ler, a cada virar de página nós somos assolados pelo medo do que vai acontecer! A autora construiu um enredo que desperta a curiosidade no leitor desde o começo e vamos ficando cada vez mais ansiosos, mas temerosos, mais tensos. É adrenalina pura!

A família do piloto Bill foi sequestrada e a exigência do terrorista é que ele derrube o avião para que possa libertar sua esposa e seus filhos. Sam, o terrorista, manda que ele escolha: a família ou o avião. Bill não quer matar os passageiros, são mais de cento e quarenta almas a bordo e ele não quer ser o responsável por um atentado terrorista que vai trazer consequências catastróficas para o seu país, mas também não pode deixar a sua família morrer. Ele não tem ideia de como vai conseguir se livrar dessa situação, a sua única certeza é que não vai derrubar o avião e não vai escolher salvar a sua família. O terrorista não terá aquilo que quer, não o forçará a fazer uma escolha tão cruel.

A autora aborda assuntos políticos e nos mostra uma triste realidade, o mundo real tem guerras, famílias são destroçadas, crianças são assassinadas. Além de acompanharmos as decisões que Bill terá de fazer, também podemos ver outros personagens trabalhando incansavelmente para que todos possam sair vivos. Vemos a comissária de bordo Jo se desdobrar e ser uma verdadeira heroína nessa história. Temos a equipe do FBI que não sabemos bem o que eles vão fazer, se vão interceptar o avião ou se vão confiar que o piloto não vai atacar, e ainda vemos a família de Bill com o terrorista.

O ritmo do livro não é tão eletrizante quanto eu esperava, mas temos pontos em que a tensão aumenta e são cenas frenéticas nas quais o coração quase salta pela boca! Em Queda é um dos melhores livros que li em 2021 e recomendo demais a leitura, vale a pena dar uma chance. 


Minha nota para o livro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário