[Resenha] O Inocente

3 de novembro de 2021

 

Título: O Inocente
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: O livro que inspirou a série homônima da Netflix.
“Simplesmente um dos melhores!” – Gillian Flynn, autora de Garota exemplar"A especialidade de Harlan Coben é introduzir o leitor no coração e na mente de seus protagonistas – subitamente puxados para um mundo de crimes e destruição.” USA Today
Aos 20 anos, Matt Hunter vive uma noite de horror que ficará para sempre gravada em sua memória. Durante uma festa, ao tentar apartar uma briga, ele mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri.
Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez.
Para piorar, ele passa a ser seguido por um homem misterioso. Em pouco tempo, o perseguidor é encontrado morto e uma freira querida por todos também é assassinada.
Quando todas as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desabar a lei numa tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos.

Resenha
Nove anos atrás, Matt Hunter se envolveu em uma briga durante uma festa e acabou matando acidentalmente um homem. No entanto, ainda que estivesse se defendendo e por mais que não houvesse a intenção de matar o homem, ele foi considerado culpado e passou longos quatro anos na cadeia, tempo no qual precisou fazer coisas das quais não se orgulha para poder sobreviver. Ele se aliou a uma gangue ariana na esperança de conseguir proteção. Foram os piores anos de sua vida e agora ele corre o risco de voltar para a cadeia, e, dessa vez, confiar no sistema judiciário não é uma opção!

Quando saiu da cadeia, Matt não imaginava que fosse conseguir se recuperar, mas com o amor e o apoio de sua família ele conseguiu. Ser um ex-presidiário lhe deixou taxado aonde quer que ele fosse, seria sempre um cara que cometeu um assassinato, seria sempre visto como aquele cara que esteve preso. Foi difícil conseguir se reestabelecer. Agora ele é sócio de uma importante empresa de advocacia, é um homem bem sucedido, tem uma linda esposa e está prestes a ter um filho com ela. Seu primeiro filho. Mas a sua vida dos sonhos se transforma em um pesadelo quando ele recebe um vídeo em seu celular. E esse é só o primeiro dos golpes que ele vai receber nos próximos dias.
Olivia é uma esposa amorosa, uma mulher inteligente, linda e Matt confia cegamente que ela é fiel, por isso quando recebe o vídeo ele fica estarrecido, com dúvidas, claro, mas acredita que tudo tem uma explicação plausível e precisa urgentemente conversar com a esposa. No vídeo, Olivia aparece em um quarto de motel, com uma peruca loura platinada, sendo filmada escondida por um homem e a gravação se encerra no momento em que eles vão, aparentemente, começar a ter intimidades.

Quanto mais tenta entender a situação, mais ela se complica. Olívia viajou a trabalho, ele tenta ligar para o celular dela e não consegue falar, tenta conseguir o telefone do hotel no trabalho dela, mas a esposa não está hospedada onde deveria. O homem que mandou o vídeo começa a mandar mensagens que deixam Matt cada vez mais intrigado. Além disso, Matt está sendo perseguido por um homem que ele imaginava jamais ter visto e quando esse homem é encontrado morto, Matt é o principal suspeito.
Paralelamente, temos uma investigação da polícia em andamento sobre uma freira assassinada. Ela foi encontrada morta em seu próprio quarto e com sinais de uma violenta tortura, ela era muito querida, mas também tinha um passado misterioso. Quando a madre superiora tenta fazer uma manobra de ressuscitação ela se depara com algo inusitado, a freira tinha silicone. Esse fato estranho desperta sua curiosidade e ela notifica a polícia, o assassinato tem alguma relação com o passado da irmã e é preciso entender o que aconteceu. Estranhamente, a investigação leva a polícia a Matt. Qual será a relação que ele tinha com a freira? Seria o assassino dela?

Dois crimes que aparentemente não teriam nenhuma ligação começam a colidir quando a polícia encontra um elo, Matt Hunter. Ele precisa fugir, não pode permitir que o prendam quando é inocente, as coisas vão ser piores dessa vez, ele já não é mais um réu primário e o FBI entrou em cena. A vida de Matt se tornou um inferno! Olivia tem um passado cheio de segredos que preferiria manter escondidos, mas devido a tudo o que está acontecendo ela precisa revelar a verdade ao marido. Agora os dois precisam correr contra o tempo para conseguirem se salvar.
Minha impressão
Sabe aquele livro que você não quer largar por nada e que quando precisa interromper a leitura só fica pensando nele? O inocente é exatamente assim. A leitura segue um ritmo eletrizante e tudo o que a gente quer é respostas! Eu não me canso de dizer o quanto sou fascinada pela genialidade do Harlan Coben, ele é o meu autor preferido e nunca me decepciona com os livros. Eu estava com expectativas altas para essa leitura e posso dizer que fui surpreendida.

Matt Hunter é um ex-presidiário que estava vivendo a melhor fase de sua vida, sócio em uma importante empresa de advocacia, com uma linda esposa e prestes a ter seu primeiro filho com ela. Mas todo o horror de nove anos atrás, quando foi preso, começa a assombrá-lo novamente quando ele se torna o principal suspeito de crimes que aparentemente não têm quaisquer ligações.

Tudo começou quando ele recebeu no celular um vídeo comprometedor de sua esposa e começa a investigar. Ele se envolve cada vez mais com situações estranhas e acaba se tornando o alvo do FBI. Agora ele e a esposa Olívia precisam correr contra o tempo para se salvarem e ambos terão de lidar com os traumas do passado. Olivia teme que seus segredos venham à tona, mas precisa revelá-los ao marido porque a ajuda dele será essencial.

Com uma escrita fluída e bem construídos, Harlan Coben nos entrega uma trama cheia de reviravoltas que fazem o leitor ficar cada vez mais curioso e quando as peças começam a se encaixar percebemos o quanto as histórias estavam interligadas desde o começo, mas havíamos deixado as pistas passarem.

É um livro que recomendo muito e que se tornou um dos meus preferidos do autor! Tem uma série na Netflix com o mesmo nome, eu ainda não vi, mas depois que eu assistir conto o que achei dela. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário