[Resenha] Na Boca do Leão

22 de maio de 2019

Título: Na Boca do Leão (Livro 4)
Autor: Anne Holt
Editora: Fundamento
Páginas: 400
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Um crime misterioso abala um país.
E, até que se descubra o culpado, todos são suspeitos.
Birgitte Volter era conhecida por governar com mãos de aço, ocupando com sua personalidade forte o cargo de primeira-ministra da Noruega.
Quando, em uma tarde qualquer, ela é encontrada assassinada em seu gabinete, atrás de portas fechadas, o choque toma conta da nação.
Determinada a elucidar esse mistério, a detetive Hanne Wilhelmsen interrompe suas férias para acompanhar o caso. No entanto, parece não haver pistas suficientes que levem ao assassino. Seria um crime político? Ou um assassinato por razões pessoais?
O jogo político bate de frente com a investigação criminal. A imprensa, em busca de respostas, acaba se tornando um empecilho para que a justiça seja feita. A disputa pelo poder e os segredos do passado são ingredientes que se somam à trama e tornam a missão de Hanne ainda mais complexa. Ela precisa descobrir quem é o assassino e sua motivação, antes que mais sangue seja derramado e o país convulsione.
E o tempo está correndo. Será possível deter o criminoso antes que ele faça mais vítimas?
Um thriller policial em que ninguém é o que parece.
Uma caçada de tirar o fôlego, com um final surpreendente.
Prepare-se para se ver Na boca do leão!
Não contém spoiler dos demais volumes
Conheça outros livros da série:
Resenha
A primeira-ministra da Noruega é encontrada morta em seu gabinete com um tiro na cabeça, o acesso à sua sala é muito restrito e há uma série de verificações para que o visitante consiga uma reunião com ela, sendo assim, a polícia está diante de um dos casos mais difíceis de solucionar. O último a ver a primeira-ministra com vida foi o juiz Benjamin Grinde, a polícia descarta a possibilidade de que ele seja o assassino, mas emite um mandado de prisão mesmo assim e isso faz as coisas para ele virarem um caos a partir de então.

Quando a imprensa é informada sobre morte logo começa uma enxurrada de questionamentos e todos querem uma resposta da polícia. A jornalista Little Lettvik não fica esperando um posicionamento oficial e começa a investigar por conta própria, ela tem muitos contatos e vai usar a sua influência para chegar aos seus objetivos e o que ela descobre traz à tona segredos do passado que podem mexer com toda a nação. Em 1965 houve uma taxa de mortalidade de bebês extremamente elevada e a verdade por trás dos fatos é assustadora.
A detetive Hanne Wilhelmsen está em um período sabático e quando vê na mídia sobre o assassinato de Birgitte Volter entra em contato com o seu amigo Billy T. imediatamente, ela não poderia deixá-lo sozinho nessa. Anne retorna das suas férias para ajudar seu amigo a solucionar o caso e juntos eles vão procurar por pistas que levem à identidade do assassino. Mas esse caso só se complica, a cada nova pista mais dúvidas surgem.

O assassino usou uma arma de calibre baixo e aparentemente não tinha a intenção de matar e a polícia se pergunta o que aconteceu de errado para que Birgitte acabesse morta. Durante seu depoimento a secretária da primeira-ministra informa que deu falta de dois objetos que nada têm em comum e tampouco seriam importantes, mas achou melhor avisar. Ela tem certeza que os dois objetos estavam no gabinete no dia do assassinato e não viu ninguém sair com eles.
Durante as investigações a Billy T. descobre que Birgitte estava com problemas familiares e ainda que muitas pessoas seriam beneficiadas na política com a sua morte. É certo que alguém quis pará-la e em sua posição de poder é preciso se levar em consideração um ataque terrorista. Há muitas possibilidades e a polícia tem algumas linhas de investigação a seguir, todas parecem certas e ao mesmo tempo nenhuma delas parece se encaixar no caso.

Anne tem certeza de que para resolver o problema vai ser necessário analisar todo o passado da primeira-ministra e encontrar lá a motivação para alguém querer matá-la, Billy T. terá que unir passado e presente na tentativa de encontrar o assassino.
Minha impressão
Segredos, traições e um passado manchado pela morte de inocentes, Na Boca do Leão traz uma trama completamente intrigante e deixa o leitor curioso por respostas até chegar ao fim. Anne Holt é uma excelente autora de livros policiais e suas obras são sempre muito surpreendentes, este foi o quinto livro dela que eu li e não me decepcionei.

Demorei um pouco para me acostumar com uma mudança brusca nesse volume, todos os livros da série Hanne Wilhelmsen trazem a detetive como protagonista e nesse o protagonista é Billy T. e a Hanne é uma personagem secundária muito importante para o desenvolvimento do enredo, ela é o cérebro por trás de tudo, mas é ele quem comanda o caso. Tive dificuldade com algumas características marcantes da personalidade dele, mas depois de alguns capítulos me envolvi tanto com a leitura que não queria mais largar o livro.

A morte da primeira-ministra da Noruega é um caso intrincado e a polícia está diante de situações desafiadoras, o gabinete no qual ela foi encontrada morta tinha um forte esquema de segurança e acreditava-se ser impossível chegar a ela portando qualquer objeto que lhe oferecesse risco de vida, mas alguém conseguiu furar a segurança, uma pessoa acima de suspeita!

O final deste livro me deixou totalmente surpresa, a identidade do assassino é inimaginável e a motivação para a morte da primeira-ministra é ainda mais. Recomendo a leitura e se ainda não leu os outros livros da autora eu também recomendo.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Faz um tempo eu perdi o gosto por thrillers, preciso de um que seja realmente bom para recomeçar. Não conhecia a autora, mas a sua sugestão parece ser uma ótima pedida, começando pelo primeiro volume da série.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, como tu sabe, eu li o primeiro livro desta série e achei um pouco parado em alguns trechos, mas quero continuar lendo os outros porque gosto muito do gênero. Acho que vou estranhar a Hanne em segundo plano, mas a autora deve ter um bom motivo. Achei ótimo o enredo deste livro e não vejo a hora de chegar nele.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bea

    Suspense bom tem que ser assim, com um final inesperado que surpreenda a gente, acho que isso define bem um bom mistério, pena que a mudança brusca de protagonistas fez vc estranhar né? Depois de 3 livros com outra protagonista é complicado mesmo, mas ainda assim vejo que seguiu valendo a pena, e isso importa muito. Espero que os próximos livros sigam agradando.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia essa série, eu, Ana, sou bem desatualizada quanto a romances policias por lê-los muito raramente, mas achei a premissa interessante e fiquei curiosa sobre o tal final que você mencionou e também em relação a identidade impensável do assassino. Aí Senhor, desse jeito a lista cresce aqui! rs

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Pela capa nunca saberia que se trata de um livro de suspense haha
    Vamos pensar numa capa mais atrativa para a série e nem sabia que a editora trabalhava com obras dessa linha e já até estou bolando teorias sobre quem matou a vítima e até a recepcionista é suspeita haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Adoro livros que nos deixa instigada e com vontade de descobrir todos os segredos. Não conhecia a obra, porém fiquei bem curiosa após sua resenha. Já quero saber quem é o culpado haha Dica anotada!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. olá, Bea. Nossa, fiquei intrigada pra saber quem matou e o motivo, e se vc fala que o final foi surpreendente, imagino que eu nunca descobriria antes do desfecho ahahahah

    tinha visto esse livro mas nem me aprofundei pra saber do qud se trata, mas já me encantei. amo o gênero e curti a ambientação tbm...
    bjs..

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que fiquei mesmo muito curioso!!

    Que otimo que a leitura e assim tao empolgante e que a revelaçao final e de tirar o chao!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir