[Resenha] Minha Coisa Favorita é Monstro

8 de maio de 2019

Título: Minha Coisa Favorita é Monstro
Autor: Emil Ferris
Editora: Quadrinhos na Cia
Páginas: 416
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: A história de um assassinato misterioso, um drama familiar, um épico histórico e um extraordinário suspense psicológico sobre monstros — reais e imaginados. A história em quadrinhos mais impactante desde Maus.
Com o tumultuado cenário político da Chicago dos anos 1960 como pano de fundo, Minha Coisa Favorita é Monstro é narrado por Karen Reyes, uma garota de dez anos completamente alucinada por histórias de terror. No seu diário, todo feito em esferográfica, ela se desenha como uma jovem lobismoça e leva o leitor a uma incrível jornada pela iconografia dos filmes B de horror e das revistinhas de monstro.
Quando Karen tenta desvendar o assassinato de sua bela e enigmática vizinha do andar de cima — Anka Silverberg, uma sobrevivente do Holocausto — assistimos ao desenrolar de histórias fascinantes de um elenco bizarro e sombrio de personagens: seu irmão Dezê, convocado a servir nas forças armadas e assombrado por um segredo do passado; o marido de Anka, Sam Silverberg, também conhecido como o jazzman “Hotstep”; o mafioso Sr. Gronan; a drag queen Franklin; e Sr. Chugg, o ventríloquo.
Num estilo caleidoscópico e de virtuosismo estonteante, Minha Coisa Favorita é Monstro é uma obra magistral e de originalidade ímpar.
Grande vencedor do prêmio Eisner, o mais importante do quadrinho mundial, nas categorias Melhor Álbum do Ano, Melhor Roteirista/Desenhista e Melhor Colorista.
Resenha
Karen é uma menina de dez anos que adora tudo relacionado a monstros e seu irmão Dezê alimenta seu vício com quadrinhos, seu irmão também é o responsável pelo gosto por artes, ele sempre a leva a museus e eles admiram os quadros com minuciosidade, Karen até mesmo (com sua mente fértil) consegue sentir o cheiro dos quadros, imagina as cenas  em tempo real e como se estivesse participando também.

Karen adora desenhar e em seu caderno ela relata detalhes de sua vida e assim podemos acompanhar questões importantes que acontecem tanto com ela quanto com outras pessoas. Karen sofre na escola por ser diferente, os alunos são cruéis, mas ela não se deixa abater. Ela queria mesmo é ser um monstro, tanto que em seu caderno Karen se desenha como uma lobismoça e se imagina assim também.
A vida da Karen em poucos dias vai virar de cabeça para baixo, começando com a morte de sua vizinha, Anka, passando por descobertas sobre o passado de seu irmão e terminando algo assustador que está acontecendo com a sua mãe. Karen sempre gostou muito de Anka, mas não fazia ideia que sua querida vizinha já tivesse sofrido tanto. Com a morte dela, Karen se veste de detetive e começa a investigar. A polícia diz que foi suicídio, mas a pessoa que supostamente atira em seu coração não iria - depois de morta - para a cama e se cobriria, nem limparia o sangue e nem sumiria com a arma do crime.

O marido de Anka está muito abalado e certo dia, depois de beber todas, ele chama Karen para mostrar o conteúdo de umas fitas cassete e através das gravações a lobismoça conhece o terrível passado de sua vizinha. Anka foi uma das vítimas do holocausto e as consequências dele em sua vida deixaram marcas eternas. Anka cresceu dentro de um bordel e ali via de tudo, mas nada que a preparou para os anos seguintes.
Anka foi vendida para um homem que mantinha meninas em cativeiro e atendia aos desejos mais sórdidos de seus clientes. Ele chamava seu estabelecimento ilegal de farmácia e as meninas eram os remédios. A inocência de Anka foi destruída ali, foi obrigada a crescer e teve que aprender truques para agradar os “pacientes”.  Tempos depois Anka foi parar em um dos trens que levavam judeus para os campos de concentração e o que ela fez para se salvar foi completamente inesperado.

Enquanto desvenda o passado de Anka e tenta descobrir o que aconteceu com ela Karen se vê diante de uma situação que a deixa apavorada, o terror da vida real, e quando acontece o que ela temia Karen vai ter que aprender a lidar com a vida dali em diante. Ao mesmo tempo, todos os segredos do irmão vêm à tona e ela tem uma grande surpresa.
Minha impressão
Minha Coisa Favorita é Monstro é uma graphic novel que traz assuntos pesados, é uma leitura intensa e faz o leitor ser transportado para dentro dos desenhos da jovem Karen que se imagina como uma lobismoça. A autora fez um trabalho impressionante, tanto com a história quanto com as ilustrações. O livro é todo como se fosse um caderno e as ilustrações parecem ser feitas com canetas esferográficas.

Toda a intensidade que a capa expressa se mantém em cada página dessa obra magnífica, são detalhes com muita perfeição e deixam a leitura ainda mais envolvente. Essa moça da capa é a Anka, vizinha da nossa protagonista, e se reparar bem, através dos olhos da Anka é possível ver o rosto da Karen como lobismoça.

Embora trate de assuntos difíceis e muitas vezes seja uma leitura angustiante, a autora sabe dosar bem e nos dá um respiro depois de cenas mais fortes. As cenas que relatam o passado da Anka são mais intensas e impactantes, é impossível ler e não sentir um aperto no coração. Embora seja uma ficção, coisas assim aconteceram durante a Segunda Guerra e, infelizmente, ainda hoje acontecem.

Uma graphic novel belíssima e que recomendo demais a leitura. Eu comecei a ler e não conseguia mais parar, depois que você abre a primeira página é impossível largar.

Minha nota para o livro

9 comentários:

  1. eu vi o povo recebendo essa GN e eu fiquei muito apaixonada porque uma moça mostrou ela por dentro e eu achei a coisa mais maravilhosa as ilustrações dela! A história parece mesmo ser maravilhosa, quero muito ler!
    Amei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Adorei a premissa do livro, só de falar em assassinato eu já me interesso. Muito legal saber que mesmo que o livro trate sobre assuntos difíceis, a autora soube dosar bem as coisas. Já coloquei essa graphic novel na minha lista de desejados. Eu adorei as ilustrações.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, esta edição está muito linda. Comecei a ler recentemente as Grafic Novels e já me encantei por este gênero. E como gosto muito de temas pesados, acho que vou adorar esta. Dica anotada.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, e que nao costumo ler Graphic Novels! Mas adorei conhecer!!

    Enfim, que otimo que gostaste de fazer a leitura, e que recomendas tanto! Realmente, a historia pareceu-me curiosa...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Pretendo realizar essa leitura em breve, não sabia que teríamos uma personagem relacionada à Segunda Guerra Mundial, tornou a história ainda mais forte e interessante. Estou bem animada para conhecer essa garota detetive apaixonada por monstros.


    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Como fã de graphic novel, não teria como não ter me despertado o interesse quando soube do lançamento. Sei que a temática é difícil, porém acho que precisamos ler algo do tipo. Pelo que vejo os traços são bem detalhados, o que gosto pois nos aprofunda mais na leitura. Dica anotada <3 E ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bea!
    Infelizmente, eu não sou muito interessada em graphic novel, não sei exatamente porque, eu simplesmente não consigo gostar da mesma forma... Mas eu achei esse enredo muito intenso já pela sua resenha! Acho que se fosse uma novel mesmo, eu ia querer ler ele já! Fiquei bem curiosa com o quais são esses segredos e como tudo se desenvolve. Resenha maravilhosa!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu estou DOIDA pra ler e resenhar esse! Eu sou a louca dos quadrinhos... e amo terror, suspense, monstro e assuntos que façam a gente pensar 2 ou 3 vezes!
    Adorei sua resenha e as fotos. Me instigou mais ainda a pegá-lo logo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    História interessante, parece misturar bastante o que é real ou não deixando aquele dúvida para nós leitores. Não curti tanto traço, mas a história parece muito criativa e se utilizar de bons elementos.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir