A Sombra do Vento | Carlos Ruiz Zafón [Li até a página 100 e...]

1 de maio de 2019

Sinopse:
Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
Primeira frase da página 100:
"Minha Isabelita teve pesadelos durante um mês inteiro."

Do que se trata o livro?
Daniel Sampere é um menino de apenas dez anos quando o pai o leva a um lugar incrível, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O menino fica fascinado e escolhe um livro que lhe chamou atenção. Depois de ler, se interessa pelo autor e procura mais livros dele, no entanto a vida do autor é um completo mistério e pouco se sabe sobre ele. A Sombra do Vento é o único exemplar de Julián Carax, estranhamente, todos os exemplares de todos os seus livros foram queimados. Daniel está cada vez mais curioso para saber o que aconteceu ao autor e conforme os anos passam ele faz suas pesquisas.

O que está achando até agora?
Estou amando essa leitura, é um livro apaixonante é como se falasse sobre leitores para nós, leitores! Todo o mistério envolvendo o desaparecimento do autor é instigante, conforme o Daniel avança em suas pesquisas a gente vai descobrindo mais sobre Carax e suas obras. É impossível ler e não se envolver com a história, Daniel é um leitor ávido, ele o pai têm um livraria e compartilham o amor pela leitura. Há inúmeras referências a autores e livros e isso deixa a leitura ainda mais gostosa.

O que está achando do personagem principal?
Sensacional, estou adorando acompanhar sua busca por informações sobre Carax e seus livros. Daniel está crescendo e seu fascínio por essa obra e autor também, de maneira que ele passa a ter mais autonomia para  investigar. Mas seu A Sombra do Vento começou a correr perigo e ele precisa proteger o livro, o homem (isso não é spoiler, mas por enquanto não vou falar sobre ele, conto mais na resenha) que queimou todos os livros de Carax já sabe que Daniel está com o livro e vai atrás dele.

Vai continuar lendo?
Sim

Última frase da página:
"Tentei dar corda na caixa de música, mas a melodia travou depois de seis notas"


7 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Vejo falarem muito bem do autor e seus clássicos, adorei esse post e saber melhor o que você tá achando da leitura, mesmo que ainda não completa. Espero que o livro te surpreenda ainda mais.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Que indicação mais incrível. Amo livros assim tão diferentes e que trazem um ritmo próprio. Achei interessante também a questão dos diversos gêneros na mesma história. Nunca li um livro assim com essa riqueza de informações. Já vou colocar na minha lista. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Achei bem interessante a premissa deste livro. Adorei isso que você mencionou sobre parecer que o livro fala sobre leitores para nós, leitores. Com certeza vou adorar essa leitura. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, quero muito conhecer a escrita do autor, já vi tantas postagens positivas sobre ele, adorei seu post a ideia de compartilhar até a página 100 é interessante, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acredita que cheguei a comprar esse livro e depois dei de presente para minha irmã? Agora lendo seu post descubro que devo lê-lo. Talvez no passado não tenha sido o momento apropriado, afinal sou dessas que acredita que se o livro está parado há anos com você e não leu, melhor passar para frente. Agora bora comprar outro. Hahaha

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bea

    Tenho uma amiga que é apaixonada por todos os livros do Zafón e vive indicando, eu ainda não li mas já está na minha meta porque parece ser realmente apaixonante, diferente e intrigante. Espero que a leitura siga te prendendo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. O Zafón é todo apaixonante, né?!?! Eita escrita linda, permeada de poética e vida, impossível não se deixar levar nas letras desse homem. Estou aqui para reler O Labirinto dos espelhos

    ResponderExcluir