[Resenha] Herdeiro da Escuridão

29 de maio de 2019

Título: Herdeiro da Escuridão
Autor: Paul Cleave
Editora: Fundamento
Páginas: 336
Ano: 2011
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Edward Hunter tem tudo o que um homem pode desejar: uma linda família, um bom emprego e um futuro promissor. Ou quase tudo: ele também é o filho de um terrível assassino em série, preso há décadas e que jamais voltará às ruas novamente. Graças ao pai, Edward perdeu a mãe, viu a irmã se tornar uma viciada e cresceu com a certeza de que era visto por todos ao seu redor como uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento.
Hunter parece ter deixado o passado obscuro para trás - até o dia em que sua vida sofre uma mudança cruel e totalmente inesperada. Faltando poucos dias para o Natal, a mulher de Edward é morta durante um assalto a banco. A estabilidade e a paz de espírito que ele acreditava ter alcançado desaparecem e dão lugar a um vazio que se transforma em revolta, frustração e em um desejo ardente de vingança.
A demora da polícia em encontrar e prender os bandidos faz com que Edward resolva caçar sozinho os homens que mataram sua esposa. E, em pouco tempo, ele descobre que poderá ter um aliado de peso nessa busca: o próprio pai, que tem condições de lhe dar informações valiosas sobre a quadrilha de assaltantes.
Como alguém que acredita não ter mais nada a perder, Edward parece estar disposto a se tornar o segundo assassino da família Hunter. Será que ele pode evitar que a tragédia arruíne de vez a sua vida? Ou irá apenas fazer o que parece inevitável - ouvir o "monstro" que habita sua mente e se transformar em um matador?
Resenha
Aos nove anos de idade a vida de Edward Hunter mudou completamente, ele descobriu dentro de casa a maldade humana, convivia com um monstro: seu pai. O pai que ele acreditava ser um homem bom era um serial killer frio e calculista, suas vítimas foram garotas de programa que ninguém sentiria falta e por vinte e cinco anos seus assassinatos foram mantidos em segredo, mas a polícia o encontrou e quando a mídia divulgou o caso a vida da família nunca mais foi a mesma.

Edward se lembra de como se sentiu confuso e de como foi rejeitado pelas pessoas desde então, ninguém queria ter contato com o filho do assassino por medo de a maldade estar na sua genética. A mãe se afundou nas bebidas e acabou morrendo pouco depois, a irmã se viciou em drogas e se tornou prostituta, alguns anos depois ela também morreu.  Edward é o último membro vivo da família e nunca mais teve contato com o pai.
Durante o julgamento foi levantada uma hipótese pela defesa que não foi aceita pelo júri, o psiquiatra que atendeu Jack o diagnosticou com esquizofrenia paranoide. Jack Hunter afirmava ouvir uma voz que ele chamava de escuridão e essa voz precisava de sangue para ficar satisfeita, obrigando-o a fazer coisas horríveis, ninguém acreditou e ele foi condenado à prisão perpétua.

Os anos se passaram e Edward conseguiu se manter relativamente bem, demorou muito tempo, mas ele se estabeleceu e formou a própria família. Edward trabalha como economista, tem um casamento feliz e uma linda filha, tudo estava indo bem até um terrível incidente acontecer e mudar a sua vida pela segunda vez, mas dessa vez a tragédia despertou algo dentro dele que há anos estava adormecido.
Durante uma ida ao banco a mulher de Edward foi brutalmente assassinada no meio de um assalto e ele presenciou tudo sem poder fazer nada para salvá-la. O psiquiatra de seu pai, ao saber do caso pelos jornais, procurou a polícia para dizer que eles têm uma bomba prestes a explodir, a doença de Jack é hereditária e há grandes possibilidades de o filho tê-la herdado, caso ele tenha esquizofrenia paranoide poderá começar uma chacina na tentativa de vingar sua esposa.

A polícia não avança nas investigações e isso deixa Edward cada vez mais inconformado, indo ele mesmo atrás dos assassinos, sempre instigado por um monstro interior que fala coisas horríveis para ele e o instiga a matar. Sem saber o que fazer, Edward procura pelo pai, de dentro da cadeira Jack pode ter informações que o ajudem. Por mais que Edward não queira dar ouvidos à voz e se recuse a matar, fica cada vez mais difícil resistir. A voz – misturada ao ódio e ao desejo de vingança – torna Edward um homem perigoso, até quando ele vai negar seus instintos? Frente a frente com os responsáveis pela morte da esposa ele vai se controlar ou saciar o desejo do monstro?
Minha impressão
Herdeiro da Escuridão tem uma premissa muito interessante e aborda a esquizofrenia de uma maneira intensa, o protagonista se vê lutando contra si mesmo ao tentar não dar ouvidos à voz que está cada vez mais forte em sua mente, esse monstro pede que ele mate, pede que ele vingue a morte de sua esposa e Edward começa a ceder, mas ele não quer se tornar um homem mal e não quer ser um assassino como o seu pai.

Quando a esposa de Edward é assassinada durante um assalto a um banco ele se sente culpado por ter irritado os assaltantes, a polícia começa a investigar e avança a passos muito lentos, o que deixa Edward cada vez mais aborrecido. Esse incidente foi um gatilho para a esquizofrenia, ele não sabe que tem uma doença mental e que precisa de ajuda e a única coisa que ele quer é pegar os responsáveis pela morte da mulher.  Quando ele procura pelo pai que está preso as coisas ficam ainda piores, o pai sofre da mesma doença e foi preso por ceder às investidas da “escuridão” que o mandava matar prostitutas, é de se esperar que os conselhos sejam para que Edward pegue os assassinos e acalme a voz dentro dele.

Algumas coisas me incomodaram bastante durante a leitura, a primeira, foi a quantidade excessiva de descrições e detalhes desnecessários e isso tornou o livro cansativo no começo, mas depois peguei o ritmo; a segunda, foi o posicionamento da polícia em relação ao caso, a impressão que me deu foi que eles estavam mais preocupados em evitar que Edward chegasse aos assassinos do que prendê-los por assalto e assassinato. A todo momento o detetive diz que precisa impedir Edward de matar os bandidos, mas não investiga o assalto seguido de morte, quer proteger a integridade física deles. Claramente Edward precisa de ajuda e ninguém ofereceu isso a ele, em vez de estender a mão todos lhe julgaram.

Tirando esses pontos eu gostei muito do livro e me senti muito angustiada no final, há uma cena forte e emocionante da qual eu não esperava e fiquei triste por tudo o que havia acontecido. 

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Não entendi um ponto, que cita primeiro que o pai do personagem e psicopata, mas psicopata não é esquizofrênico. Esquizofrênico só se torna agressivo se sentir ameaçado, principalmente quando tem esquizo paranoide. Isso ao meu ver não tem sentido nenhum, ou talvez eu entendi mal (risos). Não entendi muito o livro, mas acho que a trama também não irá me agradar muito, apesar de adorar ler obras que abordam transtornos mentais. Uma pena que as grandes descrições deixaram a leitura cansativa. Pela premissa ao meu ver tinha tudo para ser uma ótima história.

    ResponderExcluir
  2. O livro tem mesmo uma premissa interessante, eu não li muito histórias com personagens esquizofrênicos que tenham me agradado, mas até fiquei curiosa para me arriscar a ler essa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e não sei se leria agora. Gosto de livros psicológicos, mas tenho buscado outros tipos de leitura, sabe? Mas a premissa é interessa, com certeza. Vou procurar mais resenhas para ver se me animo hehe. Muito obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito da resenha e de sua sinceridade sobre a obra, no entanto por algum motivo o livro não me chamou atenção de fato para que eu me inspire a ler, dessa vez vou deixar a dica de leitura passar, mais tenho certeza que para amantes do gênero será uma ótima opção!

    ResponderExcluir