A Garota do Casaco Azul | Monica Hesse [Li até a página 100 e...]

9 de maio de 2019

Sinopse:
Amsterdã, inverno de 1943. Hanneke Bakker não é mais a garota que era há dois anos e meio. Depois de perder seu namorado durante a invasão alemã à Holanda, a garota é transformada pela guerra. Trabalhando com contrabando como forma de sustentar a família e resistir do seu modo à ocupação nazista, Hanneke recebe diversos pedidos estranhos de clientes, mas nenhum deles tão amedrontador quanto o de encontrar uma garota judia que sumira de seu esconderijo sem explicação.
Com poucas pistas por onde começar, além do fato de a garota usar um casaco azul, Hanneke acaba sendo arrastada para o centro da resistência holandesa. Para encontrar Mirjam Roodveldt, Hanneke precisará colocar sua vida em risco, seus ideais à frente e deparar com a realidade brutal do nazismo.
Lindamente escrito, com uma pesquisa meticulosa e um enredo completo, A Garota do Casaco Azul é um romance extraordinário sobre coragem, sofrimento e amor em tempos impossíveis.
Primeira frase da página 100:
"- Você não tinha o direito."

Do que se trata o livro:
Durante a Segunda Guerra Mundial, Hanneke trabalha conseguindo coisas de maneira ilegal para seus clientes e assim dá para sustentar a família, mesmo sendo ainda jovem ela é a única em casa que trabalha. Uma de suas clientes faz um pedido que a assusta, pede que ela encontra uma judia. Mas Hanneke não encontra pessoas, encontra coisas. Só que ela se interessa pela história e vai atrás da menina judia tentando não chamar a atenção dos soldados alemães.

O que está achando até agora?
Estou encantada com tamanha qualidade da obra. A autora tem uma escrita muito envolvente e a trama é tão instigante que a vontade é de continuar lendo até chegar ao final.

O que está achando do personagem principal?
Hanneke viu a vida mudar completamente com a guerra e agora além de seu trabalho habitual ela precisa fazer um extra como contrabandista, sem isso a família não conseguiria nem o mínimo para sobreviver. Ela é uma jovem determinada e que aprendeu a se adaptar à situação, mas ela não tem ideia do que está acontecendo de verdade com os judeus, mas vai descobrir em breve.

Última frase da página:
"Tínhamos que tentar consertar o que estava errado."

7 comentários:

  1. eu adoro essa tag da pagina 100 <3
    Eu tô vendo muita coisa positiva sobre esse livro, quero muito ler ele, eu gosto muito quando o fundo da história é a segunda guerra mundial ou fatos históricos, acho que eu fico tão imersa na leitura sabe?!
    Adorei ver suas opiniões, ansiosa pela resenhaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. E a primeira vez que me deparo com esse livro, e já fiquei curiosa e instigada pela sua descrição. Com certeza deve ser uma trama bastante intensa, e de muita qualidade pelo fato como a trama te fisgou, e também por se passar em uma época de guerra e muitos conflitos. Já quero conferir sua opinião completa sobre leitura. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Eu gamei na história só por se passar na Segunda Guerra Mundial e estou buscando sempre obras que se ambientada nessa época histórica e vou ficar ansiosa aguardando suas impressões finais sobre o livro.

    Beijos e boa leitura!

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro não chamaria a minha atenção, mas a história é super interessante, fiquei curiosa para saber se a personagem conseguirá encontrar a garota desaparecida. Espero que curta a leitura até o final.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Confesso que a capa e a sinopse do livro não me atraíram nem um pouco. Porém, vendo o quando você está gostando da leitura, fiquei até curiosa para conferir. Vou querer ler sua resenha depois que terminar, para saber se vale a pena ler.
    Adorei o post e espero que você continue gostando do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Vi a editora mostrando esse livro e fiquei bem curiosa. Primeiro pelo momento histórico, segundo pelo enredo. Deviam ser tempos difíceis. Imagina se manter escondida e ter que descobrir onde está outra pessoa... Gostei da indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Histórias ficcionais com plano de fundo da segunda guerra mundial costumam me conquistar. Confesso que é a primeira vez que leio algo sobre esse livro, vou ficar esperando para ler sua resenha sobre essa história, pois estou curiosa se o enredo vai continuar lhe cativando até o final.

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir