[Resenha] 1222

2 de agosto de 2018

Título: 1222 (Livro 08)
Autor: Anne Holt
Editora: Fundamento
Páginas: 304
Ano: 2014
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: A 1222 metros de altitude, um acidente de trem. Uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário. E um assassinato! Uma ex-policial, tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial, é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram.
Mas Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade.
No entanto, encurralada por um assassino, encurralada pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída.
Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, Hanne mergulha em um enigma difícil e surpreendente.

Não contém spoiler dos demais volumes da série
Leia as resenhas dos outros livros: A Deusa Cega | Números de Azar | Demônio ou Anjo
Resenha
Hanne Wilhelmsen é uma ex-policial que se vê envolvida - contra a sua vontade - em um último caso para resolver. Ela não tem saída, precisa descobrir a identidade de um assassino, mas a sua verdadeira vontade é ficar sozinha, não quer interagir com ninguém e faz questão de deixar isso bem claro. No entanto, quando o caos começa a se instaurar, é para ela que pedem ajuda.

Tudo começou quando o trem no qual ela estava viajando sofreu um terrível acidente, deixando os passageiros feridos e tendo matado o maquinista. Algumas pessoas ficaram gravemente feridas, mas a maioria sofreu ferimentos leves. Além de estarem em uma região montanhosa, a temperatura estava muito abaixo de zero e uma nevasca impedia o resgate rápido. Os responsáveis por um hotel próximo ao local do acidente, juntamente com a Cruz Vermelha, logo se mobilizaram para ajudar os passageiros e levaram todos para lá até que o tempo melhorasse e pudem ser devidamente resgatados.
Todos os passageiros do trem ficam presos no Hotel Finse 1222. No trem havia médicos e eles começam a fazer o atendimento no hotel mesmo. Hanne está mais debilitada do que os outros passageiros - só não vou contar o motivo para não dar spoiler, só digo que isso não tem nada a ver com o acidente de trem - e precisa de mais atenção, porém, ela não aceita ajuda e trata as pessoas com rispidez.

Alguns acontecimentos na vida de Hanne a tornaram mais amargurada, ela foi perdendo a vontade de se relacionar com as pessoas, prefere ficar sozinha, ela só permite uma maior aproximação da sua família, fora isso ninguém é muito bem-vindo em sua vida. Ela acaba agindo muito grosseiramente para afastar as pessoas e sua tática dá certo.
Pouco tempo depois de estarem instalados no hotel, um assassinato acontece. A dona do hotel prefere não alarmar os hóspedes/passageiros e chama Hanne para ficar à frente do caso. E não é apenas o assassinato que intriga Hanne. O trem possuía um vagão extra com passageiros misteriosos, as pessoas acreditavam ser alguém da família real, Hanne tem certeza de que não é. Ao serem levados para o hotel, essa pessoa continua em sigilo, é colocada em um quarto reservado e na porta há segurança armada.

Quando outra morte acontece no Hotel, as coisas ficam ainda piores. As pessoas sentem-se ameaçadas e grupos se formam, gerando conflitos. Hanne tem fortes motivos para acreditar que a pessoa desconhecida possa ser um terrorista e se pergunta o porquê de uma transferência ter sido realizada de trem, quando claramente os riscos seriam maiores.
Minha impressão
Eu me tornei uma fã dos livros da Anne Holt, ela manda muito bem! O gênero policial é o meu preferido e fico muito satisfeita ao ler livros tão bons quanto os dela. Esse é o oitavo volume de uma série com a policial Hanne Wilhelmsen que conta com quatro livros publicados aqui no Brasil. Eu já li os quatro e estou muito curiosa para ler os demais, espero que venham para cá logo! Ah, os volumes são independentes, então é possível lê-los separadamente.

Não sei como Hanne chegou até a sua atual situação, quer dizer, a autora menciona alguns acontecimentos passados para nos atualizar, mas eu quero ler os livros e ver cada um dos detalhes. Enfim, ela está bastante mudada, continua sendo uma mente extraordinariamente brilhante, só que está muito rabugenta e faz de tudo para afastar as pessoas dela. É triste ver como ela está ranzina, reclamando de tudo, e sendo grosseira.

O mistério de quem é o assassino e se há alguma relação com a pessoa do vagão extra é muito bem desenvolvido e a autora nos surpreende em ambas as situações, ela nos dá algumas pistas e eu até desconfiei, mas o final é mesmo surpreendente. Quando a gente pensa que é uma coisa, a autora nos apresenta uma outra e ficamos na expectativa de descobrir a verdade.

É um livro que eu recomendo, assim como toda a série.

Minha nota para o livro 

16 comentários:

  1. Gosto quando os livros de suspense tem o mesmo detetive/policial, mas não seguem uma ordem exata, assim dá para começar por aquele que mais lhe interessa ou o primeiro que der para adquirir. Fiquei curiosa para saber mais sobre a Hanne e entender sua história de vida. Acho que vou arriscar nessa série, mesmo sendo gigantesca e eu prefira livros únicos.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro quando os livros podem ser lidos fora de ordem! Se joga na leitura dessa série, já sei que você vai amar.

      Excluir
  2. Sou muito apaixonada por filmes de suspense e investigação policial, me faz sentir viva enquanto leio e essa série eu não conhecia, mas pelo que você falou em sua resenha eu super me daria bem com esta série.

    Anotei a dica e assim que der, vou procurar e ler.

    Beijos!
    Blog Diversamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Esse gênero é muito bom, né? VAi gostar sim, dá uma chance à série.
      Beijos

      Excluir
  3. Oiii Bia

    Eu adoro livros policiais e acho que esses livros da Anne Holt, todos eles, possuem umas premissas bem interessantes, originais. Pela resenha dá pra ver que a autora escreve bem, domina a narrativa com segurança e isso é importante em thrillers / suspenses. Ah quero conferir algum livro dela, ja deixo anotado mais esse aqui.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. ai que vontade de ler esse livro!
    sou apaixonada por romance policial, nunca tinha ouvido falar desse antes, meu deus!
    adorei sua resenha, ja coloquei aqui na minha lista de livros pra ler antes de morrer <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Eu tinha muita vontade de ler os livros da autora, mas uma amiga leu 1222 há um tempo e detestou. Ela falou que era o pior livro que tinha lido na vida, então, acabei por perder completamente a vontade. Sua resenha reascendeu meu desejo de ler o livro, pois gosto muito do gênero e achei muito legal a autora ter posto apenas pequenos detalhes da história dos outros livros.
    Vou anotar a dica, sem sombra de dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o primeiro livro que eu li da autora e lembro que assim que iniciei a leitura lembrei da Agatha Christie hahahahaha... Adorei sua resenha.. Queria que a editora trouxesse mais livros dela pra cá =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esses livros. E gostei de saber que mesmo sendo uma série grande, os livros podem ser lidos separadamente. Apesar de não ser meu gênero favorito, gostei de conhecer mais sobre esse. Acho que vou adquirir esse, e se eu gostar da escrita da autora, vou atrás dos outros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nunca li nada da autora e nem conhecia essa série, mas gostei da premissa desse livro e por ser de um gênero que costumo consumir bastante, fiquei interessada. Adoro quando um livro das parte de uma série, porém pode ser lido fora de ordem.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que bom saber que o final é surpreendente! Policial é um gênero que curto bastante, apesar de não chegar a ser meu preferido. Fiquei bem curiosa para ler esse livro, aliás, a série toda, mas gostaria de ler na ordem mesmo que os casos sejam independentes para acompanhar a trajetória da vida da Hanne.

    ResponderExcluir
  10. Também amo um policial e estou bem chateada por não ter lido esta série ainda. Este volume me deixou super curiosa.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Oi Beatriz.

    Adorei sua resenha, pois eu ainda não tive a chance de conhecer a escrita da autora e tenho muita curiosidade. A sua opinião aumentou meu interesse pelo livro e sua dica está anotada. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiii, nunca li nada desta autora e fiquei bem curiosa pela história depois de ler a sua resenha... Principalmente, pq adoro esse gênero literário... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Olá, nunca li nada dessa autora mas uma amiga minha sempre me indica os livros dela, adoro as capas e sempre vejo resenhas positivas, com certeza vou dar uma chance pois adoro o gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Beatriz!
    Comecei a ler livros de suspense e policiais recentemente, eu sempre fui muito medrosa e evitava o estilo. Mas esse ano resolvi experimentar e me apaixonei! Já anotei a dica e vou colocar os livros da Anne Holt na wishlist.
    Bjs!

    ResponderExcluir