[Resenha] Tamara Jong: A Lua Negra de Patânia

18 de fevereiro de 2019

Título: Tamara Jong - A Lua Negra de Patânia (Livro 03)
Autor: José M. S. Freire
Editora: Independente (Publicação na Amazon)
Páginas: 390
Ano: 2019
Adicione ao Skoob || Compre na Amazon
*Publieditorial
Sinopse: Pegos de surpresa com a prisão de seu líder, o tenente Zorach, os revolucionários ulianos, que lutam para tirar as moneras do poder, arquitetam um plano ousado para resgatá-lo das masmorras do governador Guaxaltopac, onde os prisioneiros sofrem terríveis torturas até à morte.
A detenção do bravo oficial, que na verdade entregou-se espontaneamente ao ditador, foi decorrência de uma série de acontecimentos fortuitos durante a ação dos rebeldes para livrar emissários estrangeiros da morte. Guaxaltopac pretendia assassinar um grupo de embaixadores arkaburianos, convidados por ele mesmo a Ulion para discutirem certos assuntos, e jogar a culpa nos rebeldes, indispondo a opinião pública contra eles.
Durante aquela operação, em que muitas coisas deram errado para os revolucionários, Zorach acreditou que o ditador havia capturado Tamara, aceitando sua ilusória proposta de libertar a amiga em troca de sua rendição. Agora, Guaxaltopac quer aplicar o mesmo golpe na filha, Maí-Turá, que fugiu do Palácio do Governo e se aliou aos rebeldes, prometendo soltar seu meio-irmão (a mãe da garota híbrida era a mesma de Zorach, uma uliana), se ela deixar o reduto rebelde e voltar para casa.
Todos sabem que o ditador não cumprirá a promessa de libertar o oficial em troca da filha. Por isso, eles se mobilizam para resgatá-lo a qualquer custo. E, mais uma vez, os bravos terráqueos se apresentam como voluntários para ajudarem os ulianos nesta árdua missão.
Não contém spoiler dos livros anteriores
Leia a resenha dos demais volumes:
Resenha
O Tenente Zorach está sendo mantido preso pelo tirano Guaxaltopac que deseja a entrega de sua filha Maí-Turá, a jovem se rebelou contra o pai e se aliou à resistência. Com o tenente preso ela pensa em se entregar para libertá-lo das garras de seu pai, mas os demais companheiros a convencem de que não é a melhor opção, eles precisam de um plano para resgatar Zorach com vida e também mantê-la em segurança.

Os guerreiros decidem, antes, fazer uma missão de reconhecimento do local, assim não teriam surpresas e estariam preparados para o resgate. Então a capitã Tila vai acompanhada de Vitor, seria apenas uma exploração de campo, mas as coisas ficam feias por lá e Tila é picada por uma vespa venenosa e precisa de um antídoto, caso contrário, morrerá em pouco tempo. E para conseguir a cura será preciso fazer uma longa e perigosa viagem.
O distante planeta  Patânia possui uma grande Lua Negra que é o local no qual vive uma raça de insetos que são inimigos mortas das vespas, os insetos e as vespas coabitavam o planeta e travavam guerras constantes, mas como foram derrotados buscaram refúgio na Lua Negra. Devido às inúmeras batalhas, os insetos desenvolveram um antídoto contra o veneno das vespas e somente lá poderão conseguir. Mas eles precisam ser rápidos, Tila só tem mais seis dias de vida.

Com duas importantes missões em andamento, os rebeldes se organizam para pôr em prática o plano de resgate de Zorach e para conseguir o antídoto de Tila. Em ambos os casos eles encontrarão muitas dificuldades pelo caminho e terão de enfrentar inimigos poderosos. Mas eles jamais desistem, não se entregam e lutam sempre até as últimas consequências. O que importa é salvar os amigos.
Mas nossos guerreiros estão sempre se metendo em confusão, só querem ajudar e acabam se encrencando. Dessa vez não seria diferente. Eles se deparam com o Reino de Rajasdra, um planeta onde nada é o que parece, suas incríveis e fascinantes belezas escondem um lugar asqueroso que precisa de escravas para dar continuidade à sua espécie.

Para se livrar de mais essa enrascada, os amigos terão de confiar um no outro e agir de pressa, afinal, ainda precisam conseguir o antídoto para Tila antes que ela morra. Eles têm que correr contra o tempo.
Minha impressão
Essa série me surpreende a cada volume, o autor sempre nos traz aventuras incríveis e universos desconhecidos que podemos explorar ao longo da leitura, com suas descrições é fácil imaginar cada detalhe dos lugares e dos seres inusitados que encontramos neles. Além disso, os personagens estão amadurecendo com o tempo, no primeiro volume os conhecemos bem mais jovens e agora – depois de tantas lutas e perdas – eles ponderam mais, refletem mais. Claro, ainda cometem deslizes, isso é normal, inclusive, nossa protagonista se deixa levar pelo momento e cede aos desejos escondidos há muito tempo.

Os volumes anteriores são muito bons, mas esse terceiro se tornou o meu preferido da série até agora. A leitura está mais dinâmica e não há excesso de detalhes, pude perceber uma leve mudança na escrita do autor e nesse caso para melhor. O primeiro volume é mais introdutório, a partir do segundo já estamos mais familiarizados com os personagens e alguns pontos importantes para a trama. Já nesse terceiro, o autor não perde tempo com explicações e dá apenas os detalhes necessários, tornando a leitura mais ágil. Este livro se passe completamente em Úlion e adorei isso, mas quero ver mais sobre os amigos de volta ao planeta Terra e como vão levar a vida aqui sabendo que Úlion precisa tanto da ajuda deles.

Algo bacana de se ver são as críticas sociais inseridas à trama, temos muitos momentos nos quais é impossível não refletir após a leitura, assim como alguns questionamentos ambientais que surgem. São pontos bem positivos.

O final é completamente satisfatório, ele encerra o volume de maneira exemplar e deixa possibilidades para novas histórias. É uma série que eu recomendo demais a leitura. 

Minha nota para o livro

23 comentários:

  1. Oi, Beatriz!
    Acho que já vi uma resenha sobre o primeiro livro dessa série e fiquei um pouco confusa com os nomes dos personagens e lugares em que vivem. A sinopse desse livro me deixa um pouco receosa, mas sua resenha conseguiu me esclarecer melhor. Não estou acostumada a histórias que envolvem povos alienígenas, mas a ideia dos conflitos políticos entre rebeldes e um líder tirano parece muito boa! Gosto de saber que a série se torna mais dinâmica e que o livro traz críticas sociais importantes. Fiquei curiosa para lê-lo e ver o que acho desse cenário, que parece bem criativo. Adorei seu texto. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.co

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem??

    Poxa, adorei a indicação, acho que faz bem o meu estilo de livro. Eu não gosto de livros que ficam enrolando na descrição dos cenários sabe, acho que vou curtir a leitura. E livros com criticas sociais necessarias sempre precisam ser lidos né. Nem sabia que era uma série e já quero ler tudo, suas fotos ficaram lindas, adorei mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia essa série ainda, mas pela forma como tu falou dela parece ser realmente incrível. Eu não sou muito de ler esse tipo de livro, mas esse me deixou curiosa. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Acho incrível quando acompanhamos uma série em que a cada novo livro somos surpreendidos. Gostei de ver que no terceiro livro a leitura ficou mais dinâmica e ainda traz criticas sociais. Vou anotar a sugestão, quero conferir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá...

    Nossa, como nao conhecia essa série? Achei a sua resenha mega interessante e fiquei bem curiosa com esse universo que o autor criou.

    Que bom que ele vem se superando a cada livro 😍

    BBeijo

    ResponderExcluir
  6. Oie amore,

    Que capa mais linda, amei.
    Não conhecia o livro e nem sabia que se tratava de uma série.
    Adoro a temática desse livro, dica anotada!


    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Beatriz.

    É muito bom quando o autor dá o desfecho merecido para o livro.
    Quando é notório que o autor vai evoluindo a escrita durante as continuações é ótimo e dá um sensação de alívio, é bom ir direto ao ponto sem perder tempo com muitos detalhes que acabam deixando o livro maçante. Gostei do livro e fiquei torcendo pela protagonista!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Bea

    E é bem dificil trazer uma história repleta de universos e seres inusitados e não pecar no excesso de descrições, muitos autores cometem esse erro e fico feliz em saber que aqui o autor acertou a mão.
    A narrativa parece ser bem dinâmica mesmo pelo que vc conta. Eu não conhecia a série, e gostei bastante de ter uma noção da história, é um livro que com certeza leria.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bea, é muito bacana quando uma série que a gente acompanha só vai progredindo nos volumes né? Pra chegar no terceiro e plau, ser o seu preferiro haha isso com certeza mantém o leitor animado para seguir na história. Adorei conferir as suas impressões a respeito da obra.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia essa série e confesso que não é o tipo de história que geralmente me anima, sabe? Mas eu gostei de conferir sua opinião sobre e fiquei feliz ao ver que a série só vem te surpreendendo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia, que legal que mesmo sendo o 3° volume, ele ainda tornou-se o seu preferido. Melhor ainda por estar com o enredo mais enxuto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Que legal você ter se proposto a resenhar a trilogia... e não dar spoiler das demais edições.
    Que bom que mesmo no terceiro livro ainda foi possível se surpreender e gostar da obra!
    Histórias assim é que são boas... elas acompanham a gente, e a gente acompanha elas!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a série, mas depois que li sua resenha, confesso que fiquei interessado em saber mais dessa história, mesmo com um pouco de receio sobre as descrições exaustivas que disse o autor faz, fiquei curioso em conhecer a obra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Beatriz!
    Eu não conhecia o autor, nem a série. Pelo que entendi lendo a sinopse, é uma ficção científica? Por que se for, gosto disso. Cada vez mais estou querendo ler histórias do gênero e venho encontrando muita coisa boa, inclusive nacional.
    Adorei a resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não conhecia essa série ainda, mas me pareceu uma história bem interessante. Seria uma ficção científica? Não tenho certeza se é esse o gênero mas achei todo o enredo bem criativo e seria o tipo de trilogia à qual eu daria uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Acho que já li uma resenha sua sobre esta série. E, infelizmente, não tenho interesse em lê-la, principalmente por não apreciar tanto assim o gênero fantasia. Embora tenha ficado um pouco perdida com os acontecimentos gostei do fato da filha do ditador querer libertar o prisioneiro e de não permitirem que ela fizesse isso, optando por lutar e salvá-lo sem sacrificar ninguém. Essa questão de não se render, de não desistir é importante em qualquer livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia, tudo bem? Eu lembro de ter lido a resenha do primeiro livro, da série aqui no seu blog e fui correndo procurar ele na amazon, porque amo histórias sobre portais e universos paralelos. Apesar de não ter tido tempo para lê-lo, está na minha lista de leituras do kindle!

    Eu tenho problemas com séries, sabe? Porque, geralmente os livros oscilam muito, me deixando desanimada em continuar-lá mas, sua resenha me deixou animada para conhecer essa porque, ela melhora a cada livro, os personagens vão amadurecendo e o final consegue surpreender.
    Amei a sua resenha e preciso elogiar as suas fotos, porque estão cada vez melhores!

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Não conhecia a série, porem fiquei bem curiosa. Gosto de histórias com aventuras e que os personagens amadurecem, por isso com certeza dica anotada! Já vou aqui procurar as resenhas dos outros volumes para ler. Só não entendi se esse é o último volume ou terá mais? Ótima resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a série e a achei a proposta bastante legal, também curti a capa e certamente se tiver oportunidade, lerei, adoro livros com críticas sociais.

    ResponderExcluir
  20. livros de fantasia que trazem questões sociais merecem lugar nas melhores estantes, porque nao tem obra melhor pra se abordar essas tematicas, eu mesmo amo fantasias e um dos motivos é justamente esse, essa obra eu descobri pelo seu blog e confesso que ela me atrai bastante.

    ResponderExcluir
  21. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    Achei incrível esse universo criado pelo autor e por descobrir que a cada volume a história e os personagens estão crescendo. Deve ser muito tenso ter pouco temo para salvar a vida de alguém e ainda ter que enfrentar esses perigos. Não conhecia, mas vou colocar na lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  22. Esse enredo me chama muito a atenção e já coloquei na listinha, pois amo séries! Fico feliz que esse volume tenha te agradado tanto, é maravilhoso quando acompanhamos o desenvolvimento dos personagens e os vemos crescer e amadurecer. Adorei a resenha!

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia essa serie de livros, mais a premissa é bem diferentes e irei procurar essa serie na amazon e irei ler pois foge da minha zona de conforto e eu quero me desafiar a ler livros diferentes dica anotada

    ResponderExcluir