[Resenha] Em Águas Sombrias

11 de fevereiro de 2019

Título: Em Águas Sombrias
Autor: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 364
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.
Resenha
Nel Abbott era uma escritora com um projeto em andamento que poderia incomodar a muitas pessoas, na verdade, seu livro era inspirado em histórias reais e sinistras de mulheres que morreram afogadas no rio que passa por Beckford. Essas mulheres, no passado, eram tidas como bruxas e foram assassinadas. Com o passar dos anos outras surgiram, mas eram casos de suicídio (aparentemente). O rio tem um trecho chamado de Poço dos Afogamentos e Nel era fascinada por essas histórias desde a infância.

Sua irmã Jules, ao contrário, morria de medo. Quando as duas eram pequenas Nel gostava de assustar a irmã, contava as lendas repetidas vezes acrescentando seu toque a elas e lhe pregava peças. As duas eram bem diferentes uma da outra, enquanto Nel era atraente e popular, Jules era gorda e não tinha amigos. O passado delas é um mistério que vemos ser revelado ao longo das páginas. Algo muito ruim aconteceu para que Jules rejeitasse a irmã e negasse qualquer aproximação.  Mas Nel não desistiu, mesmo quando não tinha mais com quem conversar, a quem pedir ajuda, ela ligou para Jules... e Jules não atendeu. Agora Nel está morta.
“Você nunca mudou; Eu devia ter imaginado. Eu sabia. Você adorava a Casa do Moinho e a água, e era obcecada por aquelas mulheres, pelo que fizeram  e por quem deixaram para trás. E agora isso. Sério, Nel. Será que você levou a coisa tão longe assim?”
O corpo da escritora foi encontrado no rio, as marcas condizem com a queda do penhasco e não há nada que indique alguma luta ou qualquer vestígio de que teria sido um assassinato. Nel Abbott se suicidou. Exatamente como as histórias que tanto lhe fascinavam. Agora Jules precisa voltar para aquele lugar ao qual sempre evitou e ainda será a responsável por Lena, a filha de quinze anos de sua irmã. Ela e a sobrinha terão de encontrar um jeito de lidar com isso juntas. Lena não sabe se pode confiar na tia, afinal, ela nunca se importou mesmo.

Lena é uma jovem cheia de liberdades, a mãe não era muito rigorosa e permitia que a filha tivesse certos hábitos que as demais adolescentes não tinham. Embora a relação entre as duas não fosse das melhores, Lena amava a mãe e agora sente que foi abandonada. Por que a mãe resolveu fazer isso? Por que deixá-la sozinha? Mas Lena sabe muito mais do que diz saber. A morte de sua mãe envolve tantas outras coisas. E Lena sente que pode ser culpada por Nel ter se matado. Ela disse algumas coisas horríveis à mãe.
Poucas semanas antes, a melhor amiga de Lena também se jogou do penhasco, com os bolsos e uma mochila cheios de pedra para afundar no rio. Ninguém entendeu por que Katie fez aquilo, tirando Lena e Josh (irmão de Katie). Eles fizeram uma promessa e não contariam nada. A morte de Katie teve um propósito, ela levou consigo um segredo que agora os dois carregam e têm que escolher entre cumprir a promessa ou fazer a coisa certa. Se contarem o que sabem muita gente sairá ferida, se continuarem escondendo as coisas não vão ficar melhores, mas vão continuar como estão, cada um com a sua dor.

Na cidade há uma médium, ninguém leva a sério o que ela fala, mas Nikkie tem muitas repostas. As mulheres do rio têm um passado e Nikkie lhes dá ouvidos. Agora ela precisa que Jules acredite nela. O livro de Nel poderia atingir pessoas perigosas, uma escritora revelando ao mundo os segredos de um rio onde mulheres foram silenciadas, mulheres encrenqueiras. Com quem Nel arranjou confusão para estar fazendo companhia às mulheres afogadas?
Minha impressão
Desde que esse livro foi lançado que eu tinha a maior curiosidade com ele, o gênero me atrai bastante e a premissa dele é bem intrigante. Mas eu tinha receio porque já vi muita gente falando que ele é um pouco confuso por ter muitos narradores. Bom, o começo realmente me deixou um pouco perdida, mas depois fui me acostumando e entendendo melhor o papel de cada personagem dentro da trama. 

Nel Abbott estava escrevendo um livro sobre as mulheres que supostamente se suicidaram no rio que corta a cidade, ela era fascinada por essas histórias desde pequena e pelas lendas das bruxas que foram assassinadas no mesmo rio. Era como se fosse um imã que a puxava cada vez mais para perto, até que Nel foi encontrada morta do mesmo jeito e todos acreditaram que de tanto pesquisar sobre o assunto ela tinha se matado. Mas a verdade está muito longe disso e sua irmã Jules e sua filha Lena vão desenterrando as pistas ao longo da trama. 

Nel e Jules têm um passado conturbado, mas cada uma tem a sua própria versão dos fatos e isso afastou as irmãs. Agora Jules está de volta à cidade que tanto temeu por lhe trazer lembranças terríveis e com a responsabilidade não só de cuidar da sobrinha, mas também a de descobrir a verdade. E outras mulheres também terão suas histórias recontadas, mas dessa vez da maneira como deveria ter sido. 

O que aconteceu a Jules no passado é algo que fica muito claro desde o começo, Jules sofreu muito e o trauma da adolescência a afeta até hoje, mas demora um pouco até as coisas se revelarem. No entanto, esse mesmo acontecimento pelos olhos de Nel é uma total surpresa. Se elas tivessem falado abertamente uma com a outra, alguns problemas poderiam ter sido evitados. 

Eu gostei muito da leitura e achei o enredo muito bem desenvolvido, eu queria ler mais e mais para poder chegar logo ao final e descobrir quem estava por trás de tudo. É uma obra que eu recomendo! 

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Oi Beatriz!
    Essa é a primeira que paro para ler uma resenha desse livro é já fiquei completamente envolvida. Todos esses segredos sobre as mulheres e porque esse lago? O que Lena esconde? Nossa! Fiquei super curiosa. Já anotei aqui.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tenho o outro livro da autora, mas ainda não consegui ler ele. Não sabia muito bem sobre o que essa obra tratava, mas pelo o que tu disse parece ser uma leitura bem instigante. Adorei a resenha e já quero ler o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Primeiro peço desculpas por não ter lido a resenha, eu tô lendo o livro agora kkkk
    Bom, eu tô na segunda parte e tô achando a leitura meio confusa, mesmo amando thrillers. espero que a história melhore. assim que eu acabar eu volto aqui falar com contigo!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive interesse de ler esse livro, no entanto sempre ficava com receio, e agora ao saber que apesar de no começo a leitura se torna um pouco confusa logo nos acostumamos com o ritmo e forma como a trama e desenvolvida. Outro ponto que me chamou a atenção, e o fato da história ser tão envolvente que te prendeu até o final, querendo ler mais, e mais para saber o que realmente aconteceu com essas mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Também tenho muita curiosidade com esse livro e com A garota no trem, que está na minha lista de desejos a um século. Fiquei instigada com a história desse rio e pra saber o que realmente aconteceu com Nel, então recomendação que reforça minha vontade de conhecer a escrita da autora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Também tinha vontade de conhecer essa história quando foi lançada, mas com novos livros sendo lançados acabei deixando de lado. Sua resenha me despertou uma antiga vontade e agora fico imaginando o que teria acontecido com essa escritora. Se eu tiver oportunidade, vou adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, tudo bem? Quando esse livro foi lançado, eu fiquei louca para comprá-lo mas, como você sabe os lançamentos são sempre caros e, acabei esperando uma promoção, acontece que realizei a leitura de uma resenha onde a moça literalmente entregava o final da história! Sendo assim, eu perdi completamente o interesse no livro e, espero conseguir esquecer esse SUPER SPOILER e, dar uma chance para a história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Oi Bea, já li outras coisas da autora e apesar de ser um gênero que nao tenho o hábito de ler, eu gostei bastante! A garota no trem é um dos meus livros favoritos então certamente darei uma chance para esse também, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Desde que esse livro foi lançado, li tantas resenhas que pensei que tivesse mais tempo, tipo, que foi lançado em 2014, por exemplo, mas 2017 é até recente. Eu não consegui ler ainda, mas está em minha meta.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Ainda não tive vontade de ler muitos trhillers, incluindo esse, mas fiquei curiosa para saber sobre a morte. Eu não gosto muito de suspense policial, porque geralmente eles não funcionam comigo, eu acabo irritada e largando a história. Mas gostei de saber sua opinião, acho que pra quem realmente gosta é um prato cheio :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Que bom ver que você gostou da leitura. Esse livro parece ter dividido muito as opiniões, mas fico feliz que, apesar do começo um pouco confuso, você acabou gostando. Confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro, pois meu único contato com a escrita da autora foi bastante ruim e eu acabei largando nas primeiras páginas. Acho que o estilo dela não funciona bem para mim.
    Mas adorei sua resenha e fiquei feliz por você ter gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que bom que mesmo com o começo tendo te deixado um pouco perdida depois se acostumou! Quero ler esse livro desde o lançamento, tenho até autografado mas ainda não consegui encaixar na fila. :/ Fiquei bem feliz de saber que você recomenda, espero conseguir ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Ouvi falar muito da obra quando teve o grande hype, porém nunca me interessei pois o gênero literário foge da minha zona de conforto. Confesso que até hoje não me bateu grandes vontades de lê-lo, porém sua resenha me deixou com uma pulga atrás da orelha pois também quero saber o final haha Adorei e ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. olá, Bea. Eu tenho interesse de ler essa obra, bem como a anterior da autora... gosto muito de suspense e faz tempo que nao leio algo realmente bom no gênero, principalmente desses livros contemporâneos... dica anotada. espero poder ler em breve ^^

    ResponderExcluir