[Resenha] Tamara Jong: O Chamado de Úlion

30 de julho de 2018

Título: Tamara Jong - O Chamado de Úlion (Livro 01)
Autor: José M. S. Freire
Editora: Independente (Publicação na Amazon)
Páginas: 321
Ano: 2017
Adicione ao Skoob || Compre na Amazon
*Publieditorial
Sinopse: Universos paralelos, portais interdimensionais, viagens interestelares, mundos futuristas, guerras interplanetárias e tantas outras coisas que intrigam e fascinam a humanidade há longo tempo, mas que ainda permanecem como mistérios a serem revelados em um futuro longínquo, tornam-se, de repente, a mais pura realidade para uma jovem coreana. Tamara Jong, campeã de taekwondo e espadachim do estilo Hankumdo, após deixar a Coreia do Sul com a mãe, uma viúva que se estabelece como empresária no Rio de Janeiro, vê-se, inesperadamente, arrebatada para um mundo de outra dimensão. Tudo aconteceu porque a garota, que adquirira o hábito de treinar seus novos amigos nas artes marciais durante as manhãs de Sábado e Domingo, na Floresta da Tijuca, é confundida com uma poderosa guerreira. O povo do planeta Úlion, que fora dominado por uma raça invasora, vê em Tamara a sua chance de reconquistar a liberdade perdida. Um jovem revolucionário, chamado Zorach, pede a ela para ensinar seus companheiros a lutar, para que eles possam fazer frente aos terríveis inimigos. Sensibilizada com a situação dramática do simpático povo de cabelos vermelhos e olhos azuis, Tamara responde ao chamado para a luta, engajando-se, de corpo e alma, numa guerra cruel e sangrenta. Com sua coragem, determinação e a implacável espada nas mãos, ela logo se torna a mais temível e respeitada combatente das fileiras ulianas.
Resenha
Tamara Jong é uma jovem coreana que deixou seu país para morar no Rio de Janeiro. Quando mais nova, perdeu o seu pai em um acidente e precisou morar com os avós por um tempo para que a sua mãe pudesse organizar algumas coisas e conseguir juntar uma boa quantia em dinheiro. E é com essas economias que a sua mãe resolve deixar a Coréia do Sul e vir para o Brasil com a filha.

Tamara logo se adapta à vida no Rio, ela é uma jovem alegre e faz amizades rapidamente, mas alguns adolescentes podem ser muito cruéis e ela passa por situações complicadas ao sofrer bullying no colégio. Contudo, Tamara não se deixa abater, está sempre de bom humor e tenta evitar qualquer confronto com esses alunos.
Nos finais de semana ela e seus amigos costumam ir à Floresta da Tijuca para fazer uma caminhada e a jovem coreana lhes dá aulas de taekwondo, arte marcial na qual Tamara é faixa preta e campeã infanto-juvenil na Coréia do Sul. Enquanto isso, Tamara é observada sem perceber. Há uma guerra acontecendo em outro planeta e todo um povo está sofrendo, eles precisam de ajuda e veem nela aquilo que precisam.

Há milhares de anos, havia um planeta chamado Téron. Com seres inteligentes e com uma tecnologia avançadíssima. Infelizmente Téron estava prestes a desaparecer, pois o seu sol estava morrendo. Para salvar o povo, foi preciso mudar para um planeta que fosse compatível com as suas necessidades, os que conseguiram ser transferidos precisaram trabalhar muito para recriar tudo e chegar ao mesmo nível de antes. E assim eles se estabeleceram em Úlion e conviveram em harmonia com espécies que já habitavam o planeta.
Mas nem todas as criaturas eram pacíficas, depois de algum tempo os ulianos resgataram bebês de uma espécie desconhecida e a batizaram de moneras. As moneras se tornaram os maiores vilões de Úlion, eles dominaram o planeta e escravizaram seus habitantes. Muitos ulianos conseguiram fugir e há séculos eles vêm tentando encontrar uma maneira de retomar o planeta e libertar o povo.

Embora a tecnologia dos ulianos seja muito avançada, eles não têm as armas necessárias para enfrentar as moneras, por esse motivo, quando é aberto um portal interdimensional para a Terra e eles presenciam Tamara treinando taekwondo, ficam maravilhados com a técnica. É então que decidem pedir ajuda à jovem, eles precisam que Tamara lhes ensine a arte marcial para que possam resgatar o seu povo.

Tamara se sensibiliza com a história dos ulianos e aceita treiná-los. A partir daí, ela embarca em grandes aventuras, viaja para terras completamente fantasiosas, conhece seres incríveis e enfrenta vilões.
Minha impressão
Eu estava muito curiosa com esse livro e gostei bastante da leitura. A trama possui uma premissa muito interessante e conforme vamos avançando pelas páginas a história vai ficando cada vez mais instigante. O autor conseguiu desenvolver um enredo envolvente e cheio de surpresas, com universos e seres completamente diferentes e personagens cativantes.

Tamara é uma protagonista cheia de garra e achei muito bacana o fato de o autor tê-la criado não como uma princesinha que precisasse ser resgatada, mas como uma guerreira que se joga em uma luta que não é dela para salvar um povo. Os personagens secundários também se destacam e todos mostram o seu valor na trama. Só achei que em alguns momentos eles são bem imaturos, mas até que dá para compreender por serem adolescentes.

A obra contém muitos detalhes e a leitura foi um pouco cansativa no começo, mas depois me acostumei à escrita do autor e me envolvi com a história. Quando Tamara finalmente vai para Úlion fica ainda melhor e as coisas vão ficando mais e mais interessantes. São muitas descobertas e os detalhes que antes me incomodaram um pouco acabaram me fascinando, porque dá para visualizar cada uma das cenas descritas.

Esse é o primeiro volume e ele deixa aquela vontade de ler mais, espero que os próximos sejam publicados logo. É um livro que eu recomendo!

Minha nota para o livro

24 comentários:

  1. Uau! Perfeito para nos aliviarmos um pouco da realidade estressante. Fiquei muito animado para conhecer essa aventura, desbravar mundos diferentes e aprender com Tâmara nessa missão tão importante. Vou dar uma chance!
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amilton!
      Que bom que se interessou pela leitura, é uma recomendadíssima =D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Impossível não lembrar de uma saga que estou tentando terminar Os legados de Lorien, o famoso EU SOU O NÚMERO QUATRO, já que o enredo também fala da existência de outros mundos e poderes inimagináveis... Algo que não sei se curtiria nessa leitura seria o fato de precisarem especificamente de uma jovem que vai ensinar um combate mano a mano, ja que possuem tanta tecnologia, acho que só lendo para entender os pormenores. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  4. Geralmente acontece o contrario desse enredo, ne? A personagem mora no Brasil e logo vai para outro país, fico feliz que o contrário tenha acontecido dessa vez, porque essa me parece uma história com muito potencial e com enredo que merece ser explorado. Os pontos levantados por você me deixaram curiosa, espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Fiquei com a impressão de uma boa mistura ao longo da narrativa do real e elementos de ficção. Talvez por isso não tenha me identificado com a trama. Sempre fico com a sensação de uma leitura muito arrastada e difícil de realizar. Saber que terá uma continuação pode ser bom para o autor mostrar mais o amadurecimento desses personagens que se mostraram imaturos nesse início.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz, eu tive uma experiência de leitura assim com os livros da Judie Castilho. Acho incrível quando o autor consegue criar outro planeta e conseguimos visualizar com a descrição. Fiquei bem curiosa para conhecer as aventuras que a Tamara vai vivenciar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A Amazon esconde ótimos livros! Vivo fuçando por lá, mas este eu não cheguei a ver. Que bom que apesar do início mais enrolado, as coisas ficaram bem depois.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    Gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei muito curiosa para ler. Eu adorei a questão de a protagonista sofrer bullying e, ainda assim, ser contente e manter o bom humor. Vou anotar a dica e me arriscar por esse universo, que parece ser ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro pois eu já tinha visto a sinopse e ficado super curiosa para conferir a trama. Pelo seu post acho que também vou gostar dessa trama que tem elementos super interessantes.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acho que foi aqui que vi o anuncio do lançamento, né? Eu não costumo ler livros com essa pegada, mas esse realmente me interessou, especialmente depois da sua resenha, com os pontos que destacou sobre ele. Adorei, dica anotada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu não sou muito chegada em ficção e geralmente passo reto. Achei a premissa bem interessante, gostei muito da mistura de ambientes que incluem o Rio de Janeiro e a Coréia do Sul. E gostei da personagem principal que me pareceu uma garota forte e disposta. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Beatriz!
    Eu não sou muito fã de fantasia por isso, mesmo achando a proposta do livro bem interessante, não consegui me sentir atraída. Sempre travo com esse tipo de histórias, não é algo que me prenda e faça querer desbravar as páginas com empolgação.
    Que bacana você ter curtido. A protagonista parece ser ótima, essas mocinhas destemidas e fortes sempre fazem diferença em qualquer história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu achei a história diferente e bem interessante para o público juvenil, me chamou atenção o fato de um lugar com tanta tecnologia não ter habilidades para desenvolver a quantidade de armas necessárias.

    ResponderExcluir
  14. 0lá
    Fiquei bastante intrigada com esse livro e estou curiosa apesar que o livro me parece ser fantasia e eu não costumo ler fantasia dica anotada

    ResponderExcluir
  15. Oi Beatriz sua linda, tudo bem?
    Eu não leio livros digitais, só físicos. Mas gostei da história e irei indicá-la aos amigos. A autora passou uma ótima mensagem quando disse que a personagem é faixa preta e não reagiu quando teve problemas na escola. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Bea, que trama interessante! A sua resenha realmente me chamou a atenção para o livro e vou dar uma olhada nele, embora esteja fugindo de séries. Fiquei muito a fim de conhecer a Tamara e penso que o livro seja cheio de aprendizados com a Tamara e ela me conquistou com o fato de mesmo sofrendo bullying não se deixa abater e estar sempre de bom humor, é o que digo não devolver o que fazem com a gente e agir da forma como ela age é um tapa na cara para pessoas tontas que expõem as outras.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Fiquei meio confusa com a sinopse e sobre qual é o gênero do livro. Não sei, parece que os personagens são bem infantis, não faz muito meu estilo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  18. Oi Beatriz!
    Não conhecia o livro, mas amei a premissa e a tua resenha. Fiquei realmente curiosa em realizar a leitura. Gostei bastante da protagonista, me pareceu ser uma personagem bem forte.
    Espero conseguir ler em breve, dica anotada!
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas adorei. Confesso que tenho fugido um pouco de série? Talvez esteja, mas acho que darei uma chance para esse. A sinopse é BEM interessante e sua resenha junto me deixou mais instigada. Começo cansativo é algo que me incomoda também, mas podemos passar por cima. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. O primeiro livro é incrivel. Comprei pela Amazon e já terminei de ler, minha mãe e esposa (ambas entusiastas literárias) aprovaram o livro e aguardamos as peoximas edições. Alfuem consegue dizer quando serão lançados o(s) próximo(s) livro(s)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego =D
      Adorei saber que você e sua família gostaram da leitura, eu também adorei! Assim como vocês, estou ansiosa para os próximos volumes. A premissa da série é muito boa e parece que a cada livro vai ficando melhor. O segundo volume já está para ser lançado!!!!
      Em breve sairá uma entrevista com o autor aqui no blog, fica de olho porque pode ter informações sobre os próximos volumes.

      Excluir
  21. Olá, adorei a sua resenha, no começo passou a impressão de ser uma história bem normal mas depois que começamos a conhecer a parte fantasiosa fica muito empolgante!
    Gostei muito da premissa e fiquei curiosa para conhecer as aventuras da protagonista, adorei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não conhecia a obra ainda, mas achei a proposta bem diferente de tudo que tenho lido recentemente. Além disso, a trama parece ser bem envolvente e fantasiosa. Gostei da dica. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Vou deixar a indicação anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir