[Resenha] Tamara Jong: A Jornada da Morte

1 de outubro de 2018

Título: Tamara Jong- A Jornada da Morte (Livro 02)
Autor: José M. S. Freire
Editora: Amazon
Páginas: 387
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Publieditorial
Sinopse: Em sua incessante busca por justiça, Tamara Jong se engaja cada vez mais na luta do povo uliano contra as Moneras, uma raça invasora que dominou o planeta Úlion pela força, exercendo um governo opressivo e tirânico para com seus habitantes nativos.
Desta vez, ela integra um comando rebelde que tem a missão de evitar o assassinato de emissários do planeta Arkabur, habitado por um temível povo alado, orquestrado pelo governador de Úlion, Guaxaltopac. A ardilosa monera ofereceu ao príncipe Shandar, o jovem monarca arkaburiano, sua filha, Maí-Turá, a garota híbrida (sua mãe era uliana), em casamento. Sua intenção com a concretização desta união é formar uma aliança político-militar com os poderosos arkaburianos, para intimidar e subjugar a Aliança Intergaláctica, um órgão criado há séculos para regular as relações interplanetárias daquele universo, paralelo ao da Terra, e dar prosseguimento aos seus planos expansionistas pelas galáxias. O ditador pretende jogar a culpa pela morte dos membros da delegação estrangeira, a qual ele mesmo convidou a Úlion para acertar os detalhes do matrimônio, nos revolucionários, indispondo as poderosas forças de Arkabur contra eles.
Guaxaltopac só não contava que a filha, que tem seus próprios projetos para o futuro, se rebelasse contra o casamento, arquitetando um plano para se livrar dele. Por mais paradoxal que pareça, a única possibilidade de a bela Maí-Turá se livrar das garras do pai é debandar para o lado de seus inimigos. Ela propõe um pacto com os rebeldes: se eles a tirarem do Palácio do Governo, localizado na capital de Úlion, Cetérion, ela lhes revelará o local secreto onde ocorrerá o encontro das delegações dos dois planetas, para que eles possam salvar os arkaburianos e se livrar da culpa pelo seu planejado assassinato.
Acertado o acordo entre ambas as partes, o primeiro passo dos revolucionários é sequestrar a híbrida e levá-la para a segurança de seu inexorável refúgio, a cidade subterrânea de Kalenda, construída no interior de uma montanha, nos confins de Úlion. Depois, eles partem em uma jornada a um lugar distante e de difícil acesso, para livrar os arkaburianos da morte e alertá-los sobre os verdadeiros propósitos do ditador, que pretende usar a filha para seduzir o impetuoso príncipe e manipulá-lo, como uma marionete, a fim de conseguir o que quer.
Tamara, aguerrida como sempre, se destaca em todas as situações de risco com as quais se defrontam os revolucionários. Sua espada ceifa inúmeras vidas, fazendo a balança pender para o lado dos rebeldes. Porém, sua coragem e galhardia têm um preço altíssimo, como se verá ao longo desta incrível jornada.
Não possui spoiler do livro anterior
Leia a resenha do primeiro volume: Tamara Jong- O Chamado de Úlion
Resenha
A jovem coreana Tamara Jong e seus amigos estão de volta para mais uma aventura, os acontecimentos no livro anterior os fortaleceram e a turma está totalmente comprometida com a causa de ajudar os ulianos. Para quem não conhece a série ou não leu a minha resenha do primeiro volume, Tamara Jong mudou-se para o Rio de Janeiro com a sua mãe e fez alguns amigos na sua nova escola. Aos finais de semana eles costumavam ir à Floresta da Tijuca e lá a coreana treinava taeckwondo, um dia ela foi interceptada por um ser de outro mundo que a pediu ajuda.

Era Zorach, um oficial do exército de Úlion, um planeta que estava sob o domínio de uma espécie maligna. Alguns ulianos estavam se escondendo há séculos e viram na técnica de Tamara uma esperança de vencer a guerra. A jovem aceita ir para Úlion treinar a resistência e leva também os seus amigos. A viagem interplanetária é feita através de um portal que permite que estejam de volta em pouco tempo.
Em Úlion as coisas continuam tensas e novas preocupações surgem a todo instante, há uma grande conspiração acontecendo e o exército uliano precisa entrar em ação. A filha do governador Guaxaltopac  – um tirano – é uma híbrida, resultado do casamento dele (que é Monera) com uma uliana, Maí-Turá não é muito bem-vinda por nenhuma das duas espécies e é vista como uma aberração. Seu pai, para conseguir mais poder, está obrigando-a a se casar e ela não quer ceder, então se alia aos rebeldes para fugir das garras de seu pai.

O governador já sabe sobre os terráqueos em Úlion e está oferecendo uma boa recompensa para quem capturá-los vivos ou mortos, o que ele não sabe é o fato de sua filha ter se voltado contra ele e estar ajudando os rebeldes. Maí-Turá conseguiu provas do plano de seu pai para acabar com a Aliança Intergaláctica e jogar a culpa de tudo na resistência uliana. Zorach, Tamara e os demais precisam impedir que isso aconteça e para isso eles vão invadir a reunião.
É nessa invasão que as coisas ficam ruins de um jeito que eles não esperavam. A fuga não sai conforme o planejado e alguém precisa ficar para trás para garantir a sobrevivência do grupo, um ato de muita coragem. Essa pessoa tem consciência de que suas ações poderiam significar a sua morte, mas para salvar os amigos ela resolve se arriscar. Os outros, sem alternativa, partem e lamentam a perda de um de seus membros.

Enquanto muita coisa acontece, Tamara conhece Adona e Evo, dois androides que têm uma bonita história nascida em meio à crueldade. A jovem coreana vai aprender com eles lições importantes e sábias, vai amadurecer, se fortalecer e poderá voltar a ter esperanças.
“Choro pela maldade que há em toda parte porque descobri que meu destino é combater e exterminar os que a perpetram, usando a força dos meus braços e o fio da minha espada. De agora em diante só haverá uma lei para mim: Matar ou morrer!”
Minha impressão
O primeiro volume já é muito bom, mas esse segundo está ainda melhor. No começo vemos um pouco sobre a vida de Tamara na Terra, mas o enredo é praticamente todo em Úlion e o autor nos traz uma história que fica mais interessante a cada página.

Tamara amadureceu bastante desde o livro anterior, ela está mais forte e mais consciente da sua responsabilidade na guerra, mesmo passando por situações nas quais poderia morrer a jovem de apenas dezesseis anos não hesita em batalhar para defender um povo que precisa de sua ajuda. Os personagens secundários ganharam um maior destaque, mas quem rouba a cena é Maí-Turá, tem muita coisa envolvendo a híbrida e ela cumpre um importante papel nessa trama.

Uma coisa que eu gostei muito foi o autor ter inserido novos personagens com uma história tão incrível como a de Adona e Evo, quando eles apareceram eu não os entendia direito e à medida que o passado deles era revelado eu me encantava mais. Deu até vontade de ler mais sobre eles! E tem também o Valentino, mas sobre ele eu não vou falar muito para não estragar as surpresas, mas ele também é um androide e vai ser muito importante em um determinado ponto da trama.

O final do livro deixa aquela curiosidade para o que vem a seguir, ele termina em um momento decisivo e quero descobrir o que vai acontecer.

Minha nota para o livro 

Compre o seu e-bookAmazon || Cultura
Leia aqui uma entrevista com o autor!

24 comentários:

  1. Oi Beatriz, eu lembro da resenha do primeiro livro, este me pareceu mesmo estar mais intenso. Fica claro o quanto a personagem de apenas 16 anos é madura para a idade e acho que nunca li nada com androides.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz! :D
    Ainda não conhecia essa saga, mas achei muito criativa a ideia do autor em colocar uma garota coreana como protagonista, mas utilizando uma contextualização do Brasil no primeiro livro. Sobre a parte de Úlion em si, suas conspirações, o casamento planejado e grupo de rebeldes, posso dizer que amei todo o contexto, ainda mais com o lance dos androides, me lembrou um tanto Star Wars. A única coisa que me deixou um pouco preocupada são os nomes, pois achei um pouco difíceis, mas imagino que com a leitura a gente vá se acostumando. Adorei o post e me interessei por essa história! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz.
    Ainda não conhecia a série, mas gostei bastante da sua resenha.
    Pude ver que ela tem muitos pontos positivos.
    Não é muito a minha praia, mas vou anotar a dica para indicar para amigos que eu sei que vão gostar bastante!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu não conheço o livros, e por mais que eu não seja uma leitora assidua do gênero, fiquei intrigada com a historia e com certeza irei adicionar a lista para descobrir mais dessas historias

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem ?
    Menina não conhecia a história mesmo sendo o volume dois eu fiquei super curiosa e já quero ler hahaha
    Nossa a temática do livro e diferente e ainda por cima e nacional fiquei bem curiosa darei uma olhada na amazon pra comprar, gostei muito da resenha me deixou curiosa e graças a você conheci uma história boa.

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Beatriz.

    É bom quando o primeiro livro nos agrada, mas a sua continuação é ainda mais surpreendente. Gosto quando os personagens vão amadurecendo ao decorrer da leitura, é um bom muito bom nos livros!
    Infelizmente a história não despertou em mim um total interesse, estou até para ler um livro de fantasia, mas no momento não seria esse.
    Ah, e ficar para trás para salvar os amigos é um ato muito corajoso, imagino que o grupo deve ter ficado muito triste com a perca! :(

    http://pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Já fiquei comovida com a pessoa que se sacrificou por todos ficando para trás e já vi que irei gostar muito da história dos androides também, você me deixou curiosa sobre eles. Esses enredos onde há uma guerra sempre trazem grandes lições e grandes gestos, exatamente o que eu gosto de ler. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gosto muito quando o autor coloca bons personagens secundários, deixa tudo mais divertido de se ler, sempre me frustro quando temos personagens secundários vazios. A história parece seguir bem a linha de fantasia e sempre muito bom acompanhar livros com jornadas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Oi Beatriz,
    Parece ser uma história emocionante. A atitude dela em aceitar ir para outro universo e ajudar pessoas que não conhece colocando a própria vida em risco é muito mais do que generosidade, diz muito de quem ela é. Fiquei muito animada para ler. Parabéns pela resenha.
    Bjs.
    Pri.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Beatriz!
    Eu li quando postou a resenha de O Chamado de Úlion, e fiquei bem curiosa em realizar a leitura. Ainda não tive oportunidade de adquirir, mas saber que já tem a continuação e ler tua resenha, me deixou ainda mais ansiosa. Vou tentar ler o quanto antes. A premissa é muito interessante e os personagens parecem ser bem marcantes, desde a protagonista Tamara, até os personagens secundários, os quais fiquei bem curiosa em saber um pouco mais sobre eles.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro no mínimo emocionante, eu não conhecia e achei legal tentar me aventurar nessa leitura. Não recordo se li resenha do primeiro da série, então vou pesquisar um pouco mais, essa parte dos novos personagens na trama se bem trabalhada deixa tudo muito melhor, que pelo que vi é o que acontece na obra.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bea! Lembro que li a resenha do primeiro livro aqui no blog e fiquei super interessada, principalmente por conta da construção do cenário. Nesse segundo volume o foco me parece ser os personagens né? Fico feliz que a obra em si só tenha melhorado, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Beatriz!

    Infelizmente, eu não consegui ficar interessada na história. :( Porque tem essa questão de eu não curtir muito fantasia. Mas estou pretendendo apostar mais no gênero para ver se mudo de opinião. Todavia, não sei se leria essa série.

    Mas uma coisa que gostei foi essa união de amigos numa luta contra o mal. Pode parecer clichê, mas na verdade é algo sempre necessário. Até mesmo na vida real, como tenho visto cada vez mais ultimamente. Se não nos unimos e lutamos a maldade pode vencer e pessoas serem mais oprimidas do que já são. Eu gosto dessas questões no livro. Gosto dessa resistência, dessas revoluções para o bem.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá Bia, tudo bem? Estou muito animada para realizar a leitura dessa série literária, desde quando li sua resenha de O Chamado do Úlion, porque esse mundo fantástico e cheio de mistérios chama muito a minha atenção.

    Quando terminei de ler a sua resenha tiver certeza que precisava comprar esse livro, principalmente, sabendo que a história melhorou muito, gosto quando os autores focam em personagens específicos e constroem toda uma história em volta deles, deixando a trama ainda mais emocionante. Outra coisa que eu amo nos livros é quando os personagens secundários são tão bem definidos, que ficamos curiosos para saber o que vai acontecer com eles e, torcendo para não morrerem cedo.

    Em fim, parabéns pela resenha! Estou feliz que tenha indicado esse livro para nós.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu vi sobre este livro em algum lugar e fiquei interessada com a premissa. Achei diferente um autor nacional apostar nessa linha de fantasia, achei muito diferente mesmo. Achei essa pegada de união de forças bem legal. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  16. Oii tudo bem??

    Não conhecia o livro nem o autor.
    Apesar da capa me atrair muito, o enredo me deixou sem vontade alguma de ler, infelizmente.
    Achei um pouco confuso, mas adorei a resenha, e a sua ansiedade pelo próximo, quem sabe um dia não me interesso.
    Adorei Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  17. bacana quando a cada volume, uma historia nos surpreende ainda mais... confesso que não conhecia a série, mas acredito que seja uma leitura interessante, a premissa dele me deixou curiosa... e achei engraçado esse lance da protagonista ser coreana, acho que não li nenhum livro com um personagem da Coréia ^^

    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Ual, confesso que não é um livro que eu leria, por não fazer o meu tipo de leitura mas é sempre muito bom ver o quanto a leitura agradou ao leitor, na verdade é isso que importa não é mesmo?!
    Adorei principalmente que você não precisou colocar spoiler do outro livro para relatar esse, apesar de amar spoiler sei que não é agradável a todos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu acho a sinopse desse livro enorme, mas fiquei extremamente contente apesar de não ser meu gênero preferido, de ver que o autor nesse segundo livro conseguiu dar um ritmo bom a trama, deixa-la envolvente e ainda trazer novos personagens para complementar sem se perder na cronologia dos fatos.
    Parece ser uma leitura incrível!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Que bela resenha, fiquei muito tentada a comprar o livro já que não o conhecia e foi bastante revelador para compreender a história. Percebi que não faz muito meu gênero e nem seria um livro no qual me empenharia para comprar porque não faz muito meu gênero de leitura. Obrigada pela indicação. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      Eu não entendi bem o seu comentário, você disse que ficou tentada a comprar, mas depois disse que não faz o seu estilo e que não compraria, fiquei confusa.
      Enfim, eu recomendo a leitura e acho que vale a pensa dar uma chance ao livro, tanto esse volume quanto o anterior são ótimas leituras.

      Excluir
  21. O que me chamou a atenção na resenha e me deixou com vontade de correr pro primeiro livro, é que o segundo livro é melhor que o primeiro, algo raro em series, porque geralmente o segundo livor é de transição e enrolação. mas gostei desta premissa e quero conferir.
    Valeu demais pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não é um gênero que costumo ler, sabe? Mas lendo sua resenha deu para perceber que se trata de uma boa história e gostei de saber que a Tamara amadureceu bastante nesse volume. Enfim, não é uma obra que eu leria agora, mas gostei de conhecer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi Beatriz,
    não cheguei a ler a resenha do primeiro livro e talvez por isso tenha achado a história toda um pouco confusa, sem falar das nomenclaturas tão singulares, posso estar equivocada mas não sei se teria uma boa experiência com a história, está bem fora do que costumo ler. De qualquer forma fico muito contente que este tenha superado sua boa experiência inicial é maravilhoso quando isso acontece, né?

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir