Flor de Cactus (Darcy França Denófrio)

8 de fevereiro de 2019


Flor de Cactus
Já imaginou a sede, a dor,
a privação por que passou?
O sol escaldante a se derramar
sobre o tronco e os braços?
O cáctus - irmão do deserto -
sabe de cor uma lição
e passa aprendizagem:
vai retirando de cacimbas
(de onde só ele sabe)
a água da vida e forma
suas reservas interiores.
Um dia explode
entre agudos espinhos
e hastes grotescas
a suprema flor de seda
- a mais pura delicadeza.
Flor da paciência, espera,
da obstinação e abstinência.
Flor que aprendeu a liturgia
e o rito de florescer
até mesmo no deserto.

Darcy França Denófrio
(Em Poemas de dor e ternura)

9 comentários:

  1. Olá Beatriz!
    Amo poemas que tem essa força do que não parece forte. Amo essa dualidade de esperança em meio ao deserto. Sempre profundos e inspiradores. Adorei!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Poxa, eu adoro poesias, acho que poemas tem uma força enorme de nos fazer pensar e refletir. Esse que você transcreveu me deixou bem feliz, essas coisas de ter esperança onde quase não tem nada é algo extraordinário, adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Que poema lindo Bea :)
    a última estrofe (ou seria verso) em especial. Aprender a crescer em meio as temperes é uma habilidade para poucos.

    --
    Tiffannyk
    https://thereviewbooks.com.br
    #thereviewbooks | @threviewbooks
    🔛 Ouça nosso podcast e concorra a um Big Rock autografado.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bea

    Esses dias acho que ando meio poética, porque to sempre procurando o significado profundo das frases....hehe, achei lindooo o poema, acho tão fascinante como os poetas conseguem pegar algo simples e até pouco retratado e construir à partir disso uma narrativa que muda a visão do leitor sobre aquilo. Achei bem tocante quando ele diz flor da paciência, espera da obstinação, é um retrato de sobrevivência que os seres humanos também trazem dentro de si, incrivel como certas partes retratam algo mas ao mesmo tempo retratam tudo.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bea, senti uma leve homenagem pro meu blog nessa postagem hein? Hahaha eu amo cactos justamente pelos sentimentos expostos nessa poesia, são lindos, resilientes e sobrevivem nas adversidades, temos muito o que aprender com eles.

    ResponderExcluir
  6. Um lindo poema, ainda mais quando nos colocamos na posição de cacto e florescemos em meio a tantas dificuldades e intempereis da vida. A paciência tem sua recompensa, em qualquer posição nesse mundo.

    Beijocas, Bia.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Ahhh, como eu amo ler poemas, hahaha! Não conhecia o poema nem o autor ainda, mas simplesmente amei, achei lindo e bem tocante. Ótima escolha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu adorei o poema, ficou lindo e bem reflexivo se nos imaginarmos na posição do cacto que precisa enfrentar diversas dificuldades que a vida apresenta. Fiquei bem contente com esse poema!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    A flor do cactos é algo mágico!!!!!!! Eu fico toda arrepiada, só de pensar, que mensagem forte de força e poder. Sim, poder de nascer em ambiente que poderia ser considerado impossível. Não é incrível? Adorei a poesia e o tema, já tinha até esquecido dela, e eu gosto muito da mensagem que ela passa.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir