[Resenha] A Menina dos Olhos Molhados

20 de fevereiro de 2019

Título: A Menina dos Olhos Molhados (Livro 02)
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 296
Ano: 2016
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Bernardo é jornalista por vocação: curioso, comprometido e muito bom com as palavras. Trabalha há anos em um importante jornal da cidade e suas matérias investigativas são sempre elogiadas. Ele só tem uma limitação... Odeia trabalhar em equipe. Há alguns anos, Bernardo sofreu com uma grande decepção amorosa, o que contribuiu para o seu jeito fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela – a nova estagiária do jornal – para todos os lugares é como o inferno para ele. Bernardo não perde nenhuma oportunidade de evitá-la, mas Rafa, além de ser uma jornalista extremamente talentosa, não engole desaforo. Com o passar dos dias, Bernardo percebe que não conseguirá seguir seu plano de ignorar a estagiária, muito menos todos os sentimentos que ela desperta nele. Entre reportagens intrigantes e perigosas, eles vão descobrir que têm muito mais em comum do que a imensa paixão pelo jornalismo...
Não contém spoiler
Leia a resenha de Azul da Cor do Mar (aqui)
Resenha
Quando Bernardo tinha quinze anos a situação em casa andava muito complicada, seus pais viviam brigando e o clima era tenso, então seus tios o convidaram para passar as férias em Iriri. Lá ele gostava de andar de bicicleta e estava sempre acompanhado de sua mochila xadrez. Certo dia ele se deparou com uma menina olhando pela janela e ficou curioso com ela, nunca chegou a conhecê-la ou saber qualquer coisa sobre ela, mas o que lhe intrigou foi o fato de a menina ter os olhos tão molhados.

Atualmente Bernardo trabalha como repórter investigativo no jornal Folha de Minas – o Jornal mais importante de Minas Gerais – e é o melhor da área. Ele é focado, não mede esforços para investigar um caso e conseguir uma matéria, faz de tudo para chegar à informação que deseja, no entanto, mesmo com tantas qualidades ele não consegue trabalhar bem em equipe, gosta de fazer as coisas do seu jeito e sem ninguém se metendo no seu trabalho.
O Bernardo se tornou desconfiado e fechado desse jeito devido a uma relação em seu passado que o feriu e tirou dele algo importante, deixando marcas eternas. Elle aprendeu a conviver com a dor de sua perda, mas nunca vai esquecer o que lhe aconteceu, o que lhe foi tirado. Antes de começar seu estágio no Folha de Minas, ele começou a namorar uma garota da faculdade, no começo foi ótimo, só que depois ela começou a manipulá-lo e a tirar sua liberdade.

Essa garota era perversa e vingativa, quando ele terminou o namoro ela tentou mais uma vez fazer seus joguinhos de manipulação e quando percebeu que realmente o havia perdido ela fez a única coisa que poderia fazer para feri-lo, sabia que assim o Bernardo se lembraria dela pelo resto da vida e sempre teria no coração uma parte destruída por ela. Desde então, Bernardo não se abre para novos relacionamentos.
Bernardo já está acostumado com a sua rotina e fica bem chateado quando é obrigado a ter uma estagiária gruda nele, por ordem do chefe, Rafaela deverá seguir Bernardo aonde ele for, precisará aprender com ele, Rafaela entrou no jornal com ótimas recomendações e estão todos otimistas, tirando Bernardo, claro, ele não quer ser baba de estagiária e começa a dificultar as coisas para ela. Rafaela não é de levar desaforo para casa, então não deixa que Bernardo tire proveito da situação e exige que ele faça seu trabalho direito, ensinando a ela e não apenas lhe dando tarefas sem importância.

Os dois não se dão bem, mas ambos reconhecem a competência um do outro. Bernardo demorou a ver o quanto a estagiária tem potencial e ao se dar conta disso tenta ajudá-la, mas ele não leva o menor jeito com isso e acaba passando para ela a impressão de que não a quer por perto ou que não gosta do trabalho dela. E o que os dois não sabem é que toda essa hostilidade que compartilham tem outro motivo, eles não entendem bem os seus sentimentos, mas a verdade é que eles  mexem um com o outro e não estão sabendo lidar com as descobertas que estão fazendo.
Minha impressão
Sabe aquele livro apaixonante? Que você se envolve tanto com a leitura que não quer parar de ler? Assim é A Menina dos Olhos Molhados, uma trama cativante, leve, divertida, com um romance fofo e que nos deixa com um sorrisinho no rosto ao terminar a leitura. O Bernardo e a Rafaela são personagens muito envolventes. Esse livro é um spin-off de Azul da Cor do Mar e conta a história pelos olhos de Bernardo.

No primeiro livro eu me encantei demais com o casal, mas esse segundo está ainda melhor. No anterior a vida de Bernardo era um mistério e a autora guardou para o final algumas explicações sobre ele, nesse volume nós já começamos a leitura cientes do que lhe aconteceu, mas podemos ver em detalhes como ele passou por cada situação no passado, além de acompanhar pelo seu ponto de vista as coisas que vemos com Rafaela no primeiro.

Olha, a Rafa é muito estabanada e ver de novo as mancadas e trapalhadas dela é bem engraçado, ainda mais sendo o Bernardo o narrador. Se eu já era fã do casal, agora sou ainda mais. Marina Carvalho mais uma vez traz uma obra fascinante, com uma história linda e muito bem desenvolvida.

O livro intercala cenas do passado e do presente, aos poucos entendemos melhor o que aconteceu com o Bernardo para que ele ficasse tão fechado e podemos sentir a dor dele quando é revelado o que ele perdeu, é muito triste e ao mesmo tempo revoltante.

É um livro que eu recomendo demais a leitura. Ah, dá para ler fora de ordem? Dá sim, mas lendo na ordem a experiência com a leitura de ambos vai ser melhor, assim quando chegar ao segundo você vai poder matar a saudade dos personagens e conhecer alguns outros pontos.

Minha nota para o livro

13 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro desde o seu lançamento, e hoje que eu descobrir que se trata de um spin-off do livro Azul da Cor do Mar. Amo romances que intercalam passado e presente, de forma que possamos compreender o que aconteceu para o personagem agir de tão forma. Pela sua descrição se trata de um romance que facilmente cativa o leitor, agora quero mais do que nunca ler esse e o outro livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que capa mais linda! Eu já vi esse livro em algum lugar, mas não sabia que tinha a ver com "Azul da cor do mar", haha. Não li nenhum dos dois ainda, mas pelo o que tu disse essa obra parece ser realmente maravilhosa. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parece bem interessante o contrate entre as personalidades dos personagens. Gosto de livro assim. Pela sua resenha tudo parece muito legal de se acompanhar, principalmente a evolução dos personagens.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu sou apaixonada pelos livros da Marina porque ela escreve com leveza em assuntos que são profundos, como do coração.
    Ela escreve personagens bem realistas e principalmente que são engraçados e independentes que não se fazem de vítimas eternamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Já li muitas resenhas positivas desse livro, e apesar de não ter lido nada da autora, tenho bastante curiosidade sobre suas obras. Outro ponto que eu acho maravilhoso é a capa do livro, ela é muito linda. Espero poder lê-lo esse ano

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bea

    Eu tenho muita curiosidade em ler algo da Marina, ela é mega elogiada e ja tenho Amor nos tempos do ouro na estante. Gostei de conhecer este, mais contemporâneo, acho que seria um livro que iria gostar principalmente por essa narrativa intercalada entre passado e presente que eu sempre gosto bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Que livro lindo, Bia. Acho que já te falei que adoro personagens com um passado misterioso que deixou marcas para a vida. Gostei da Rafaela antes mesmo de ler o livro rsrs e preciso descobrir o que o protagonista perdeu , então é recomendação mais que anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Puxa, eu já li alguns livros da Marina, inclusive "Azul da cor do mar", mas eles acabaram não me conquistando, então não leria este. Acho a narrativa mais da mesma, bem previsível e bem enrolada. Mas que bom que acabou gostando da leitura :) Não é mais a minha praia, hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, quanto tempo eu dormi? Eu não sabia que essa era a versão do Bernardo! Quero pra ontem, sério. Azul da cor do mar foi um livro muito apaixonante pra mim, gostei demais da escrita da autora e gostaria de revisitar a história, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Oi Bea, tudo em cima?

    QUE CAPA LINDA aaaah
    Eu amo quando as editoras se empenham para fazer algo realmente bonito. Eu não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de ler por conta disso (e sua resenha também rs).

    Adoro livros que são versões da mesma história com outros personagens, deixa o coraçãozinho dessa curiosa quentinho haha

    --
    Tiffannyk
    #thereviewbooks | @thereviewbooks
    http://thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Algumas amigas minhas já leram os livros da Marina, e gostaram bastante. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas já quero saber o que aconteceu com o Bernardo, gosto muito quando os personagens cativam o leitor, deixa a leitura mais apaixonante, também gosto quando a narrativa é intercalada! <3

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH não vejo a hora de ler esse livro. Fã dos desenvolvimentos da Marina, tenho grandes expectativas para essa leitura. Porém, estou a espera do relançamento do primeiro para ler na ordem, assim como foi idealizado (mesmo dando para ler fora de ordem rs). Espero amar, assim como você, mas vindo da Maria tenho quase certeza que irei gostar. Adorei a resenha e as fotos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Só tive um contato com a escrita da autora e lembro que gostei, esse livros quando saiu fiquei mega curiosa, mas com o tempo foi ficando para trás rs' mas ao ler a sua resenha batei aquela vontade de conferir. Também quero ler "Azul da Cor do Mar", a autora é bem elogiada, e espero poder conferir esse romance.

    beijos!

    ResponderExcluir