[Resenha] Lendários

15 de setembro de 2021

Título: Lendários (Livro #01)
Autor: Traacy Deonn
Editor: Intrínseca
Páginas: 592
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez.

Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia eletrizante e sensível sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes. Com uma narrativa poderosa e personagens marcantes, o livro figurou por semanas na lista de best-sellers do The New York Times, foi indicado ao Hugo Awards, um dos prêmios mais importantes de fantasia, e recebeu, entre outros, o Coretta Scott King-John Steptoe Award para Novos Talentos, concedido a livros jovens e adultos escritos por pessoas negras.

Resenha
“Eu me dou conta, então, de que vim até aqui pela minha mãe e pela verdade, mas a dor de existir sem ela, a chaga profunda dentro do meu próprio peito, não melhorou nem um pouco. Só mudou de formato.”
Bree tem dezesseis anos e se tornou uma jovem um tanto quanto rebelde após a morte de sua mãe. A culpa a corrói porque seus últimos momentos juntas não foram amistosos, elas brigaram e brigaram feio. Então, quando recebeu a notícia do acidente, o mundo de Bree desabou. Ela e o pai lidam com o luto de maneiras diferentes, mas ambos se respeitam, só que ela precisar sair, não consegue mais ficar em casa. É quando surge uma bolsa de estudos em um programa da Universidade da Carolina do Norte.

Seria a fuga perfeita se justamente ali não estivesse acontecendo algo que mudaria a vida de Bree para sempre. E mais, a mãe dela estudou na mesma universidade e escondia algumas informações para proteger a filha e o marido. No primeiro dia na universidade, Bree vai a uma festa de boas-vindas e testemunha algo que a deixa perplexa, o pior de tudo é que ela é a única pessoa capaz de ver o ataque aterrorizante. Tem um garoto que a deixa nervosa, com arrepios quando seus olhares se encontram, esse garoto está lidando com a situação de uma maneira tão pavorosa quanto o ataque demoníaco em si.
Bree o sente invadindo a sua mente e mandando que ela vá embora, e é o que ela faz. Mas não consegue tirar da cabeça a cena que presenciou nem o que o garoto estava fazendo. Ele, obviamente, tentou manipulá-la e mexer com a sua mente para que ela não se lembrasse do que viu, no entanto, não funcionou com ela e Bree não pode deixar que ele perceba isso.

A partir desse momento, as coisas vão ficando cada vez mais estranhas, é uma cadeia de segredos que Bree vai pouco a pouco descobrindo e ela percebe que a morte de sua mãe pode estar ligada a tudo isso. Todo esse mistério no campus está relacionado com os Lendários, eles são membros de uma antiquíssima ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do Rei Artur e são responsáveis por proteger a humanidade, eles caçam os demônios. A Ordem é altamente poderosa, mas seus inimigos também são. E Bree está em busca de respostas para o que aconteceu com sua mãe, ela quer se infiltrar na Ordem, quer fazer parte dos Lendários sendo a escudeira de um dos descendentes.
Como o seu comportamento não está adequado na faculdade, o reitor designa um dos veteranos para instruí-la e ajudá-la, Nick é um membro desgarrado da Ordem e quer distancia, por mais que ele seja um dos mais poderosos, simplesmente não aceita. Porém, para proteger Bree ele precisará retornar e isso causa certo alvoroço, por que depois de tanto tempo um herdeiro afastado por vontade própria resolveu voltar? Bree não sabe nada e cai de paraquedas nos rituais dos Lendários, ela começa a aprender um pouco sobre a magia e o mundo sobrenatural, começa a perceber que também tem alguns poderes, mas os seus são diferentes, a começar com o dom de bloquear a manipulação mental.

Quanto mais conhece a Ordem, mas ela desconfia que a morte de sua mãe não foi acidental. A Ordem teria mandado matá-la ou tentado protegê-la? Bree conhece uma mulher que diz ter sido amiga de sua mãe e mostra a ela outros aspectos da magia que a jovem não fazia ideia de que existiam e seus poderes parecem se encaixar melhor com esse outro grupo. O que fazer? Em quem confiar?
Minha impressão
Que livro é esse, Brasil? Lendários é a estreia da Tracy Deonn e é uma obra que nos ganha logo no começo e fica quase impossível parar a leitura, a cada página temos novas informações e queremos saber mais, conhecer mais sobre os Lendários e descobrir, junto com a Bree, o que aconteceu com a mãe dela.

A jovem de dezesseis anos perdeu a mãe em um acidente, mas quando Bree vai para a universidade participar de um programa para alunos de excelência acadêmica ela descobre que a morte da mãe pode ter sido, na verdade, um assassinato e quer descobrir quem está por trás disso. No primeiro dia ela já presencia algo que a deixa aterrorizada e acaba se envolvendo com os Lendários, só que ela não sabe se pode confiar neles, a única coisa que sabe é que a morte de sua mãe não aconteceu da maneira como fizeram parecer e os Lendários podem estar envolvidos. Resta descobrir se eles tentaram ajudar ou se foram os responsáveis pelo crime.

A autora tem uma escrita fluída e nos traz personagens bem construídos, a Bree no começo não me convenceu, teve atitudes que me irritavam bastante, mas acredito que a autora tenha tido a intenção de mostrar o amadurecimento dela e gostei de ver como ela foi mudando. Outro ponto que gostei foi em ver a questão do racismo ser abordado, a Bree é uma jovem negra e em algumas situações é julgada pela cor de sua pele, não pelo seu mérito, não pode sua força  não por seu poder.

E que final foi esse, gente? Preciso do segundo volume o mais rápido possível!


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário