[Resenha] O Farol

17 de setembro de 2021

 

Título: O Farol
Autor: Emma Stonex
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Em seu romance de estreia, já traduzido para mais de vinte países, Emma Stonex narra mistério que ronda a morte de três funcionários de um farol em alto-mar.
Em 1972, três faroleiros somem de um farol remoto, a quilômetros de distância do litoral. A porta de entrada do lugar está trancada por dentro. Os relógios estão parados ― todos no mesmo horário. O registro do faroleiro-chefe descreve uma terrível tempestade, mas o céu está limpo.
O que aconteceu com os homens do farol? O mar revolto sussurra seus nomes. A maré muda sob as ondas, afogando fantasmas. As águas algum dia poderão revelar o segredo deles?
Vinte anos depois, as esposas ainda lutam para seguir em frente. A tragédia deveria ter unido Helen, Jenny e Michelle, mas, em vez disso, as afastou mais. Quando um escritor aparece, tentando resolver o mistério, elas têm pela primeira vez a oportunidade de contar sua versão da história. Mas a verdade só virá à tona se tiverem coragem de enfrentar seus maiores medos.
Inspirado em fatos reais, O farol é um mistério inebriante e cheio de segredos que marca a estreia literária de Emma Stonex. “Escrito com perfeição”, segundo o jornal The Guardian, este livro é também uma história de amor e luto que explora de que forma nossos medos turvam os limites entre o real e a imaginação.

Resenha
“Ser faloreiro é o melhor emprego possível para alguém que está acostumado a ficar trancado e a viver em espaços fechados. Eles também costumam ser muito disciplinados, já que levam um estilo de vida bastante rígido. Era comum trabalhar em um farol com um garoto saído do sistema prisional ou com alguém que tivesse sido preso. O problema era que, quando dava alguma coisa errado, e sempre dava, era fácil apontar o dedo.”
Três homens isolados em meio ao mar, tendo apenas uns aos outros como companhia. Os dias em que passam no farol são solitários, mas lhes dá a oportunidade para pensarem e se afastarem dos problemas que têm em terra. E então algo ruim acontece. Os três faroleiros desaparecem e quando chegam para a troca de turno o que encontram é um cenário muito estranho e sombrio.

O farol estava trancado por dentro e a empresa autorizou a entrada do barqueiro e os homens, a mesa de jantar estava posta para dois (não três), os dois relógios do farol estavam parados exatamente no mesmo horário, não havia marcas de sangue, nenhum sinal de luta, tudo metodicamente organizado e sem qualquer vestígio do que possa ter acontecido aos três faroleiros. Todos ficam preocupados, uma série de hipóteses começa a surgir, as famílias querem respostas, mas cada uma das esposas reage de uma maneira diferente.  Os anos se passam e o mistério continua sem solução.
Vinte anos depois, um escritor famoso resolve escrever sobre o caso dos faroleiros desaparecidos e começa a investigar. Ele procura pelas esposas para entrevistá-las e tentar encontrar mais informações que o grande público não teve acesso. Ele está certo de que alguém está escondendo alguma coisa, seja a empresa ou as esposas, mas três homens não poderiam desaparecer da maneira como aconteceu com eles. Não sem deixar algum rastro, não sem que corpos fossem encontrados, manchas de sangue ou evidências de brigas.

As mulheres não se uniram com o passar do tempo, não se apoiaram, não se consolaram. Elas se afastaram.  E o aparecimento desse escritor traz à tona segredos que elas desejavam que permanecessem escondidos. Houve um motivo para que elas não tivessem se unido em um momento de dor, algo aconteceu para que as três mulheres se distanciassem. Qual delas contará a verdade? Quem estará disposta a deixar as diferenças de lado para que a verdade seja revelada?
Mas as mulheres dos faroleiros não são as únicas que tinham segredos, seus maridos também tinham coisas que não queriam que ninguém descobrisse. Um caso extraconjugal; um crime hediondo; um trauma. Três homens confinados uns com uns com outros, sem saberem ao certo se podem confiar naqueles com quem dividem o farol por tantos dias. Sem terem a certeza de que podem dormir e vão se levantar no dia seguinte sem nenhum contratempo. O clima entre eles começou a mudar, está mais tenso. Há algo acontecendo ali, será que eles percebem?

Quando os três faroleiros desapareceram, suas esposas ficaram desoladas. Uma, aceitou o destino do marido; outra esposa sentiu o peso do passado de seu grande amor ser cobrado, mas não tinha o que fazer e seguiu em frente; a última das esposas ainda espera pelo retorno de seu marido, como ele pôde tê-la abandonado? O escritor descobre um emaranhado de mentiras e reúne informações que podem dizer o que aconteceu àqueles homens, porém suas investigações o levaram a informações verdadeiras? O que ele descobriu será o que aconteceu?
Minha impressão
O Farol é um livro de suspense que prende o leitor desde as primeiras páginas, temos um mistério que nos deixa intrigados e tentamos desvendá-lo, com o passar das páginas vamos coletando algumas pistas aqui e ali e ficando cada vez mais curiosos para entender o que aconteceu aos faroleiros. Quanto mais descobrimos sobre eles e suas famílias, mais ficamos interessados.

A obra é inspirada em uma história real, mas a autora deixa bem claro que os acontecimentos contidos no livro e as personalidades dos personagens nada têm a ver com a realidade. Ela escreveu a trama como uma homenagem aos faroleiros que desapareceram em dezembro de 1900 em um farol na ilha de Eilean Mòr.

No livro, acompanhamos dois tempos: O passado, onde vemos o que está acontecendo com os faroleiros no farol; e o presente, quando acompanhamos um escritor entrevistando as esposas dos homens. A escrita da autora é bem fluída e envolvente, ela nos entrega personagens que queremos desvendar, personagens interessantes e muito bem construídos.

Eu gostei bastante de como a autora conduziu a trama e também gostei do final. O mistério com os faroleiros eu já esperava, mas momentos antes de desvendar, temos uma revelação bombástica. Cada um dos faroleiros esconde algo, e algumas das esposas também não são totalmente sinceras.

O que aconteceu com os três faroleiros que desapareceram? Como a porta estava trancada por dentro? Por que não há sinal de briga ou manchas de sangue? E a pergunta mais importante de todas: Onde eles estão?

O Farol é um livro que eu recomendo, temos intrigas, traições e muitos mistérios para serem desvendados ao longo das páginas. 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário