[Resenha] Sete Mentiras

10 de setembro de 2021

 

Título: Sete Mentiras
Autor: Elizabeth Kay
Editora: Suma
Páginas: 272
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Intrigante, sofisticado e sedutor, Sete Mentiras é um thriller hipnotizante sobre a complicada e tóxica amizade entre duas mulheres, sobre a obsessão em suas entrelinhas e sobre os sacrifícios que estamos dispostos a fazer por amor.
Desde crianças, Jane e Marnie são inseparáveis. As duas têm muito em comum. Aos vinte e poucos anos, ambas se apaixonam e se casam com homens jovens e bonitos. Só que Jane nunca gostou do marido de Marnie. Ele é tão arrogante, tão exibicionista, age como se chamar atenção fosse seu objetivo de vida.
O que é bem irônico… agora que ele está morto.
Se Jane tivesse sido sincera desde o início, se não tivesse mentido, talvez o marido de sua melhor amiga ainda estivesse vivo. Esta é a chance de Jane contar o que de fato aconteceu. Mas a pergunta é: será mesmo a verdade?

Resenha
“Se eu não tivesse contado a primeira mentira, contaria todas as outras?”
Amigas inseparáveis, elas pensavam. Sinceridade acima de tudo, elas acreditavam. Mas Jane e Marnie não se conhecem tão bem quanto imaginam, bom, pelo menos a Marnie não sabe quem a Jane realmente é e do que ela é capaz para manter seus segredos escondidos.
Jane tem uma obcessão por Marnie, ela é seu porto seguro, sua base, seu alicerce. Quando toda a sua vida desmorona, ela recorre à Marnie para ajudá-la a se reerguer. Mas essa amizade está abalada pela presença incômoda de Charles, namorado da Marnie. Jane não gosta dele, nunca gostou, no entanto, precisa suportá-lo pelo bem de sua amizade, já que sua melhor amiga é completamente apaixonada por ele.

“Se eu tivesse sido sincera, se tivesse sacrificado nosso amor pelo deles, Charles quase certamente ainda estaria vivo.”
Charles é egoísta, exibido, com atitudes machistas, manipulador, mentiroso... Jane poderia passar horas listando as piores características dele e os motivos pelos quais sua amiga não deveria se casar com um homem tão desprezível assim, no entanto, quando Marnie lhe pergunta se ela acha que eles são certos um para o outro, Jane é incapaz de contar para a amiga o que sente. Contar para Marnie o quanto odeia o homem com quem a amiga vai se casar destruiria a amizade delas.

Mentira atrás de mentira, Jane se prende cada vez mais em uma teia de segredos que acabam desgastando a amizade. Ela não quer isso, não quer perder a pessoa mais importante do mundo, então tenta fazer aquilo que acredita ser o certo. E então Charles morre e Jane vê nesse lamentável (para amiga) episódio a oportunidade perfeita para voltar a fortalecer seus laços com Marnie. Todas as vezes que Jane precisou, Marnie estava lá, agora chegou a sua vez de juntar os caquinhos da amiga, colá-los e ajudá-la a superar.
A vida de Jane não anda nada bem, ela está cheia de problemas e precisa de Marnie mais do que nunca, porém, respeita a amiga e apenas fica lá disponível para ela a qualquer momento que ela precise. Sua vontade é não desgrudar nunca de Marnie, mas lhe dá espaço. As coisas pareciam que finalmente se ajeitariam, sem mais impedimentos para que a amizade pudesse ficar ainda mais forte. Só que Jane não contava com dois imprevistos: um, deixado por Charles e que está consumindo todo o tempo de Marnie; o outro, uma jornalista intrometida que está causando problemas para elas.

Valerie é uma jornalista que quer se destacar, publica matérias sensacionalistas e distorce aquilo que as pessoas lhe contam. Quando fica sabendo do acidente em que Charles morreu ela começa a investigar, rebate as hipóteses da polícia e levanta muitas histórias que colocam Jane e Marnie como possíveis assassinas. Jane sempre resolveu tudo até agora, vai ter que lidar com Valerie também. Não pode deixar que uma jornalista estrague a sua amizade com Marnie justo agora que ela está conseguindo voltar a fazer parte da vida da amiga. Uma mentira a mais, uma mentira a menos. Quem se importa? Jane já contou tantas mentiras mesmo!
Minha impressão
Um thriller psicológico que nos mentem intrigados e tem um ritmo eletrizante, fazendo com que fiquemos cada vez mais curiosos. No entanto, após metade do livro as coisas se perdem e a trama sofre uma queda brusca no ritmo, o suspense já não se sustenta e a nova personagem poderia fazer as coisas melhorarem, mas ela é justamente o motivo de a trama desandar depois de ter alcançado o ponto alto com a morte de Charles (isso não é spoiler, está na sinopse do livro e é o foco do enredo).

Jane e Marnie são amigas, Jane é obcecada por Marnie e não consegue se sentir bem pela amiga quando a outra está sendo feliz sem ela. Jane é extremamente tóxica! O livro começa com Jane nos contando que Charles morreu e confessa que se tivesse sido sincera desde o começo, talvez ele ainda estivesse vivo. Mas o que aconteceu, não sabemos ainda. Não temos ideia de como ele morreu, se foi assassinado ou se foi um acidente. Só sabemos que Jane vem mentindo para Marnie e suas mentiras levaram à morte de Charles.

Eu fiquei presa à leitura e quanto mais eu lia mais eu queria chegar ao final e entender o que teria acontecido. Mas quando Charles morre e temos a grande revelação do que aconteceu, o ritmo cai completamente e isso se dá em cerca de 50% do livro. Quando chega uma jornalista questionando a versão da polícia para a morte dele, até que as coisas poderiam melhorar, mas a Valerie se torna uma personagem insuportável e ao final da leitura eu percebi que ela não teria feito a menor falta se não tivesse sido inserida. Mas o livro volta a melhorar já perto do final e temos uma bomba prestes a explodir. Meu coração quase saiu pela boca, a vontade era entrar no livro e impedir uma crueldade que estava para acontecer.

Sete Mentiras é uma leitura que vale a pena mesmo que se perca um pouco na metade da narração, a autora consegue recuperar o ritmo e o final faz tudo valer a pena. Eu gostei bastante e recomendo! 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário