O Silêncio das Filhas | Diário de Leitura

3 de setembro de 2021

Oi, gente! Hoje eu vim contar para vocês sobre a minha leitura atual, O Silêncio das Filhas. É uma distopia que com certeza vai agradar aos fãs de O Conto da Aia. Passei da metade do livro e está sendo uma leitura interessante, fico indignada com as coisas que acontecem na ilha e em como as pessoas ali isoladas vivem, o fanatismo religioso, e – principalmente – os abusos físicos e psicológicos que as meninas e mulheres sofrem.

Na ilha, moram famílias que não têm acesso ao continente e qualquer contato externo se dá única e exclusivamente por meio dos Viajantes, que são grupos de homens privilegiados que podem ir e vir para trazer recursos para a ilha, mas limitam as informações que chegam à população. Tudo o que precisam é feito na ilha e o que não conseguem plantar ou construir, os Viajantes trazem em suas excursões.

Os homens controlam tudo, as mulheres não podem andar desacompanhadas e nem fazer reuniões sem uma presença masculina. Desde o nascimento, as meninas são moldadas para se tornaram perfeitas esposas e donas de casa. Suas vidas não lhes pertencem, elas são propriedade dos homens – primeiro de seu pai, depois de seus maridos.

A relação pai e filha e perturbadora, embora a autora não detalhe os abusos (pelo menos não detalhou até a página que eu li) nós podemos ver o que acontece com as meninas, os pais são monstros que possuem os corpos das próprias filhas, elas sentem nojo deles, medo, pavor e tudo o que mais querem é sair de casa. Mas, então, quando conseguem sair dessa monstruosidade, elas se enfiam em mais uma porque são obrigadas a se casarem e seus maridos logo se tornaram pais também e elas serão obrigadas a assistirem às suas filhas passando pelo mesmo processo tortuoso.

Quero ver como as coisas vão terminar, há algumas páginas aconteceu algo que me deixou bem surpresa e triste, e as meninas estão começando a reagir a isso, questionando as vontades dos ancestrais e as regras que regem o lugar. Todas querem uma vida diferente, mas o que podem fazer se estão presas na ilha? Conto mais para vocês depois, quando eu terminar de ler trago a resenha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário