[Resenha] Por Um Corredor Escuro | Livro

31 de março de 2021

 

Título: Por Um Corredor Escuro
Autor: Lois Duncan
Editora: Minotauro
Páginas: 208
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Clássico do horror, da autora best-seller de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, agora na Planeta Minotauro!Depois que uma porta se abre, não dá para controlar quem passa por ela.Esse lugar é amaldiçoado. As palavras martelam a cabeça de Kit Gordy quando as torres da escola Blackwood surgem sobre os pesados portões de ferro. Com o passar dos dias, Kit tenta se ajustar à rotina do internato, ainda que não consiga se livrar dos frios na espinha causados pela imponente mansão e pelas histórias que rondam a propriedade. Suas colegas, então, passam a desenvolver habilidades extraordinárias, sem qualquer explicação. Os estranhos pesadelos, as vozes nos corredores escuros, as cartas de amigos e familiares que nunca chegam a seu destino: tudo isso acaba obscurecido pela magia que se esconde em cada canto de Blackwood. Quando Kit finalmente descobrir a verdade por trás daquela escola, pode ser tarde demais.

Resenha
“Quando os caminhos para o outro mundo se abrem, não dá para controlar quem viaja neles.”
Kit Gordy vai para um colégio interno, não tem nada que ela possa fazer para convencer a sua mãe a mudar de ideia. Na verdade, quem manda agora é o padrasto e os dois não se dão bem, mas se toleram por causa da mãe dela. Bom, os pombinhos vão passar o ano viajando em lua de mel e resolveram o problema “Kit” matriculando-a em um internato que fica distante de tudo e não tem sinal de internet nem de celular. A primeira coisa que a jovem pensa quando vê a mansão – que agora é um colégio para meninas – é que o lugar é amaldiçoado.

Todo o ambiente tem um ar muito sombrio, ela não sabe dizer ao certo o que é, mas sente que o lugar é assombrado. Implora para a mãe deixá-la ficar na casa da melhor amiga, mas só recebe um não como resposta e algo como “espero que fique bem aqui, querida”. Para piorar, Kit chega um dia antes de todas as demais alunas, sua mãe havia combinado isso com a dona do lugar por causa da viagem. Então Kit fica sozinha no andar dos quartos e arrepios são inevitáveis. Tudo ali é muito sinistro. A cama de dossel parece que vai matá-la sufocada enquanto dorme, o corredor é assustador e ainda tem problemas com a lâmpada. E o pior de tudo é o frio, o vento gelado que ela sente mesmo com todas as janelas e portas fechadas.
Pela região há boatos envolvendo a mansão, Kit não sabe até que ponto eles são verdade, mas confia nas palavras da cozinheira do internato. Ali morava uma família que morreu drasticamente, o Sr. Brewer perdeu a esposa e os filhos, mas não abandonou a casa e continuou falando com as pessoas como se a sua família estivesse viva, ainda morando com ele. Quando ele morreu, ninguém queria a casa. Então Madame Duret a comprou, investiu uma quantia enorme em reforma e transformou a mansão em um internato bastante peculiar, a começar pelas provas de admissão e pelo seleto número de estudantes que são aceitas.

Os métodos de ensino de Madame Duret são diferentes, mas os pais das alunas não sabem disso quando as matriculam, nem têm como saber, já que as filhas não têm acesso à internet e a telefones. O único meio de contato com os pais é através de cartas que são monitoradas. Todas as meninas sentem que há algo errado ali, só não sabem o que é... ainda. Mas em breve vão descobrir. Kit tenta se adaptar á rotina, tenta se esforçar nas aulas, tenta fazer amizades, mas coisas estranhas não param de acontecer e ela fica cada vez mais desconfiada. As alunas foram escolhidas a dedo por causa de uma única característica em comum que as transforma em verdadeiras preciosidades para Madame Duret e seus métodos, digamos, revolucionários.
Em alguns dias, as outras alunas começam a desenvolver habilidades que não tinham antes. Uma a uma elas descobrem que possuem dons que até então não haviam se manifestado, e o que perturba Kit é que nenhuma dessas novas habilidades das meninas parece ser natural, definitivamente não são dons. Mas o que está acontecendo? Por que ela é a única que ainda não viu nenhuma mudança? Kit tem muitos pesadelos e eles vão se intensificando, às vezes parecem até ganhar vida. E ela não é a única.

A onda de pesadelos pela escola está cada vez mais forte, uma das meninas, inclusive, jura que tem uma mulher que fica parada ao lado de sua cama enquanto ela dorme. Todas as meninas têm a chave dos próprios quartos para os trancarem quando saírem, mas do lado de dentro nenhuma das portas possui trancas. O é que assustador, elas poderiam ficar trancadas lá dentro e ninguém poderia ajudá-las caso precisassem. Quando a verdade sobre a mansão vier à tona, poderá ser tarde demais. Kit não desistirá de se livrar do que o destino reservou para ela. Vai lutar com todas as suas forças para conseguir sair dali e tentar levar consigo as outras alunas.
Minha impressão
Por Um Corredor Escuro é um livro de terror voltado para o público jovem, então é um pouco mais leve, mas para quem nunca leu nada do gênero é uma ótima dica para começar. Temos cenas tensas que provocam arrepios, uma mansão misteriosa que certamente é assombrada, coisas estranhas acontecendo, luzes se apagando, portas se fechando, gritos durante a noite, vozes pelo corredor, sombras não explicadas... todos os elementos que nos prendem a um bom terror  e sem ser muito pesado. É uma leitura viciante, depois de começar a ler é impossível parar.

Enquanto a mãe e o padrasto de Kit viajam em lua de mel, ela deverá estudar em um internato completamente diferente. Claro que ninguém tinha ideia do que o lugar esconde, mas assim que põe os olhos na mansão a Kit entende, é uma mansão assombrada. Sem ter como fugir, sem poder falar com a mãe ou ter acesso ao mundo exterior, ela não tem alternativa, tenta se adaptar à rotina do internato. Mas não dá, é tudo muito sinistro. Fica difícil se concentrar nas aulas, os pesadelos recorrentes ficam cada vez mais intensos e suas madrugadas são apavorantes. Ela sabe que dormiu, mas acorda com a sensação de ter feito algo a noite toda, seus dedos doem, ela está cansada. E com todas as meninas da escola é a mesma coisa.

O internato só aceita um pequeno número de estudantes e escolhe as meninas por uma peculiaridade que todas elas têm, é através dessa característica em comum que os planos da dona do lugar serão colocados em prática. Sem pedir autorização, sem explicar o que está acontecendo. Elas simplesmente serão usadas para aquilo e pronto, sem direito a se negarem, sem poderem se defender. E quando Kit descobrir o que Madame Duret verdadeiramente faz, poderá ser tarde demais.

Eu gostei muito dessa leitura, ainda não assisti ao filme, mas pelo trailer vi que parece estar assustador demais e quero ver em breve. O livro tem uma premissa que nos prende desde as primeiras páginas e só nos envolve com o passar delas. Eu senti falta de um epílogo, mas isso não é nenhum problema, tudo fica muito bem explicado, não tem pontas soltas, eu que gostaria de ver o que aconteceu depois. Recomendo!


Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Oi, Beatriz!

    Ainda não conhecia esse livro e a sua resenha me deixou curiosa para saber o que acontece no internato e o significado ou motivação das coisas estranhas que acontecem por lá.
    Ademais, não sabia que tinha um filme e fui ver o trailer e não gostei muito do que encontrei nele rs, não conseguiu despertar o meu interesse, ao contrario do livro que espero ler.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir