[Resenha] A Garota do Penhasco

15 de março de 2021

 

Título: A Garota do Penhasco
Autor: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Páginas: 416
Ano: 2019
*Cortesia da editora
Sinopse: Tentando superar um coração partido, Grania Ryan deixa Nova York e volta para a casa dos pais, na costa da Irlanda. Lá, na beira de um penhasco, em meio a uma tempestade, ela conhece Aurora Lisle, uma garotinha de 8 anos que mudará sua vida para sempre.

Apesar dos avisos da mãe para ter cuidado com os Lisles, Grania e Aurora ficam cada vez mais próximas, e ela passa a cuidar da menina sempre que Alexander, o belo e misterioso pai, precisa viajar a trabalho. O que Grania ainda não sabe é que há mais de cem anos o destino das famílias Ryan e Lisle se entrelaçam inexoravelmente, nunca com um final feliz.

Através de cartas antigas, Grania descobre a história de Mary, sua bisavó, e começa a perceber quão profundamente conectadas as duas famílias estão. Os horrores da guerra, o destino de uma criança, a atração irresistível pelo balé e amores trágicos vão deixando sua marca através das gerações. E agora Grania precisa escolher entre seguir em frente ou repetir o passado.

Alternando entre romance histórico e contemporâneo, A garota do penhasco é um livro sobre mulheres fortes, grandes sacrifícios e a capacidade do amor de triunfar sobre tudo.

Resenha
Grania Ryan acabou de passar por uma situação que a abalou muito e mudou toda a sua vida, ela perdeu um bebê e justo no momento em que estava mais fragilizada ela descobriu uma coisa que a deixou muito triste e querendo fugir. Então a solução que ela encontra é justamente largar tudo em Nova York e ir passar uns tempos na casa da família lá na Irlanda. Ela só não imaginava que essa decisão traria à tona segredos de... tudo começou quando ela conheceu uma menininha no penhasco.

Aurora Lisle é apenas uma garotinha de oito anos, mas carrega no sobrenome da família uma história forte que ela nem sequer imagina. Sua mãe sempre foi meio distante, ia a muitos médicos, estava sempre deprimida, até que um dia ela se jogou do penhasco e Aurora presenciou o momento. Ela diz que vê o fantasma da mãe e que ela a chama, a atrai para o penhasco também. Obviamente, ninguém acredita nela e os médicos dizem que é o trauma. Aurora gosta de ir ao Penhasco e durante um de seus passeios ela conheceu Grania.
A mãe de Grania não gosta nem um pouco dessa aproximação da filha com a criança da família Lisle, ela não diz exatamente o porquê de não gostar da família, mas Grania sabe que sempre foi assim e não tem ideia do que aconteceu. Contrariando a mãe, Grania se aproxima cada vez mais de Aurora, ela é uma menina encantadora e muito persuasiva também. Aurora convence sua nova amiga a ir até a sua casa para fazem artesanato com papel e cola, o que deixa Grania bem feliz, já que ela é uma artista profissional e trabalha com esculturas.

O pai de Aurora é um homem muito misterioso, ele está sempre viajando a trabalho e deixa a filha com a babá que trouxeram de onde moravam, mas ela agora precisa voltar para casa e Alexander tem a ideia de perguntar para Grania se ela poderia ficar com Aurora. Alexander nunca viu a filha se dar tão bem com alguém e desde que as duas se conheceram, Aurora parece até outra criança. Como Grania não tem planos de voltar para Nova York nas próximas semanas, aceita. E então a mãe dela resolve que precisa contar o que aconteceu entre a família Ryan e a família Lisle, ela entrega a Grania umas cartas antigas de Mary, a bisavó da Grania.
Mary morava na Irlanda, trabalhava como empregada na casa dos Lisle e estava com o casamento marcado, só que seu noivo foi convocado para a guerra e teve que partir com a promessa de que quando voltassem eles iriam se casar. Pouco depois, Mary recebeu uma oferta para trabalhar na casa do patrão em Londres, por ficar mais perto de seu noivo ela aceitou. Lá em Londres ela estava indo muito bem no trabalho, até que o patrão chegou em casa com uma bebê e pediu que Mary tomasse conta da criança. Anna e Mary formaram fortes laços e nutriam uma pela outra o sentimento de mãe e filha. Mas Mary era só a empregada da família e Anna era a protegida do patrão, não era filha dele.

A história de Mary e Anna é muito bonita, cheia de sacrifícios, dor e arrependimentos, mas também é cheia de amor e de entrega. Enquanto está lendo as cartas de sua bisavó Mary, Grania não entende o que isso tem a ver com o desentendimento entre os Lisle e os Ryan, ela só vai descobrir quando se der conta de que a história está se repetindo, mas sabe que nem ela nem Aurora têm culpa do que aconteceu. Ao mesmo tempo, ela quer dar um rumo à sua própria vida, precisa resolver as pendências que deixou em Nova York e precisa falar com Matt, o homem que ama. Ela e Matt moram juntos e desde que Grania largou tudo, ele tenta falar com ela. Agora chegou o momento.

Minha impressão

Eu acho fascinante a maneira como a Lucinda Riley consegue mesclar com tamanha perfeição histórias que se passam no presente com as histórias que se passam no passado. A Garota do Penhasco tem uma trama instigante, a gente quer ler para descobrir o que aconteceu entre as duas famílias, e quando somos levados ao passado é como se fosse uma viagem pelo tempo.

Através das cartas da bisavó de Grania, podemos ir montando as peças do quebra-cabeça e ir entendendo um pouco do que aconteceu, mas as cartas não contam tudo, para isso será necessário que a mãe de Grania coloque as peças que faltam e complete essa história. Os Ryan e os Lisle não se dão bem, há um segredo que vem sendo guardado há muito tempo e que claramente deixou a mãe de Grania muito ressentida.

Quando Grania perde o bebê e larga tudo em Nova York para voltar para a casa dos pais, na Irlanda, ela conhece a pequena Aurora Lisle e as duas se tornam grandes amigas, Aurora tem por Grania o carinho de uma filha e Grania tem por ela o carinho de uma mãe. As duas ficam cada vez mais próximas e quando o pai de Aurora precisa viajar a trabalho é Grania que fica cuidando da menina. Durante as semanas seguintes, Grania descobre o que aconteceu e entende o medo de sua mãe de que ela se aproximasse dos Lisle.

A Garota do Penhasco foi uma leitura que me envolveu demais, me deixou com o coração doendo, em vários momentos eu fiquei tensa e em outros eu estava suspirando. É um livro com uma carga emocional forte, mas também é uma linda história. Ao começar a leitura eu não esperava um final como esse, não mesmo!

Mais um livro da Lucinda Riley para ficar entre os queridinhos. 

Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Olá,
    Adoro os livros da Lucinda e esse li já tem muitos anos, logo que lançou pela Novo Conceito. Não me lembro tanto da história mas lembro que na época não me agradou tanto. Desde então quero reler para ver o que acho mas enrolo. É bom ler resenhas positivas como a sua, me dá a certeza que preciso dar nova chance.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir