[Resenha] Raio de Sol

22 de março de 2021

 

Título: Raio de Sol
Autor: Kim Holden
Editora: Planeta
Páginas: 448
Ano: 2016
*Cortesia da editora
Sinopse: Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Resenha
Kate Sedgwick é uma jovem de dezenove anos que procura sempre ver o lado bom das coisas, não importa o quão ruim a situação seja ela está sempre disposta a aprender algo. Toda a sua positividade lhe rendeu o apelido de Raio de Sol, criado pelo seu melhor amigo Gus. A vida de Kate nunca foi fácil, desde que nasceu ela enfrenta dificuldades e até poderia ficar se lamentando pelas coisas ruins que acontecem, mas ela escolhe ser feliz independentemente do que aconteça.

A mãe de Kate nunca foi um exemplo de mãe, pelo contrário, era completamente negligente com a criação das filhas (Kate e a irmã Grace) e o resultado foi Kate crescendo e tendo que cuidar de si mesma e da irmã – que mesmo sendo mais velha precisava de mais atenção e cuidados, então Kate foi não media esforços para deixar a irmã bem. Foram muitas vezes nas quais Kate protegia da mãe a irmã mais velha e acabava sendo castigada no lugar dela. Mas Kate nunca se importou e faria tudo novamente.
O pai das meninas as abandonou e elas cresceram sem nem conhecê-lo, duas crianças abandonadas pelo pai e sendo criadas por uma mãe negligente. Kate suportava tudo para que o serviço social não a separasse de Grace, então não contava a ninguém o que sofria em casa. Mas ela tinha um amigo que era como se fosse da própria família, ele e a mãe dele foram o exemplo de mãe que ela teve, a família que ela considerava fazer parte. Gus ainda hoje é o seu melhor amigo, eles se apoiam, se completam, fazem de um pelo outro.

A mãe de Kate teve uma morte muito trágica, então ela ficou sozinha para cuidar da irmã e não aceitou a ajuda de Gus e sua mãe, decidiu alugar um quartinho em uma garagem e foi morar com Grace. Agora ela está indo para a faculdade e as novidades a assustam um pouco.  Kate vai precisar ficar por alguns dias na casa de uma tia recém-descoberta que deixa bem claro que a sua presença não é bem-vinda. Mas Kate é muito positiva para se importar com o tratamento que a tia oferece, e inclusive se preocupa com ela ao perceber que a tia está tendo alguns problemas.
A única coisa que Kate não vê um lado bom é o amor, ela não pode se permitir amar alguém, seria injusto com outra pessoa, mas quem pode mandar no coração? Por mais que tentasse não se apaixonar, ela acaba perdidamente apaixonada por Kelller Banks e sabe que ele também se apaixonou por ela, então teme o momento que precisará contar o porquê de não poderem ficar juntos. Keller também não tinha pretensões de se apaixonar, só que Kate chegou em sua vida e arrebatou seu coração. Só que ele também tem os seus segredos e precisará revelá-los a ela.

Dois jovens com segredos que podem mudar o que o outro pensa, mas o amor resiste a tudo, certo? Bom, é isso que eles esperam que aconteça. O amor de Kate e Keller poderá resistir aos segredos que eles têm? Só lendo para descobrir.
Minha impressão
Antes de qualquer coisa eu preciso dizer que quando eu comecei a ler Raio de Sol eu já imaginava que choraria muito, mas eu não estava preparada para a carga emocional que esse livro tem. Eu terminei a leitura completamente destruída, chorando tanto que mal conseguia ler as últimas páginas. E isso me fez amar ainda mais o livro. A autora nos entrega uma história envolvente e com personagens carismáticos, nos traz uma trama que nos faz rir e, quando a gente menos espera, ela nos quebra em pedacinhos que serão difíceis de serem colados novamente.

Kate é uma das personagens mais incríveis que eu já tive o prazer de poder conhecer, ela é inspiradora e me fez desejar ser tão positiva quanto ela quando situações ruins acontecem. Kate é uma lição de vida, de amor, de amizade, de respeito. E em Raio de Sol nós temos outros personagens que merecem destaque. Começando pelo melhor amigo dela, Gus. Eu confesso que shippei esse casal desde o começo, mesmo sabendo que era com Keller que ela ficaria. Não tem um casal Kate e Gus, nunca teve, mas eu queria que tivesse existido.

Keller é um fofo, demorei a aceitá-lo como namorado dela, mas depois de algumas páginas eu já estava derretida por ele também. Kate e Keller são o casal mais lindo e mais fofo, e estou escrevendo essa resenha com lágrimas nos olhos (quem leu o livro vai entender meus sentimentos agora).

Raio de Sol é um livro que nos traz grandes lições, é impossível terminar a leitura sem refletir sobre as questões que lemos na obra e sobre a nossa própria vida também. Esse é um livro que nos muda de alguma maneira. Toca no mais íntimo do nosso ser e se torna uma leitura inesquecível. Quem ainda não leu, recomendo demais que dê uma chance à leitura. Se tornou um dos meus livros preferidos! 


Minha nota para o livro

Um comentário:

  1. Olá Beatriz,
    Que resenha mais linda. Tenho uma amiga que me deu esse livro para ler e me disse que ia amar. Realmente quero muito ler mas sei que também vou me emocionar muito e por isso acabo enrolando. Mas vou tomar coragem, adorei a premissa e sua resenha está linda e transbordando emoção.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir