[Resenha] As Sombras do Mal - As Fitas de Blackwood

4 de março de 2021

 

Título: As Sombras do Mal - As Fitas de Blackwood (Livro #01)
Autores: Gullermo Del Toro e Chuck Hogan
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma das mentes mais criativas e geniais da atualidade, responsável por obras-primas como O Labirinto do Fauno e A forma da água, Guillermo del Toro se consagrou ao criar universos únicos, mesclando fantasia e realidade, beleza e horror. Ao lado do celebrado escritor de suspense Chuck Hogan, escreveu a Trilogia da Escuridão, que se destacou na lista de mais vendidos e deu origem a uma série de TV. Agora, os dois retomam a parceria de sucesso numa trilogia macabra e arrebatadora sobre um mal ancestral que vaga pela Terra desde o início dos tempos.

As sombras do mal: As fitas de Blackwood conta a história do encontro improvável entre a agente do FBI Odessa Hardwicke e o enigmático Hugo Blackwoood. Ao testemunhar um crime brutal e inexplicável e se ver forçada a tirar a vida do companheiro de trabalho, Odessa passa a questionar sua sanidade e seu futuro. Ela não consegue entender o que de fato aconteceu, mas tem uma única certeza: viu um vulto saindo do corpo do amigo, uma presença aterrorizante e maligna que jamais se apagará de sua mente.

Obrigada a realizar serviços burocráticos após o episódio, ela encontra fitas antigas ao organizar os pertences de um agente aposentado, e são essas fitas que a levarão até Hugo Blackwood. Fascinante e traiçoeiro, o homem pode ser a chave para desvendar o que aconteceu com o parceiro de Odessa e, mais ainda, a chance de defender a humanidade de uma ameaça sem rosto: os incorpóreos.

Espíritos vis que se alimentam de emoções e que se apoderam de suas vítimas, essas criaturas estão sempre prontas para abraçar o êxtase da morte e do caos. Blackwood conseguiu capturar três delas, e agora, ao lado de Odessa, parte em busca da última, em uma jornada perigosa que pode levá-los em direção ao abismo.
Resenha
2019, a agente do FBI Odessa Hardwicke se depara com uma situação que colocará a sua carreira em risco. Ela vai ser obrigada a atirar em seu parceiro Walt Leppo e, a partir deste momento, sua vida se torna um verdadeiro caos. Odessa nunca imaginou que coisas com as quais terá contato pudessem existir e que precisaria agir às margens da lei. Leppo cruzou o caminho de quem não deveria cruzar e se tornou apenas uma peça descartável. Odessa testemunhou algo inimaginável, duvidou da própria lucidez, e agora precisa juntar cada pedacinho desse quebra-cabeça para entender o que aconteceu.

Antes de tudo começar, ela e Leppo estavam conversando normalmente, ninguém diria que um agente do FBI experiente como ele entraria em uma cena de crime e tentaria dar fim aos sobreviventes. Uma série de crimes começou a acontecer e os dois agentes chegaram primeiro à casa de um dos suspeitos, o homem tentava matar toda a família. Leppo entrou em luta corporal com ele e – de repente – alguma coisa aconteceu, o homem já não parecia mais querer lutar e Leppo estava fora de si. O homem morreu, Leppo foi atrás das crianças. Odessa precisou matar seu amigo para impedir que ele matasse uma menininha.
Uma investigação é aberta e Odessa não pode continuar fazendo trabalho de campo, sua carreira está por um fio e ela não tem a quem recorrer, até que ponto o depoimento de uma criança abalada poderia cooperar para ajudá-la? Enquanto a investigação esmiúça cada detalhe de sua vida, ela se vê tendo que ajudar um ex-agente  (já aposentado) que está hospitalizado e não tem ninguém para lhe fazer companhia. Odessa o conhece quando pega suas caixas deixadas no trabalho e vai simplesmente devolvê-las, mas ao chegar, Solomon pede que ela leve os pertences para a casa dele e que alimente um peixinho.

É quando ela encontra caixas e mais caixas de fitas escondidas em um cômodo secreto na casa dele. Odessa não entende o que está acontecendo, só sabe que é tudo muito sinistro. Odessa conta a Solomon verdade sobre quando matou Leppo, diz que viu algo sair de dentro do corpo do amigo. Solomon lhe passa o contato do misterioso Hugo Blackwood. Ela só precisaria escrever uma carta contando o que aconteceu e levar a carta pessoalmente e depositá-la em uma caixa localizada em um prédio estranho, praticamente escondido. E ela faz isso.
Blackwood é um homem incomum, não fala sobre seu passado e tem um jeitão bem esquisito. Aos poucos, ele ganha a confiança de Odessa e os dois começam uma investigação própria. Blackwood pode ajudá-la, ele sabe exatamente o que aconteceu com Leppo. Ele, na verdade, já foi o responsável por capturar três dessas criaturas e só existe mais um à solta, e esse ser incorpóreo que está espalhando o caos. Mas Blackwood precisa da ajuda dela, assim como precisou da ajuda de Solomon anos atrás.

Essas criaturas incorpóreas se alimentam da dor, quanto mais sofrimento causam à vitima mais se sentem satisfeitas, porém nunca saciadas, precisam de mais e mais. Então saem de um corpo para outro, vagando pela Terra cometendo atos sádicos. Vai ser uma caçada arriscada, esse último ser solto é astuto e quer acabar com Blackwood. O homem adquiriu alguma experiência ao longo dos anos, mas sabe que não é uma tarefa fácil, prender este último incorpóreo pode ser o seu fim... ou o fim de Odessa.

Minha impressão

Que primeiro  volume é esse, gente? Nossa, que leitura eletrizante! “As Sombras do Mal – As fitas de Blackwood” nos apresenta a uma trama complexa e instigante e que faz o leitor ficar ansioso para desvendar todos os mistérios. Com uma pegada mais sobrenatural, a história nos leva por uma investigação sinistra ao mesmo tempo em que podemos acompanhar um caso do passado e entender a conexão entre passado e presente.

A ligação é Hugo Blackwood, um homem misterioso e que é o único que pode impedir seres incorpóreos de continuarem espalhando o caos pelo mundo, fazendo inúmeras vítimas. Blackwood já capturou 3, a última criatura é ardilosa o bastante para tentar atraí-lo para uma armadilha que poderá resultar em sua morte ou na morte da agente do FBI Odessa. Que viu de perto o estrago que essa criatura pode fazer.

Quando essa criatura tomou o corpo do amigo da agente, ela foi obrigada a matar o amigo antes que ele matasse uma criança, então a vida de Odessa virou de cabeça para baixo e o FBI a está investigando. Odessa e Blackwood se unem nessa caçada, ela sabendo bem menos que ele, mas em alguns casos a ignorância é uma benção. Quanto menos ela souber, melhor. Até chegar o momento de Blackwood precisar ser o mais franco possível e lhe revelar seus segredos mais íntimos e obscuros.

Já estou ansiosa pelos próximos volumes, esse já me deixou completamente fascinada. Ele tem um fim, mas ficam ganchos para os próximos livros e não vejo a hora de descobrir o que vem pela frente. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário