[Resenha] Filhos de Sangue e outras histórias

29 de março de 2021

 

Título: Filhos de Sangue e outras histórias
Autor: Octavia E. Blutler
Editora: Morro Branco
Páginas: 240
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Octavia E. Butler, a Grande Dama da Ficção Científica e autora de clássicos como Kindred: laços de sangue e A Parábola do Semeador, agora nos apresenta uma incrível coletânea de contos e ensaios, uma perfeita introdução para novos leitores e uma aquisição obrigatória para fãs.
Filhos de Sangue, um dos grandes destaques da coletânea, traz uma avassaladora reflexão de Octavia sobre questões como simbiose, amor, poder e escolhas impossíveis. O conto venceu todas as premiações da categoria como Hugo, Nebula e Locus e é constantemente enaltecido como um de seus melhores trabalhos. Todos os contos incluem notas da própria autora, abordando a inspiração, criação e desenvolvimento de suas ideias.Servindo como parábolas dos problemas reais que afligem o mundo atual, cada história nos transporta com poucas palavras pela imaginação extraordinária de Octavia, reforçando a sua posição como uma das autoras mais relevantes da literatura contemporânea.

Resenha
Filhos de sangue e outras histórias é uma coletânea com contos e ensaios de Octavia E. Butler e nos proporciona uma leitura impactante a cada página. O conto que dá nome à coletânea, Filhos de Sangue, foi o que mais me chocou, me causou repulsa e me fez ter pesadelos – embora não seja uma trama do gênero terror. Temos um prefácio escrito pela própria autora no qual ela nos conta sua dificuldade em escrever contos, eles acabavam se tornando histórias bem maiores e ela tinha a vontade de a transformá-los em romances e não contos, ou apenas trechos isolados que não funcionariam sozinhos.

“Ainda assim, vez ou outra, um dos meus contos é um conto de verdade. As cinco primeiras histórias desta coletânea são contos de verdade, Nunca fiquei tentada a transformá-las em romances. Este livro, no entanto, me deixou tentada a suplementá-las, não para fazer com que ficassem mais longas, mas para falar sobre cada uma delas. Por isso, incluí um breve pós-escrito no final de cada conto.”
Os cinco contos desta obra foram brilhantemente escritos e cada um deles – à sua maneira – mexe com o leitor e se torna inesquecível. Ao final de cada conto a autora nos fala um pouco sobre a motivação para escrever a história, sua intenção ou apenas conversar com o leitor sobre o que ele acabou de ler. Ela teve a ideia de fazer isso individualmente após a conclusão de cada conto para não estragar a leitura se colocasse tais informações antes deles. E isso foi genial, ao terminar a leitura a gente quer absorver toda e qualquer informação extra que a autora possa nos oferecer, saber o que ela queria ao nos entregar uma leitura tão intensa e com temas tão perturbadores.
Em Filhos de Sangue nós temos os seres humanos vivendo em uma suposta harmonia com seres chamados Tlics, criaturas cumpridas, com muitos membros, que dependem dos humanos tanto quanto os humanos dependem deles. T’Gatoi é uma Tlic responsável pela família de Gan, um jovem que terá um destino apavorante e ao mesmo tempo importante para que as coisas continuem funcionando.  Nem homens nem mulheres gostam do acordo com esses seres repugnantes e o que os Tlics fazem com os homens especificamente é o mais assustador, mas das mulheres lhes é tirado seu bem mais precioso, e é preciso que as mulheres humanas ofereçam esse sacrifício de bom grado ou será muito pior para toda a família.

O segundo conto é “O entardecer, a manhã e a noite” e nele somos apresentados a uma doença cruel, que tira das pessoas sua dignidade, o controle sobre si e as transforma em pessoas perigosas, capazes de ferir a elas mesmas e a quem quer que esteja por perto. Acompanhamos o crescimento de uma jovem portadora da doença e suas dificuldades, o preconceito por ter a Doença de Duryea-Gode (doença criada pela autora a partir de fragmentos de outras doenças existentes). Em Parentes Próximos, temos a história de uma mulher que acabou de perder a mãe com quem nunca teve um bom relacionamento, ela está lidando com as questões que o falecimento de uma pessoa trazem. Ela nunca foi muito próxima dos demais parentes, o único que ela tem um bom relacionamento é seu tio (irmão da mãe) e é ele que vai revelar a ela alguns segredos da irmã e que vão fazer uma grande diferença para essa mulher.
Sons de Fala
é um conto perturbador, vemos pessoas que perderam a capacidade de falar, ler e escrever. As pessoas se comunicam através de gestos desenvolvidos para tentarem se entender e o caos se instara ao redor do mundo. O último conto é Atalho e mostra a vida difícil de uma mulher trabalhando em um lugar que exige demais dela, outras funcionárias a odeiam e os chefes a ignoram. Ela recorre ao álcool e tem algumas alucinações. Além dos contos, temos ainda dois ensaios, duas novas histórias e, por fim, questões para se discutir ao término do livro.

Nos ensaios a autora conta como foi a sua carreira, como descobriu que queria ser escritora e a dificuldade de ser mulher, negra e pobre, mas não se vitimiza, pelo contrário, ela inspira novos autores, incentiva mulheres negras a escreverem. As duas histórias também trazem enredos complexos e intrigantes. Anistia também mostra seres de outros planetas convivendo com humanos, mas nesse caso os extraterrestres (que em nada se parecem com criaturas de filmes) estão na Terra e usufruem de tudo o que precisam, a raça humana nada pode fazer para impedir. E em O Livro de Martha, Deus escolhe Martha para um trabalho de suma importância e que vai dizer o futuro da humanidade.
Minha impressão
Eu sempre vi muitos elogios para as histórias e a escrita da Octavia E. Butler, mas nunca tinha lido nada dela e Filhos de Sangue e outras histórias foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, só posso dizer que me tornei fã e se eu já queria ler seus livros, agora eu preciso. Filhos de Sangue e outras histórias é uma coletânea que em que temos um prefácio pela própria autora, cinco contos (cada um deles com um pós-escrito no qual a autora fala um pouco sobre a trama e suas motivações para escrevê-la), dois ensaios, duas novas histórias e no final temos algumas questões para discussão.

Eu me vi viciada na leitura, o primeiro conto me deixou inquieta, enojada, tensa e me provocou pesadelos. Ele não tem nada de terror, conta um estranho acordo entre seres humanos e os Tlics (que são criaturas cumpridas, com muitos membros, que nascem de ovos), um precisa do outro para sobreviver e essa convivência supostamente harmônica me dava arrepios, ainda mais depois de ver uma cena muito, muito chocante do nascimento de bebês Tlics. Eu li com fascínio, ao mesmo tempo em que me sentia mal por ver tais acontecimentos eu não conseguia não lê-los, a autora é genial, sabe como nos envolver mesmo com as mais inacreditáveis e repugnantes histórias.

Gostaria muito de falar individualmente sobre cada um dos contos, ensaios e novas histórias, mas é impossível, tanto para não dar spoiler quanto pelo tamanho da resenha, mas o resumo que fiz na primeira parte dessa resenha já dá para entender um pouco e despertar a curiosdiade. As que mais se destacaram, para mim, foram Filhos de Sangue, Parentes Próximos e Anistia. Quem ainda não leu nada da autora, como eu ainda não tinha lido, é um ótimo livro para conhecer a escrita dela e para quem já é fã, é uma leitura obrigatória.

A edição está belíssima, com folhas pretas entre os contos, diagramação impecável, páginas amarelas e a capa representa muito bem o conto Filhos de Sangue, me dá calafrios só de lembrar. Gostei demais dessa leitura, recomendo! 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário