[Resenha] Amigas Para Sempre

5 de março de 2021

 


Título
: Amigas Para Sempre
Autor: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 512
Ano: 2014
*Cortesia da editora (e-book com a capa da série, relançamento em 2021)
Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Resenha
Tully sempre teve uma vida de muito sofrimento, por mais que recebesse todo o amor e carinho de sua avó, ela sofria pelos constantes abandonos de sua mãe. A mãe de Tully era uma viciada e largava a filha aos cuidados da avó, sumia por anos e quando voltava não fazia a menor questão de demonstrar qualquer amor pela filha, o que fez Tully crescer cada vez mais magoada. E todas as vezes que a mãe voltava, ela era a menininha inocente que se entregava aos desejos de ter uma mãe que a amasse. Mas isso nunca acontecia.

Até que Nuvem, a mãe dela, voltou para buscar a filha adolescente e a levou para um lugar novo, para morar em uma casa que não era limpa, onde não se fazia comida na cozinha, não havia um adulto responsável. Para impedir que as pessoas vissem o quanto era frágil, Tully se fazia de durona, como a mãe não se importava com nada do que ela fizesse, Tully logo se tornou a garota mais popular da escola, podia usar qualquer roupa que quisesse, toda a maquiagem que tivesse vontade, poderia ir para festas sem hora para voltar... a tão sonhada independência que os demais adolescentes sonhavam, mas que para ela era um verdadeiro pesadelo. Tully só queria uma família de verdade, uma mãe que a amasse.
Kate era totalmente o oposto, vivia em uma casa cheia de regras, achava a mãe extremamente controladora e não tinha nenhuma amiga na escola, ela queria ser aceita, mas ninguém gostava dela e por vezes faziam piadas que a deixavam muito entristecida. Tudo o que ela queria era ser uma adolescente como outra qualquer, poder curtir sua vida um pouco sem que a mãe dissesse não. Quando ela viu a nova moradora da rua, ficou impressionada com a beleza dela e com a liberdade que a menina parecia ter. E quando sua mãe a obrigou a levar um prato de boas vindas para a nova família, Kate ficou impressionada com a casa e com a maneira como a mãe da outra era... diferente.

Em um primeiro momento, Tully e Kate não ficam próximas, mas é inegável que o estilo de vida uma da outra as atraem por motivos completamente diferentes. Então, algo muito, muito ruim acontece com Tully ela não tem ninguém com quem conversar, ninguém a quem recorrer e precisaria aguentar tudo aquilo sozinha se Kate não aparecesse no momento exato, Tully não conseguiu se segurar e revelou o que tinha acontecido. Kate ofereceu seu ombro amigo e a partir desse momento elas se tornaram amigas inseparáveis.
As duas não se largavam mais, iam para a escola juntas, aprontavam umas poucas e boas, cresceram e tinham a certeza de que a amizade seria, de fato, para sempre. Mesmo quando a mãe de Tully a abandonou de novo e ela precisou ir morar com a avó. Nem assim elas se distanciaram, conversavam por cartas, falavam por telefone. E Tully havia feito uma promessa para a mãe de Kate (uma mãe que ela gostaria de ter, então faria de tudo para que ela se orgulhasse), disse que se tornaria uma repórter importante e que ela e Kate seriam âncoras do jornal mais importante de todos.

Tully e Kate foram juntas para a universidade, porém, quanto mais o tempo passava, mais ficava claro que elas tinham ambições diferentes. Enquanto Tully se dedicava a conquistar seu lugar o jornalismo, Kate queria escrever, mas não tinha coragem de desanimar a amiga e ia vivendo conforme as escolhas de Tully. Até que chega o momento de se decidir, e Kate não sabe o que fazer, se optar por seus próprios sonhos vai magoar a única pessoa que sempre esteve ao seu lado, que sempre a apoiou, a compreendeu, mas se continuar seguindo Tully ela sabe que não aguentará, que vai vier triste e presa em uma vida que não é dela. Uma decisão difícil demais e que vai trazer consequências drásticas independente se sua escolha.
Minha impressão
Amigas Para Sempre é mais um livro de Kristin Hannah que deixa o leitor com o coração apertado, angustiado o tempo todo e quando chego o final é impossível não derramar algumas (muitas) lágrimas com a leitura. Embora seja um livro lindo (por motivos que vou explicar) e emocionante, eu achei a amizade de Kate e Tully muito tóxica, mas acredito que a intenção da autora não seja romantizar isso, e mostrar que podem existir relações de amizade como essa.

Tully é a cabeça dessa amizade, é ela que toma todas as decisões e que dita as regras, Kate só obedece. Conhecemos primeiro a história da Tully e descobrimos que ela foi rejeitada pela mãe, que sofreu muito na infância e que toda a sua pose de durona é para mascarar o quanto ela é frágil, mas isso não quer dizer que ela podia fazer o que fazia com Kate, ela controlava a amiga de todas as formas possíveis e depois de adultas queria até controlar a família da amiga também.

Já Kate, sempre foi aquela menina que queria ser aceita na escola, que nunca teve uma amiga e quando Tully chega em sua vida ela faz de tudo para não deixá-la ir embora. Então Kate se anula por completo e começa a viver em função da amiga. Foi muito triste ver o quanto Kate se rebaixava para fazer o que quer que Tully tivesse vontade e ao mesmo tempo em que eu não gostava da Tully eu entendia como ela se sentia – o que não tem nada a ver com concordar com suas atitudes.

Acho que meu maior problema com Tully foi eu ter me identificado tanto com a Kate, então eu queria defendê-la, tinha momentos da leitura que a vontade era entrar no livro e dar umas sacudidas nela. Tully não sabia que muitas vezes fazia mal para Kate, ela não sabia como Kate se sentia em relação a algumas situações. Só depois de adultas foi que Tully começou a perceber que estava se interferindo demais na vida da amiga, nas decisões de família que não cabiam a ela, mas ainda assim continuou se metendo e trazendo muitas dores para as duas.

Eu me envolvi bastante com a leitura e estou curiosa para ler a continuação!

Minha nota para o livro


Um comentário:

  1. Sinto que irei me envolver demais com essa leitura, não tenho o hábito de ler livros que me deixam agoniada mas, esse vou arriscar porque deu para sentir o quanto você gostou.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir