[Resenha] A Sombra do Vento

14 de maio de 2019

Título: A Sombra do Vento (O Cemitério dos Livros Esqucidos #1)
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma
Páginas: 400
Ano: 2007
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.
Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
Resenha
Daniel Sampere foi surpreendido quando seu pai o levou para visitar um lugar totalmente secreto, O Cemitério dos Livros Esquecidos. Um lugar para que os livros perdidos pelo tempo não morram jamais e sejam sempre lembrados, ali os livros estão à espera de um novo leitor, alguém que anseie pela leitura e os ame. Este lugar precisa continuar em segredo, ele guarda preciosidades e não pode cair em mãos erradas. Daniel tinha apenas dez anos quando o pai o levou lá pela primeira vez.

Daniel ficou maravilhado com o que viu, mas um livro em especial chamou a sua atenção e ele o levou consigo. O livro era A Sombra do Vento, assim que terminou de ler ficou tão fascinado com a história que decidiu procurar por outros livros do autor, Julián Carax. No entanto, a vida desse escritor é um completo mistério e suas obras parecem amaldiçoadas, por onde quer que passem há sempre muita destruição. Pouco se sabe sobre Carax e Daniel tem em mãos o único volume ainda existente do seu último livro, todos os outros foram queimados.
Carax não era um autor famoso, suas obras não venderam muitos exemplares, mas a editora que o publicava acreditava em seu trabalho e não desistia, mesmo com as vendas baixas. Certo dia chegou aos ouvidos da editora que Carax havia morrido e alguém ofereceu uma boa quantia para comprar todos os exemplares de cada obra dele, quando o filho do dono recusa o depósito da editora é tomado pelo fogo e as edições se perdem. A mesma pessoa percorre toda a cidade em busca de quem tenha livros de Carax e os compra apenas para queimá-los e se não compra, dá um jeito de conseguir.

A identidade desse homem não é segredo para ninguém, Laín Coubert, um personagem do livro de Carax, mais precisamente o diabo. Coubert não mede esforços para destruir completamente qualquer resquício de que algum dia Carax já existiu, quando ele toma conhecimento de que ainda há um exemplar de A Sombra do Vento faz uma visita a Daniel e o deixa apavorado, sua aparência é tão pavorosa quanto o livro descreve.
Mas Daniel não desiste e o fato de Coubert se materializar e procurar por ele só aguça a sua curiosidade, o que teria acontecido a Carax e por que um de seus personagens tão marcantes está empenhado em apagar a sua existência? E como é possível que um personagem fictício ganhe vida? Daniel vai em busca de todas essas respostas e passa nos de sua vida investigando, aquele menino de dez anos cresce e o fascínio por Carax não o abandonou.

Enquanto vemos Daniel crescer, podemos acompanhar suas descobertas sobre o amor, suas decepções e suas conquistas. À medida que os anos se passam Daniel amadurece e pode ter acesso a coisas que antes não tinha, com isso ele consegue investigar melhor sobre a vida de Carax e quanto mais investiga mais percebe a semelhança entre o autor e ele mesmo. Quando finalmente descobre todos os segredos ele se depara com o passado querendo se repetir e não pode permitir que isso aconteça, Daniel tem uma chance de fazer diferente, mas sua vida corre. É correr contra o tempo, os mistérios se revelam em um verdadeiro quebra-cabeça e Daniel precisa montá-lo a tempo.
Minha impressão
Há anos eu tinha vontade de ler esse livro e agora me pergunto por que não fiz isso antes! A Sombra do Vento é uma obra de altíssima qualidade, um livro como poucos! Tornou-se um dos meus favoritos e terá para sempre um lugar especial em meu coração.

A leitura é extremamente envolvente e Daniel é um personagem que nos conquista logo na primeira página, um leitor ávido que se encanta tanto com um livro que precisa ler todos os outros do mesmo autor (quem nunca? me identifiquei com ele em vários momentos).  Ao procurar mais sobre Carax e suas obras ele se vê diante de um mistério e tenta descobrir o que teria acontecido a Carax. Todos os livros do autor foram queimados e correm boatos de que sejam amaldiçoados, o exemplar de Daniel também corre perigo e ele precisa mantê-lo seguro.

O suspense se mantém durante toda a leitura e a cada página recebemos novas pistas, conforme Daniel avança em suas investigações nós vamos descobrindo um passado carregado de mentiras, traições e sofrimento, mas também cheio de um amor puro e intenso.

Agora estou ansiosa para ler os próximos volumes!

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Olá,

    Um livro sobre livros?! Já quero haha' e ainda tem suspense, amo. Eu já tinha visto esse livro em algum lugar mas não procurei saber mais, mas agora vendo sua resenha me instigou a quer lê-lo.

    Beijos

    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, sempre tive muita vontade de ler esta série deste autor, sinto que estou perdendo tempo. Também me identifiquei com o Daniel só pela tua resenha, então acho que vou gostar bastante da leitura.
    Ótima dica.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. eu vi um moço no meu instagram falando sobre esse livro e já fiquei encantada, agora com você falado que adorou ele eu tô mais encantada ainda!
    Achei legal os temas que ele aborda e esse negócio de livro maldito mexeu bastante comigo, nunca li nada assim.
    Adorei a resenha e as fotos! <3

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso ler algo desse autor urgente <3
    Sempre que encontro uma resenha de alguma obra dele fico empolgada.

    ResponderExcluir
  5. Sempre que leio resenha desse livro eu digo que vou comprá-lo, mas acabo não fazendo isso. A sua resenha foi mais uma que me deixou animadíssima. Amo livros que trazem essa relação com o livro, com a leitura. Personagens que se tornam reais é uma premissa muito bacana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura!! :)

    Enfim, e muito bom que o suspense seja mantido, bem como a envolvencia da historia! FIquei curioso!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir