[Resenha] Sem Deixar Rastros

26 de abril de 2021

 

Título: Sem Deixar Rastros
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2021 (nova edição)
*Cortesia da editora
Sinopse: Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou definitivamente das quadras.
Agora, 10 anos depois, o agente esportivo, que também atua como detetive nas horas vagas, está de volta ao jogo – não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério.
O ídolo Greg Downing, principal adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. Com a ajuda de seus fiéis escudeiros, o excêntrico Win e a ex-lutadora profissional Esperanza, Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar descobrir o paradeiro do antigo rival.
O que a princípio parece um típico desaparecimento vai ganhando contornos inesperados à medida que a investigação avança, reacendendo em Myron lembranças que ele nunca imaginou ter que reviver. Em meio ao glamour da NBA e a criminosos da pior espécie, ele vai descobrir coisas sobre si mesmo que mudarão sua vida para sempre.
Resenha
Dez anos atrás, um grave acidente durante uma partida de basquete tirou Myron Bolitar das quadras. Ele era um jovem talento, tinha um futuro promissor, sua carreira na NBA era garantida, mas foi ferido e a lesão em seu joelho nunca o permitiu voltar a jogar. Foram tempos muito difíceis para ele e as feridas em sua alma nunca chegaram a se curar, além de ter a carreira interrompida, outras coisas aconteceram paralelamente em sua vida profissional e isso mexeu demais com ele.

Agora Myron é dono de uma agência esportiva que está conseguindo cada vez mais clientes e, de vez em quando, acaba tendo que fazer alguns trabalhos como detetive também. E sempre ao lado de seu fiel e inseparável amigo Win. Durante seus anos de jogo Myron tinha um rival chamado Greg, outro jovem talento que prometia ser destaque na NBA. Myron acabou tendo um caso com a namorada de Greg e depois do acidente o rival esteve ao seu lado durante a recuperação, fazendo com que Myron se sentisse culpado pelo que havia feito. E agora Greg está desaparecido!
A vida pessoal de Greg não está muito bem, nas quadras ele não deixa isso transparecer, mas ele está passando por situações complicadas. Greg se divorciou e luta na justiça pela guarda dos filhos, além disso, está afundado em dívidas de jogo tão altas que ele precisou fazer algo que nunca havia feito: Aceitar um contrato de publicidade. O problema é que o contrato ainda demoraria a render o dinheiro necessário. Seu desaparecimento não pode ser noticiado nem a polícia pode ficar sabendo ou a mídia vai descobrir. Ele é um astro do basquete, tem fãs por todos os lados, as finais do campeonato estão aí e  ele já sumiu outras vezes, só que agora é diferente.

Os donos do time procuram Myron e lhe fazem uma proposta audaciosa que pode ser bem rentável para ele e também para a sua agência esportiva. Myron é contratado para encontrar Greg, mas ele precisa ganhar a confiança dos outros jogadores do time porque eles podem saber de alguma coisa, então Myron precisa se infiltrar entre eles e a melhor maneira de fazer isso é sendo parte do time. A notícia pega a todos de surpresa, depois de dez anos longe das quadras o grande Myron Bolitar está de volta. Infelizmente, isso é tudo uma mentira e faz parte do plano para encontrar Greg.
Como não poderia ser diferente, Myron pede ajuda a Win para tentar encontrar Greg. Conforme as investigações avançam as coisas ficam mais sinistras, Greg parecia estar envolvido com pessoas muito perigosas. Ao vasculhar a casa de Greg o que Myron encontra é uma cena que o deixa chocado, o porão da residência é uma cena de crime. Não se sabe quem morreu ou quem é o assassino, a única coisa que se sabe é que não foi Greg o assassinado. Myron precisa informar à polícia e quando os agentes chegam ele conta o caso, conseguindo o silêncio do detetive em troca de colaboração com a investigação.

Ao que tudo indica, Greg estava tendo um caso e a mulher poderia ter sido a pessoa assassinada, mas onde estaria o corpo e que motivos Greg teria para matá-la? São as perguntas que a polícia insiste em fazer, mas Myron não acredita que seu rival seja um criminoso e o defende, quer encontrá-lo o quanto antes porque acredita que ele esteja correndo perigo de vida. O que Myron não esperava encontrar eram informações sobre o seu passado. Ele vai fazer descobertas que vão não só impactá-lo, como também vão lhe abrir os olhos... e rasgar ainda mais as feridas de sua alma.

Minha impressão

Harlan Coben é um gênio e, para mim, ele é o melhor autor de romances policiais! Eu sou completamente fascinada e viciada nos livros dele, Myron Bolitar é um dos meus personagens preferidos e fico muito satisfeita de poder ver um de seus primeiros casos. A série conta com onze livros, dos quais eu li oito, mas uma curiosidade é que eu sempre leio os livros fora de ordem porque são histórias separadas e podem ser lidos assim. No entanto, há informações sobre a vida dos personagens que vão acompanhando a evolução da série.

Eu adorei ver como a Big Cindy entrou para o grupo e foi trabalhar como recepcionista na agência de Myron. Gostei de ver como o afastamento das quadras ainda estava tão recente e como ainda mexia muito com Myron o fato de ele ter perdido a carreira por ter se machucado gravemente durante o jogo. Foi bom ver Myron e companhia começando na agência, dando os primeiros passos. E foi ótimo ver que um dos primeiros casos do Myron como detetive foi justamente para encontrar seu rival da época da faculdade.

Greg também era outro jovem talentoso que tinha um futuro promissor na NBA, assim como Myron, e os dois eram rivais. Mas com o acidente e o afastamento de Myron das quadras eles não voltaram a se falar. Então, dez anos depois,  Greg desaparece e os donos do time pedem a ajuda de Myron Bolitar para encontrá-lo. Durante essa investigação Myron vai descobrir mais sobre o próprio passado, vai se deparar com informações que vão mudar a sua vida e fazê-lo enxergar as coisas com outros olhos. O final foi bem surpreendente!

Eu fiquei emocionada com as descobertas, fiquei frustrada, me senti mal por Myron, mas já sabia de tudo isso por ter lido os outros livros da série, ainda assim, foi difícil ver acontecer e acompanhá-lo nessa jornada. Esse é o terceiro livro da série Myron Boitar, mas – como falei – os livros podem ser lidos fora de ordem porque as histórias são independentes.

Recomendo demais! Mais uma excelente obra de Harlan Coben. Podem ler sem medo e se arriscar na leitura. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário