[Resenha] Clube do Livro dos Homens

9 de abril de 2021

 

Título: Clube do Livro dos Homens (Livro #1)
Autor: Lyssa Kay Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: “Lyssa Kay Adams criou uma das comédias românticas mais inovadoras e criativas do ano.” – Entertainment Weekly
A primeira regra do clube do livro é: não fale sobre o clube do livro.
Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo.Bem-vindos ao Clube do Livro dos Homens.Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa.

Resenha
Gavin Scott é um famoso jogador de beisebol e extremamente dedicado ao esporte, inclusive abre mão de momentos importantes da família para estar sempre presente nos jogos, treinos e onde mais seja preciso. Embora a sua vida profissional esteja cada vez melhor, seu casamento, por outro lado, está em declínio. Tudo começou na melhor noite de sua vida...

Gavin estava esplendido na partida, marcou o ponto que deu a vitória à equipe e foi para casa comemorar com a esposa, tiveram uma noite romântica e quando estavam na cama não poderia ter sido melhor. Só que o problema foi justamente esse. Aquela noite incrível foi o divisor de águas para o casal, foi quando Gavin descobriu que durante todos os anos de casados a sua esposa Thea fingia orgasmos, fingia ter prazer na cama com ele. Foi humilhante e Gavin não reagiu bem.
Os dois começaram a discutir e Thea pediu o divórcio, Gavin prontamente saiu de casa. Agora ele se arrepende, ama Thea demais e não suporta a ideia de perdê-la. Ele está acabado e seus companheiros de equipe percebem que há algo de errado com o casamento dele e então se propõem a ajudar. Mas com uma condição, ele não pode falar para ninguém. A proposta é totalmente diferente do que Gavin poderia imaginar, mas está desesperado o suficiente para aceitar.

Um clube o livro é a solução para os problemas. Todos os colegas de equipe dele que participam do grupo já estiveram beirando o divórcio, assim como Gavin, todos eles quase perderam as suas esposas ou namoradas também, e todos eles entraram para o Clube do Livro dos Homens e conseguiram resgatar o relacionamento. A ideia do clube é ler romances para entender as mulheres. Eles leem, discutem o que aprenderam, colocam em prática. Para ajudar Gavin, o clube indica o livro Cortejando a Condessa, uma trama em que um conde pisou na bola com a mulher amada e tenta reconquistá-la.
Thea sempre guardou para si os problemas que a afligiam, mas chegou o momento em que simplesmente não aguentou mais e Gavin a magoou profundamente. Ele nem sequer procurou entendê-la, não se questionou como não percebeu que ela não era feliz no casamento, como estava desgastada por cuidar sozinha das gêmeas, como ser a mulher de um astro do beisebol é cansativo... as intrigas, as fofocas, ela não aguentava mais tudo aquilo. As mulheres dos jogadores têm um grupo e Thea nunca foi bem aceita nele, todas sempre a suportaram e apenas isso e deixavam claro para ela o tempo todo.

Gavin quer uma segunda chance e propõe um acordo para Thea, pede que ela lhe dê mais algumas semanas para tentar reconquistá-la, mas precisará estar em casa novamente, ela aceita desde que ele durma no quarto de hóspedes. Então Gavin começa a aprender com o conde do livro, marca os pontos que mais lhe chamam atenção, faz anotações para não esquecer do que falar, do que fazer, a cada página lida ele se inspira mais. Só que Gavin não percebe que essa situação no casamento diz muito mais sobre ele do que sobre Thea. Ela tem feridas do passado que ainda não cicatrizaram, mas ele precisa reconhecer que Thea só vai se abrir com ele quando sentir confiança, que ela só vai dar abertura quando ele realmente mudar.

Minha impressão

Que leitura mais gostosa! Clube do Livro dos Homens é um romance contemporâneo leve, divertido e fofo, mas que traz uma proposta bem diferente: Homens lendo romances de época para tentar compreender as mulheres. Eu achei a ideia da autora criativa demais e adorei, deu muito certo! A maneira como ela desenvolve a trama é envolvente e ela tem uma escrita que nos cativa desde a primeira página.

Gavin errou feio com a esposa, após descobrir que durante todos os anos de casados ela fingia os orgasmos ele reagiu muito mal e saiu de casa. Thea pediu o divórcio e agora os dois estão destruídos, eles ainda se amam. Só que Thea está muito magoada, o fato de ele ter saído de casa quando descobriu que ela fingia na cama foi apenas a gota que fez o copo transbordar, mas são anos de pequenas atitudes aqui e ali que foram deixando-a desestimulada, cada vez mais triste.

Para tentar salvar o casamento, Gavin entra para o secreto Clube do Livro dos Homens. Ele é um famoso jogador de beisebol e alguns de seus companheiros de time também já estiveram à beira de perder suas esposas e namoradas, então eles criaram o grupo e desde então têm sido salvos pelos livros que leem. Eles escolhem um romance de época para Gavin que tem uma trama bem parecida com a situação que Gavin e Thea estão vivendo.

Eu torci muito para que Gavin e Thea se acertassem, claro que ele errou e não entendeu que o divórcio não era só por causa daquela noite, mas ele vai se esforçar para melhorar, para mudar e para se transformar no homem por quem Thea sinta orgulho, vai fazer de tudo para reconquistá-la. Eu adorei que a autora mescla os capítulos do livro com o livro que Gavin está lendo para salvar o casamento, podemos acompanhar um pouco da leitura dele e ver como foi a experiência de Gavin não só com a leitura como, também, colocando em prática as coisas que aprendeu.

É um livro encantador, perfeito para aqueles momentos de ressaca literária ou para quando queremos uma leitura mais leve que nos deixe suspirando. Um livro apaixonante! 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário