[Resenha] Rua das Lágrimas Flutuantes

30 de outubro de 2020

Título: Rua das Lágrimas Flutuantes
Autor: Carol Teles
Editora: Publicação independente
Páginas: 525
Ano: 2020
Clique aqui e compre pela Amazon
*Publieditorial

Sinopse: “Eram as lágrimas flutuantes daquele lugar repleto de gente sofrida, que jamais soube aceitar que nem sempre dava para morrer com memórias boas o suficiente para partir em paz.”

Sebastian Fox é um paranormal.

Desde os seis anos vê fantasmas por todos os lugares. Tentou afastá-los de sua vida, sem qualquer tipo de sucesso. Por isso resolveu que se não podia fugir disso, deveria enfrentar, e fez da paranormalidade sua profissão.

Seu trabalho parecia simples… despossuir casas assombradas para que elas possam ser vendidas. Só que nada com ele é tão fácil assim.

Quando recebe um e-mail de um amigo de infância, pedindo ajuda para livrar um Solário do século XVIII de possíveis fantasmas, Fox sabe que aquilo vai mudar para sempre a sua vida. Havia algo de diferente naquele caso.

Ava é tanatopraxista. Ela prepara os mortos para seus enterros. Não é uma profissão muito bonita, mas ela adora! Isso até herdar uma casa sinistra no interior de Minas Gerais.

Portas batendo, gargalhadas vindas de lugar nenhum e um estranho sonambulismo começam a atormentá-la. Ela já não sabe o que é real, e o que sua cabeça anda criando.

A união entre essas duas pessoas, que cresceram ao redor do que tem de mais dolorido no mundo, acaba gerando um distúrbio energético.

Forças maiores sempre trabalharam para separá-los, mas algo os uniu mesmo assim.

Resenha
“Ava foi meu sonho por uma vida quase inteira. Minha companheira de noites solitárias enquanto eu era os olhos que a via se jogar para o vazio. E agora, que sabia que aquela garota era real, não um fruto da minha imaginação, ainda achava que estava sonhando.”
Sebastian Fox tem uma vida extremamente perturbada e de certo modo solitária, já que os mortos que o assombram não são exatamente companhia. Fox vive sozinho e até prefere que seja assim, ele é um perigo para qualquer um com quem se importe porque os espíritos podem usar as pessoas de quem ele gosta para lhe atingir, como aconteceu há muitos anos em um episódio traumático.

Desde os seis anos de idade Fox vê gente morta, tentou fugir disso, tentou ignorar, mas nada do que tenha feito funcionou, então ele aceitou o seu chamado e transformou o fardo em profissão. Ele trabalha em casas assombradas, vai até elas e retira os espíritos que estão presos nelas para que os imóveis possam ser vendidos. Ele já viu de tudo e nunca se torna um trabalho fácil, crianças assassinadas de maneira brutal, mulheres violentadas até a morte, pessoas torturadas... mortes horríveis e dolorosas. E é seu trabalho ajudar esses espíritos a se desprenderem, por mais que eles não queiram e acabem investindo com tudo contra ele.
Fox nunca consegue dormir bem e quando dorme sempre tem pesadelos, e dentre eles um é recorrente e lhe intriga. Uma mulher que se joga de um penhasco e ele não consegue salvá-la. Fox nunca soube nada sobre a mulher, mas agora está a um passo de conhecê-la, ele só não sabe disso ainda. Um conhecido o contrata para livrar um Solário antigo de fantasmas que estão causando problemas para os moradores e Fox aceita, e a partir de então ele terá a oportunidade de entender não só sobre o sonho e a mulher, ele poderá desvendar mistérios sobre o próprio passado também.

Ava mudou-se com o pai e a irmã há pouco tempo para o Brasil, a família é dona de um bom terreno com uma casa grande, uma funerária e um Solário que Ava está programando uma reforma. O pai atende aos parentes do falecido e Ava trabalha com a preparação do corpo para o velório. Desde que se mudaram ela está tendo problemas durante o sono, estranhamente, Ava é atraída para o Solário e tem tido muitos episódio de sonambulismo, eles são cada vez mais comuns e cada vez mais perigosos – o que levou a irmã a convocar seus amigos para ficarem de olho em Ava e protegê-la dela mesma. O grupo de jovens é muito unido e a família de Ava os acolheu, eles têm algum tipo de problema em suas casas e na casa da amiga eles encontram conforto, carinho e afeto, quando percebem que Ava precisa de ajuda nenhum deles hesita.
Quando Fox chega para fazer o seu trabalho mal pode acreditar no que está vendo, Ava é a mulher de seus sonhos e ele não reage muito bem à surpresa, ficando sem reação e recuando para tentar entender o significado disso. Porém, sua introspecção aparenta certa arrogância e os dois não se dão bem logo de cara. Ainda assim, Fox não abandona o trabalho e diz que precisará ficar algumas semanas para tentar decifrar os mistérios que cercam o Solário e ajudar Ava a se libertar do espírito ou dos espíritos que atentam contra a sua vida.

Com o passar dos dias Fox percebe que as coisas são muito mais complicadas do que ele esperava. Os espíritos no Solário têm mais de um século e são ancestrais de Ava, mas não para por aí, ela tem complicações que vêm tanto da família da mãe quanto da família do pai e o resultado dessa união pode ser de extrema periculosidade para ela. Além disso, há uma curiosa conexão entre Ava e Fox que ele precisa descobrir o que significa, tem a ver com o seu passado e o passado dela de uma maneira surpreendente. Para quem todo o mistério envolvendo o Solário, Ava e Fox seja desvendado será preciso muito trabalho, paciência, união e confiança.

Minha impressão

Rua das Lágrimas Flutuantes é o lançamento da Carol Teles e tem uma premissa completamente instigante que envolve atividades paranormais e segredos de ancestrais de uma família. Na trama encontramos terror, suspense, drama e romance, mas preciso alertar que algumas cenas são de conteúdo adulto.

Fox é um paranormal atormentado por fantasmas desde os seis anos e está acostumado a trabalhar libertando casas assombras de espíritos que estão causando problemas. Ava trabalha com a preparação de cadáveres para o funeral. Ele foi contratado para ajudar uma família que está tendo problemas com fantasmas em um Solário antigo. Ava está sendo atraída por espíritos que querem fazer mal a ela e Fox tentará ajudar.

O enredo é cheio de mistérios e eu passei toda a leitura tentando desvendá-los, mas minhas teorias iam se enfraquecendo com o passar das páginas e outras iam surgindo. É uma leitura intrigante que nos deixa presos desde o começo. Eu só não senti muito o terror que a obra prometia e não me assustei como esperava, talvez por já estar acostumada com livros do gênero. E o romance entre Ava e Fox é envolvente, porém, achei cansativo depois de alguns capítulos. Não que seja um ponto negativo, mas o romance tirou o foco do terror e eu tinha expectativas para encontrar uma história assustadora, daquelas de gelar o coração e me deixar com medo de andar pela casa com as luzes apagadas – o que não aconteceu.

Mas é uma leitura que eu recomendo, quem não está acostumado com o gênero pode ser uma boa ideia começar a ler com esse livro porque o terror é mais leve e ainda tem um romance para deixar a leitura mais envolvente. Também temos um grupo de adolescentes que ajudam Fox e Ava e eles aliviam o clima pesado em alguns momentos.

Minha nota para o livro



2 comentários:

  1. Olá, Beatriz, como vai? Gostei da premissa deste livro. Gosto de histórias paranormais e outras coisas do gênero. Achei sua resenha muito legal. Agora, se você não sentiu o terror e os calafrios que esperava durante a leitura da obra, não fique chateada com isso. Posso pedir a autora para inserir uma cópia do meu contra-cheque no meio do livro. Garanto que ele vai fazer você ficar com os cabelos arrepiados!

    ResponderExcluir