[Resenha] A História por Trás da História: Relatos da Segunda Guerra Mundial

27 de outubro de 2020

 

Título: A História por trás da História: Relatos da Segunda Guerra Mundial
Autor: Marcelo Lacativa
Editora Autoral
Páginas: 244
Ano: 2020
Clique aqui e adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Adolf Hitler se recusou a cumprimentar o multicampeão Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim. Essa é uma história contada e sempre lembrada todos os anos de Jogos Olímpicos. Mas foi isso mesmo que aconteceu no estádio olímpico em 1936? Marcelo Lacativa, médico e apaixonado pela Segunda Guerra Mundial, conta a verdade por trás dessa e muitas outras histórias deste conflito.

A partir de uma exaustiva pesquisa e com uma saudável obsessão por detalhes, Marcelo apresenta aos seus leitores um livro delicioso de ler. Além da rivalidade entre Hitler e Owens, o autor carioca revela também a verdade por trás de histórias que viraram sucessos no cinema como Círculo de Fogo e O resgate do Soldado Ryan.

Repleto de curiosidades e imagens, A história por trás da História é o segundo livro de Marcelo e mais um sucesso para o leitor ter em sua estante.

Resenha
Tudo o que aprendemos sobre a Segunda Guerra Mundial – assim como outras guerras – na escola é uma versão extremamente resumida, para sabermos o que realmente aconteceu é preciso que estudemos e nos interessemos pelo assunto, porque a verdade crua não é ensinada. Eu sempre gostei de pesquisar sobre guerras, especialmente a Segunda, e ter em mãos um livro como esse é muito importante para mim.

A Segunda Guerra Mundial é uma mancha na História da humanidade e estudar sobre o assunto é entender como as coisas aconteceram de maneira gradativa, muitas pessoas pensam que foi rápido e não sabem que foram anos e mais anos até chegar ao ponto da guerra estourar. E durante o período de confronto foram tantas atrocidades cometidas que ainda hoje temos consequências, principalmente o povo judeu. Em seu livro, Marcelo Lacativa reúne alguns relatos da Segunda Guerra Mundial que podem não ser de conhecimento do grande público, mas que são fatos importantes e que contribuíram para a História.
Marcelo Lacativa nos traz histórias intrigantes, comoventes, tristes e chocantes. Gostaria de poder falar sobre cada uma delas, mas como isso não é possível, farei apenas o resumo de algumas e recomendo fortemente a leitura do livro para saber quais são as demais. A primeira história a qual somos apresentados é sobre um paraquedista americano que ficou preso na torre de uma igreja e, para não ser alvejado pelos inimigos, fingiu-se de morto enquanto assistia aos seus colegas serem assassinados sem poder fazer nada para impedir.

Outra história que eu gostaria de destacar é sobre um bombardeio a uma fazenda da Áustria que aconteceu por engano, o alvo era outro, obviamente, mas o B-24 encontrou alguns problemas e foi preciso fazer uma manobra arriscada para impedir a queda do avião e a consequente morte de seus tripulantes , com isso uma fazenda que nada tinha a ver com a guerra acabou sendo atingida e somente muito tempo depois os homens do avião descobriram que não mataram a família porque os membros haviam ido para um abrigo quando escutaram a aproximação de aviões.
Um dos relatos mais interessantes é sobre as Bruxas da Noite, eu já conhecia o esquadrão formado exclusivamente por mulheres, mas nunca havia me aprofundado no assunto e foi uma leitura de muita aprendizagem. E um dos capítulos que mais me prendeu à leitura foi o Códigos de Guerra, no qual temos a oportunidade de aprender sobre os códigos que eram utilizados pelos alemães e japoneses, códigos complicados que precisavam da ajuda de máquinas específicas para serem decifrados.

E as histórias que o autor trouxe envolvendo fotografias são bastante curiosas. Uma delas é sobre a adulteração de uma foto, devido aos escassos recursos tecnológicos da época a manipulação da imagem foi feita de maneira manual, um jovem aparecia na foto usando dois relógios e precisava apagar um deles, a maneira como ele fez isso me surpreendeu e quem olhasse a foto sem saber da existência de tal objeto não perceberia a edição.
Minha impressão

A História por Trás da História: Relatos da Segunda Guerra Mundial é uma obra de muita qualidade e que nos traz informações valiosas sobre um passado tão triste da humanidade, o autor fez um trabalho de pesquisa minucioso e o resultado é este livro impecável. Aqui nós encontramos relatos – em sua maioria – não conhecidos pelo público e que sobreviveram aos anos, são histórias que nos chocam, algumas nos emocionam, outras nos surpreendem e todas nos fazem lamentar a monstruosidade daqueles dias.

Algumas das histórias eu já conhecia, mas gostei de vê-las aqui de maneira tão detalhada e de poder aprender um pouco mais sobre elas. Um dos pontos mais interessantes do livro é o fato de termos fotos reais, são imagens impressionantes que dão à obra ainda mais intensidade e nos permitem ter uma visão do que está sendo contado. Vemos fotos de alguns soldados, de aviões, do Dia D, uma foto das Bruxas da Noite (esquadrão formado exclusivamente por mulheres), de momentos marcantes, de um aparelho de decodificação... fotos ao mesmo tempo assombrosas e perturbadoras pelo que registram e até as mais inocentes como retratos de soldados ou objetos nos contam uma triste história.

Este é um livro de não-ficção que eu recomendo muito não só para quem se interessa por livros sobre guerras, é uma obra que nos traz conhecimento. Não é fácil ler os relatos que o autor trouxe, mas é uma leitura de muita aprendizagem. E no livro há uma nota do autor dizendo que pretende fazer um segundo volume contando relatos sobre a Primeira Guerra Mundial, com certeza será mais um livro que vou ler. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário