[Resenha] Eleanor & Park

15 de outubro de 2020


Título
: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowel
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma das maiores obras da literatura jovem contemporânea em nova edição.
Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar.
Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido.
Mas não para Eleanor.
Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.
“Eleanor & Park me lembrou não só como é ser jovem e se apaixonar por uma garota, mas como é ser jovem e se apaixonar por um livro.” ― John Green, autor de A culpa é das estrelas
Resenha
Eleanor é uma jovem que acabou de se mudar para uma nova cidade e isso nem é o que mais a assusta, são tantos problemas em sua vida que uma escola nova e um bairro novo são os menores deles. A mãe dela negligencia os próprios filhos e vive presa a um relacionamento abusivo, o padrasto de Eleanor, Richie, é um homem asqueroso e que explode por qualquer motivo. Sua casa é cheia de regras idiotas e o objetivo da vida dele parece ser atormentar Eleanor o máximo que puder.

Richie colocou Eleanor para fora de casa e a mãe dela não fez nada, agora, um ano depois, ela pôde voltar para casa e é obrigada a conviver com ele e ainda assisti aos seus irmãos o chamarem de pai. O pai deles não quer saber dos filhos, não quer preocupação, e os deixa à própria sorte naquela casa onde a qualquer momento uma tragédia maior pode acontecer. As brigas são tantas entre a mãe e Richie que as crianças já estão até acostumadas com a gritaria e a confusão, não podem fazer nada para salvar a mãe ou mesmo se salvarem.
Park
é um jovem que mora em uma casa totalmente diferente da casa de Eleanor, a família dele o ama, eles são organizados, vivem felizes. A mãe de Park é coreana e ele tem os genes do lado coreano da família muito presentes, por isso é mais baixo que o seu irmão mais novo e é fisicamente mais fraco também. Park é caladão, prefere ficar sempre na dele. No trajeto para a escola, Park senta sozinho no ônibus e está sempre lendo seus gibis ou ouvindo suas músicas. Sua rotina era sempre a mesma, até que um dia Eleanor chegou para bagunçar com tudo. 

 Eleanor é uma garota gorda e que se veste de uma maneira nada convencional, suas roupas são totalmente masculinas e ela tem um cabelão ruivo que lhe rendeu o apelido de “mentrucabeção” na escola nova. No primeiro dia de aula ela precisou pegar o ônibus porque não queria carona com o Richie, então já começou a humilhação ali mesmo. Todos os assentos estavam ocupados e o único lugar vago era ao lado de Park que estava com uma cara de poucos amigos, mas ao sentia-se aliviado por ter alguém para atrair a atenção para variar e tirá-la de cima dele. Alguém com quem pudessem implicar e que não fosse ele. 
Dia após dia Eleanor e Park sentam-se juntos naquele curto trajeto até a escola. Eles não falam um com o outro. Mas os dois desenvolvem uma espécie de cumplicidade muda. Park passou a ler os gibis mais devagar quando percebeu que ela estava acompanhando a leitura e até começou a emprestá-los quando eles não conseguiam terminar de ler no ônibus. Pouco a pouco eles permitem que o outro se aproxime mais, deixam suas barreiras serem ultrapassadas e uma forte amizade surge entre eles. Aqueles momentos dentro do ônibus passam a ser ansiados, ambos querem a companhia um do outro, logo estão conversando e sentindo falta quando não estão juntos. 

E assim nasce o amor. Uma linda e dolorosa história de amor entre a garota gorda e o menino coreano. Eleanor não entende o que Park viu nela, ela se sente feia, não gosta de estar presa naquele corpo. Park também não entende o que Eleanor poderia ter visto nele, tão franzino, tão estranho. Mas eles não se negam viver o amor. Se jogam de cabeça nessa relação inocente. Eles se amam e enfrentam tudo para ficarem juntos. Não importa o que as pessoas dizem, não importa os comentários maldosos que fazem, eles não deixam que isso os afaste. Tudo estava indo muito bem, as coisas estava cada vez melhores para eles, mas a felicidade do jovem casal estava com os dias contados. Algo muito ruim acontece e esse relacionamento é colocado à prova. Todas as coisas que viveram juntos, tudo o que enfrentaram, cada dificuldade que superaram. Será que vão conseguir passar por mais um obstáculo? 
Minha impressão
Eleanor e Park é uma história de amor muito bonita, mas acima de tudo é uma história de autoconhecimento e aceitação. Ao mesmo tempo em que temos uma trama gostosa de ler e com cenas muito fofas nós também vemos assuntos mais sérios sendo abordados, como por exemplo a violência doméstica e o bullying. Em muitos momentos da leitura eu fiquei com o coração apertado e a autora escreve de uma maneira que nos leva para dentro da leitura e nos sentimos vivenciando as situações com os personagens. 

Eleanor vive uma rotina difícil, sua família sofre com um padrasto violento e a mãe está presa a um relacionamento abusivo que respinga nos filhos e faz mal a toda a família. O padrasto persegue Eleanor ao ponto dela não pode nem mesmo tomar banho porque ele arrancou a porta do banheiro. A família vive com medo do que pode acontecer se ele se irritar e todos tentam a todo custo fazer com que ele não se irrite. Eleanor já foi expulsa de casa e ficou um ano fora, só agora ela voltou e eles estão morando em uma nova cidade, o que deveria ser as preocupações normais de uma adolescente acabam entrando em segundo plano quando se vive com um padrasto como Richie.

Já a vida de Park é completamente diferente da de Eleanor, ele mora em uma casa muito organizada, com pais que se amam e uma família unida. A mãe dele é coreana e Park tem os genes do lado dela da família muito marcantes, então ele não gosta muito de sua aparência quando se compara com o irmão e os demais garotos. Quando ele viu Eleanor subir no ônibus que os leva para a escola ele sentiu um certo alívio por ter alguém para roubar a atenção e ela não mais recair sobre ele. 

A amizade entre esses dois começa de maneira gradativa, silenciosa, inocente. Fiquei encantada com a maneira como a autora desenvolveu a amizade deles e a transformou em amor. Um amor puro e muito intenso. Eleanor e Park são totalmente diferentes, mas o amor não se preocupa com aparência física, o que vale mais é o que a pessoa tem dentro de si. É uma história muito bonita e envolvente. Só achei que faltou algo mais no final, a autora conduziu a trama para algo já esperado e muito triste, mas senti que ela poderia explorar um pouco mais a mensagem que quis transmitir. 

É um livro que eu recomendo muito! 

Minha nota para o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário