[Resenha] O Mestre dos Abraços - Um olhar humano sobre o sofrimento

4 de outubro de 2020

 

Título: O Mestre dos Abraços - Um olhar humano sobre o sofrimento
Autor: Celso Traub
Editora: Batel
Páginas: 272
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon
*Cortesia da Oasys Cultural
Sinopse: Misto de livro de memórias e relatos dos bastidores de um consultório de psicoterapia, “O Mestre dos Abraços” é uma obra que fala ao coração ao narrar a (trans)formação da criança Celso Traub no profissional que se tornou: médico, homeopata a psicoterapeuta com 30 anos de ofício, 20 deles estabelecido na Lagoa da Conceição, localidade bucólica, longe do centro de Florianópolis (SC), onde é considerado pela população local o ‘médico de família’.
A infância e adolescência de Celso são marcadas pela convivência com o pai – “O Mestre dos Abraços” –, homem sensível que molda amorosamente o caráter do filho. Cenas e episódios desse processo, do qual fazem parte, naturalmente, a rebeldia e os tropeços, são destrinchados com delicadeza e profundidade a partir do olhar clínico do psicoterapeuta Celso Traub adulto. Entremeados nestes capítulos, estão as histórias de consultório, nas quais acompanhamos junto com o terapeuta, pessoas e seus dramas comuns a todos nós.
“O Mestre dos Abraços” é um livro incomum capaz de nos emocionar, espantar e até mesmo transformar – jamais nos deixará indiferentes. Pela maneira como Celso Traub mostra – a olho nu – o modo de conduzir uma sessão de psicoterapia, pode ser ainda útil àqueles que estudam a psicologia, a psicanálise ou que simplesmente se interessam pelos males da alma humana.
Resenha
“Sinto-me privilegiado por testemunhar partes ocultas das pessoas e por poder fazer parte da equipe de resgate.”
Celso Traub é um psicoterapeuta que nos leva para dentro de seu consultório e permite que assistamos às sessões através de seu relato detalhado, são histórias reais que coletou ao longo dos anos, mas sem expor os pacientes – é claro. Com uma escrita que nos envolve desde as primeiras páginas, acompanhamos não apenas o seu lado profissional, mas também vemos o homem por trás do profissional e adentramos à sua memória, conhecendo a sua infância. 

O Mestre dos Abraços é um livro de memórias que traz ao leitor momentos de reflexão, nas diferentes consultas que vemos no decorrer do livro encontramos assuntos diversos e atuais que são tratados com cuidado e dedicação, temos a oportunidade de acompanhar cada uma das histórias desde a chegada do paciente ao consultório até as últimas sessões, vemos o olhar técnico de Celso para as situações e como ele vai tratar delas, acompanhamos os resultados positivos e a melhora dos pacientes. 
“Cuidadosamente desrespeito as barreiras do que era inacessível para elas. Sinto-me estimulado como um garoto e, ao mesmo tempo, cauteloso como um navegador. Vasculho os desejos suprimidos e as dores intoleráveis em busca de um fragmento que mereça viver na luz da consciência do seu portador. Um caminho não trilhado. Faço isso, mas deixo os meus rastros. Eu fico nesse lugar, ao mesmo tempo resgato partes do outro em sofrimento.”
E é através desses relatos que podemos encontrar mensagens que vão de encontro aos nossos corações. Vemos como as pessoas chegam ao consultório sem qualquer perspectiva de melhora e temos a chance de acompanhá-las nessa trajetória de resgate próprio, o trabalho que Celso desenvolve com cada paciente é único e os resultados são impressionantes. E enquanto olhamos o psicoterapeuta trabalhar, também vemos a sua vida pessoal, um pouco de sua rotina fora do trabalho e suas lembranças da infância. 

Celso vem de uma família que tinha seus momentos bons e seus momentos ruins, como todas as famílias. O pai por onde passava distribuía sorrisos e era sempre muito simpático na rua, em casa as brigas constantes com a mulher. Celso cresceu acostumado ao som das discussões, no entanto, os momentos felizes foram os mais marcantes e os que fizeram tudo valer a pena. Seus pais o amavam muito e se amavam também, o pai foi e é um referencial, o verdadeiro Mestre dos Abraços. 

Estamos diante de uma obra que mostra o sofrimento das pessoas, vemos histórias tão intensas que sentimos vontade de entrar nas páginas e abraçar quem as conta. Vemos pacientes se entregando de corpo e alma, revelando seus segredos, desafiando seus medos, superando seus limites. 
Minha impressão

O Mestre dos Abraços é uma obra para ser apreciada aos poucos, sem pressa, sentindo a leitura conforme avançamos pelas páginas. O autor é um psicoterapeuta que nos dá detalhes de alguns de seus casos e ao fazer isso ele nos permite não apenas observamos de perto o que acontece dentro do consultório, mas também podemos nos reconhecer em algumas das histórias contadas.

Celso trata de pacientes com diferentes necessidades, mas todos eles precisam ser ouvidos atentamente e é exatamente o que ele faz, escuta a cada um deles e estuda a melhor maneira de ajudá-los. Nós acompanhamos a melhora das pessoas é vemos o quanto o trabalho dele é especial, o quanto é importante. Pessoas o procuram esperando soluções para os seus problemas e saem de consultório transformadas –  após uma longa caminhada de descoberta e superação. 

Foi uma leitura muito gostosa e que me deixou com um quentinho no coração. Não é um livro de contos, o autor mostra a sua rotina dentro e fora do trabalho, também conta um pouco sobre a sua infância e sua família e faz uma homenagem ao pai. O Mestre dos Abraços é um livro que recomendo a leitura.  

Minha nota para o livro


Um comentário:

  1. Muito obrigada, querida Beatriz, pela leitura e resenha. Que bom que gostou, o autor ficará feliz. Vamos postar e compartilhar. Abração,
    Valéria Martins - Oasys Cultural

    ResponderExcluir