[Resenha] Daqui a Cinco Anos

26 de outubro de 2020

Título: Daqui a Cinco Anos
Autor: Rebecca Serle
Editora: Paralela
Páginas: 291
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Cortesia da editora
Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.
Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.
Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.
Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.
Resenha
Dannie não imaginava que a sua vida perfeita – que ela tinha planejado e esperado – simplesmente sairia do eixo e viraria uma verdadeira bagunça. Quando levantou da cama naquela manhã, estava confiante e esperançosa, mas o final da noite foi totalmente inesperado. Ela estava a caminho da entrevista mais importante da sua vida, aquela para a qual havia se preparado por anos. Tinha certeza de que conseguiria o emprego e sabia que seria pedida em casamento.

Dannie é uma mulher extremamente organizada, ela não faz nada por impulso, planeja cada passo que vai dar. Ela é uma bookaholic assumida e está muito bem assim, seu namorado, David, também tem características semelhantes as dela e os dois formam um lindo casal. Quando ela vai bem na entrevista e David a pede em casamento, parece ser o dia mais feliz de sua vida, só que não! A noite ainda não tinha acabado e ela teria uma baita surpresa.
Dannie estava radiante, mas também muito cansada, quando chegou em casa com David ela acabou dormindo um pouco em vez de terem uma inesquecível noite de amor. E quando ela acordou quase teve um infarto! Ela não estava na mesma cama, não estava na mesma casa, não estava sequer no mesmo ano, estava cinco anos à frente e o homem com ela não era David, era um completo estranho. Dannie não sabia o que estava acontecendo, o homem (que ela descobriu se chamar Aaron) parecia ser tão íntimo dela e uma rápida olhada no dedo mostrou que ele deveria ser o seu noivo. O que aconteceu com David?

Ela não sabia o que fazer, o que falar. Aaron é tão carinhoso, mas tão diferente do que ela imagina para um relacionamento, ele não tem nada do que a atraia, apesar de ser definitivamente lindo, não é bem o tipo dela. E então Aaron se aproxima, ele a beija e o toque lhe dá arrepios, é gostoso. Pelo jeito de Aaron, eles já fizeram isso muitas vezes. Dannie acaba se entregando ao momento, não consegue raciocinar direito, cinco anos se passaram, ela não está mais com David e Aaron é romântico, eles têm uma noite intensa de prazer e ela adormece. Quando acorda, está novamente ao lado de David naquela dia no qual ele a pediu em casamento. Aparentemente, haviam se passado só algumas horas e tudo não passou de um sonho. Um sonho muito real.
Dannie não tem ideia do que aconteceu, aquilo seria uma espécie de premonição ou foi só um sonho mesmo? Ela decide procurar uma terapeuta e faz algumas sessões, mas não faz muita diferença. Ela encara a situação como um sonho e decide esquecer, volta para a sua rotina normal com David, embora Aaron nunca tenha saído de seus pensamentos. E então, quatro anos e alguns meses depois ela vê aquele homem se materializar na sua frente. Bella é a sua melhor amiga, é praticamente uma irmã, e lhe apresenta a seu novo namorado, o choque é imediato e Bella acha que Dannie não gostou dele, mas é porque o namorado dela é o Aaron, o homem com quem Dannie sonhou muitos anos atrás.

Dannie não pode deixar que aquele sonho também se concretize e decide fazer tudo para impedi-lo de se realizar, ela e David ainda estão noivos e ela resolve marcar o casamento. Dannie faz planejamentos, se organiza, e quanto mais o fatídico dia se aproxima mais ela fica nervosa. E então, a vida resolve agir por conta própria novamente, algo muito ruim acontece e Dannie entende que não é capaz de fazer com que as coisas aconteçam da maneira como ela quer, algumas vezes, sim, mas o futuro é incerto e pode ser muito cruel também. O que vai acontecer, vai deixar seu coração destruído e será preciso encontrar um meio de seguir em frente.
Minha impressão
Quando eu comecei a ler Daqui a Cinco Anos eu não esperava que fosse uma leitura tão triste, pensava que seria uma comédia romântica... não poderia estar mais enganada. É um drama muito intenso, que me deixou com muitas lágrimas nos olhos e com uma dor enorme no coração. Eu não estava preparada para o final desse livro.

Dannie é uma bookaholic, não faz nada por impulso e planeja cada detalhe do seu dia. Ela foi pedida em casamento e esperava ter uma noite perfeita, mas acabou dormindo e acordando “cinco anos depois” ao lado de um homem que nunca tinha visto e em uma casa dos sonhos. O homem aparentemente é seu noivo e eles acabam tendo uma noite intensa de prazer, ela se sente culpada, mas não estava traindo, estava? Ela precisava descobrir o que tinha acontecido.

Só que ao acordar novamente, ela estava de volta ao passado como se nada tivesse acontecido. Decide seguir em frente como se fosse só um sonho, até que – anos depois – sua melhor amiga lhe apresenta o seu novo namorado e ele é o Aaron. Dannie não sabe como o homem com quem tinha sonhado realmente existe e ainda por cima é o namorado da sua melhor amiga. Ela decide fazer qualquer coisa para que aquela visão do seu sonho não se realize. Parece ser uma comédia daquelas que fazem a gente rolar de rir, né? Mas não! Não mesmo! O que acontece a partir desse ponto da história é triste, muito triste. Fiquei destruída com o final desse livro.

Daqui a Cinco Anos não é um romance fofo, mesmo tendo momentos lindinhos. E não foca no romance entre um casal, o livro nos traz uma linda história de amizade, o amor das duas amigas é o ponto alto, a cumplicidade entre elas. Dannie vai estar ao lado de Bella nos momentos mais difíceis e o livro também nos mostra que nem sempre as amizades são só flores, também há brigas, mas que o amor continua. O futuro não é previsível, uma das mensagens mais marcantes é viver o agora, planejar o futuro, sim, mas viver o presente é importante. Recomendo muito esse livro, mas se prepare para sofrer!


Minha nota para o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário