[Resenha] A Um Passo do Amor

21 de outubro de 2020

Título: A Um Passo do Amor
Autor: Anna Garcia
Editora: Galuba
Páginas: 334
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Acervo pessoal
Sinopse: Alex tem um compromisso: todo dia no mesmo horário ela vai ao parque ver o homem por quem está completamente apaixonada. O problema é que ele sempre passa e nunca repara nela.
Will é um menino esperto que adora olhar para o céu e pensar nos planetas. Até porque ele sabe que a sua vida aqui na Terra não é das melhores.
Patrick é um professor de Educação Infantil. Desde que seu coração foi partido, ele resumiu sua vida a dar aulas, ler seus livros e correr ao ar livre.
Quando a vida desses três se entrelaça, eles vão perceber que estão a um passo do amor.
Resenha
“Tenho 28 anos e me apaixonei por um rapaz que nem sequer sei o nome e a quem vejo no máximo quinze minutos por dia.”
Alex á uma jornalista que trabalha para o Times e nunca tem tempo para nada que não seja o trabalho, acumula mil e uma funções e tenta fazer tudo da melhor maneira possível. Nessa sua rotina louca ela mal tem tempo para si mesma, mas não abre mão de uma prática que começou recentemente, a corrida. Mas não para ter uma vida mais saudável, nada disso, Alex corre todo o dia para ver o amor de sua vida passar ao seu lado... e apenas isso, ela sequer fala com ele.

Há poucos meses ela estava no parque fazendo fotos para o jornal quando o viu pela primeira vez e se apaixonou na mesma hora, no dia seguinte ela voltou ao local no mesmo horário para vê-lo mais uma vez, no outro dia também, e no outro e no outro. Acabou virando um hábito e ela passou a correr também para ficar mais tempo perto dele, só que não consegue acompanhar o ritmo e fica no máximo de dez a quinze minutos. Alex tem um irmão gêmeo chamado Joey que descobriu esse segredo da irmã e tentou dar algumas dicas para ela, mas não deu muito certo e a Alex continua sem nem saber o nome dele e vendo o amor de sua vida passar ao seu lado dia após dia.
Will
é um menino de apenas oito anos que tem muito amor pela vida e uma alegria incrível. Ele é uma criança inteligentíssima e madura demais para a sua idade, Will teve que aprender a cuidar de si mesmo e da casa muito cedo, pois a sua mãe não tem condições de fazer isso por ele. A mãe de Will é uma viciada e vive drogada, o traficante vai com frequência ao apartamento dela para aplicar as injeções e ela mal consegue abrir os olhos.
“Que vida injusta. Nenhuma criança deveria passar por uma experiência tão ruim como esta. Todas as crianças deveriam ter pais responsáveis que cuidem delas e que as amem como elas merecem.”
A mãe de Will até que tenta proteger a sua inocência, diz a ele que está doente e que por isso precisa que um amigo vá ao apartamento para lhe aplicar algumas injeções e que ela precisa descansar, mas ela é negligente em relação à criação dele e à educação, não lhe dá os cuidados básicos, não zela pela sua segurança ou saúde. Will é vizinho da Alex e certo dia quando ela estava chegando em casa acabou se aborrecendo com o menino brincando em frente à sua porta e o deixou triste, então, para se desculpar, o convidou para tomar um sorvete e – sem que os dois percebessem – nascia ali uma linda e profunda amizade.
Will é uma criança curiosa e sempre faz muitas perguntas, Alex fica sem saber o que responder para algumas delas, mas se sai bem. Ele lhe confidenciou que gosta de estudar e que quer ser professor quando crescer porque ele tem um professor maravilhoso e quer ser assim também, mas disse que não vai à escola todos os dias porque a mãe está muito doente e não pode levá-lo. Alex prontamente se oferece para levar e buscar o Will na escola, ela fica cada vez mais preocupada com o bem-estar do menino e a mãe continua indiferente. Alex não sabe o que fazer, chamar o serviço social pode piorar a situação porque Will claramente é feliz com a mãe, mas ela não pode deixar que ele viva nessas condições. Decide então conversar com o professor dele.

Patrick é o professor de Will e também está muito preocupado com a situação do menino, quando Alex aparece para conversar eles tentam resolver sem que seja preciso tirar o Will da mãe, ele sabe que seria um trauma ainda maior para o menino e que os orfanatos fariam mal a ele. Patrick e Alex começam a passar algum tempo juntos e Will fica tão feliz com isso porque os ama muito. Só que a felicidade dura pouco porque uma tragédia acontece e muda a vida dos três para sempre.
Minha impressão
A Um Passo do Amor foi um livro que destroçou o meu coração ao longo da leitura e sempre que eu colava os caquinhos vinha mais uma cena triste que o fazia se quebrar novamente. Que livro lindo, gente! Eu comprei o e-book logo quando ele ficou disponível para venda, mas não tinha criado tantas expectativas, eu imaginava que iria gostar, só não esperava que fosse tanto. Já foi direto para o top 10 de melhores leituras de 2020 e digo mais, é um dos romances mais lindos que já li na vida.

Will é o personagem que merece destaque nessa trama, é um menino de apenas oito anos e que já passou por mais coisas na sua curta vida do que qualquer um deveria passar. Filho de uma mãe viciada e negligente, ele é feliz do seu jeitinho, se alegra com poucas coisas e ama a mãe acima de tudo, acredita que ela está apenas doente e que precisa das injeções para ficar boa. Ele cuida de tudo, arruma a casa, prepara suas refeições, cuida até da mãe.

Alex é a vizinha do Will, uma jornalista que tem uma rotina louca, mas que encontra tempo para ajudar Will, ela não consegue ver a situação na qual ele vive e não fazer nada, começa levando e buscando Will na escola todos os dias e com o passar do tempo a relação entre os dois se fortalece, ela sente um amor incondicional por essa criança e fará tudo o que estiver ao seu alcance para que Will fique bem. Patrick é o professor do Will e também se preocupa muito com ele, Patrick tem um passado semelhante ao de Will e o entende completamente, então se une a Alex para tornar a vida de Will a melhor possível. Eles formam um casal encantador e a maneira como cuidam do Will é linda.

A autora tem uma escrita muito gostosa e traz cenas pesadas intercalando com momentos mais leves, funciona bem para dar uma respirada porque ela aborda temas bastante difíceis e o faz de uma maneira intensa. Estou completamente apaixonada por esse livro e recomendo demais a leitura. Peguem seus lenços e se joguem na leitura, vale a pena!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário