[Resenha] Custe o que Custar

6 de fevereiro de 2021

 

Título: Custe o que Custar
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas 336
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Até onde você iria para salvar a sua filha?
Simon Greene tinha uma família perfeita. Até perder a filha mais velha para as drogas. Depois de receber todo o apoio necessário na luta contra o vício, Paige desapareceu com o namorado abusivo, sem deixar vestígio.
Um dia, ele a reencontra no Central Park, em Nova York, tocando violão por uns trocados. Ela parece outra pessoa: está fora de si, assustada e claramente em perigo. Quando Simon vai falar com ela e lhe implorar que volte para casa, Paige foge mais uma vez.
Então ele faz o que qualquer pai faria: vai atrás dela e acaba entrando em um mundo sombrio e perigoso em que gangues de rua ditam as leis, drogas são a moeda corrente e assassinatos são acontecimentos corriqueiros.
Enquanto tenta resgatar a filha, Simon se vê enredado em uma trama de mentiras que abre uma porta sombria para o passado. Em pouco tempo fica claro que não é só a vida de Paige que está em risco, mas a dele próprio também.

Resenha
Simon Greene está disposto a fazer o que for preciso para recuperar a sua filha Paige, ela se tornou uma pessoa irreconhecível, se perdeu no mundo das drogas e a família sofre dia após dias com isso. Por mais que os pais tentem ajudá-la, Paige sempre dá um jeito de fugir, não antes de roubar tudo o que aguentar carregar para comprar mais drogas. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu para a jovem estudiosa, meiga e tão feliz se tornasse esse ser destruído pelo vício.

A esposa de Simon (Ingrid) não aguenta mais essa situação e pediu ao marido que parasse de procurar por Paige, mas ele não a escuta e segue cada pista que possa levá-lo ao paradeiro da filha, o que traz um grande problema para todos depois que ele se envolve em uma briga com um viciado. Mas não um cara qualquer, é o namorado abusivo de sua filha. E a briga começou quando Simon tentava levar Paige para casa.
Simon recebe uma informação de que Paige estaria tocando violão no Central Park em troca de dinheiro, não hesita em ir buscar a filha, mas a pessoa que ele encontra – tão maltrapilha – não parece em nada com a sua Paige. Ele tenta fazer com que ela volte para casa com, mas justamente quando ela parece estar cedendo é que Aaron (o namorado abusivo) aparece e impede que Simon a leve de volta. Obviamente, Simon perde o controle e os dois acabam brigando no meio do Central Park. Com muitos celulares filmando e logo os vídeos no Youtube viralizam. Simon não é um pai preocupado com a filha, é um cara branco e rico atacando uma pessoa desfavorecida e necessitada, um homem de classe alta socando a cara de um homem que precisa de ajuda. É assim que as pessoas reagem ao assistirem ao vídeo.

Para ajudar Simon a sair dessa enrascada, Hester Crimstein (a melhor advogada) é chamada e começa a trabalhar com ele. Só que as confusões não param por aí. Quando mais Simon investiga sobre o paradeiro da filha, mais ele se envolve em uma cadeia de segredos obscuros que não fazia ideia de que existiam. Algo muito ruim aconteceu com a sua filha enquanto ela estava na universidade e a partir deste episódio ela se tornou a pessoa que é hoje. Em algum momento enquanto estava no campus ela conheceu Aaron e depois disso a sua vida só degringolou.
Para piorar a situação, surge uma investigação paralela que pode ter alguma relação com o desaparecimento de Paige. Uma detetive particular foi contratada para investigar o desaparecimento de um jovem que mora a muitos quilômetros de distância e essa detetive (Elena Ramirez) chega até Aaron que liga o caso ao desaparecimento de Paige. Então Simon e Elena começam a trabalhar juntos na tentativa de encontrar os dois.

As coisas ficam cada vez mais difíceis, cada vez mais complicadas, envolvem gangues sanguinárias, segredos guardados à sete chaves, seitas perigosas e muitos assassinatos pelo caminho. Simon vai entrar em um mundo do qual é quase impossível sair ileso e ele só vai descobrir isso quando perceber que sua própria vida está correndo perigo enquanto ele procura por Paige. Mas para salvar a filha ele é capaz de tudo, assume qualquer risco.
Minha impressão
Que o Harlan Coben é o meu autor preferido não é segredo para ninguém, mas preciso dizer o quanto ele me surpreende com suas obras, o quanto ele me envolve com as tramas que cria. Isso é tão incrível! Harlan Coben se supera, sempre escrevendo novas histórias excelentes. E Custe o que Custar é um dos melhores livros dele, eu realmente não conseguia parar de ler, é aquele tipo de trama na qual a gente se coloca no lugar dos protagonistas e sofre seus dilemas, se pergunta o que faria se estivesse vivenciando a mesma situação.

Simon é um pai desesperado a procura de uma filha viciada que está desaparecida. Paige tem um namorado abusivo que a levou para o mundo das drogas e a empurra para o abismo a cada segundo. Simon segue todas as pistas que possam levá-lo até ela, só que quando mais ele investiga, mais se envolve com pessoas perigosas e se depara com a podridão que é o submundo das drogas.

O autor intercala capítulos onde acompanhamos duas pessoas contratadas para eliminar alguns alvos e com o passar das páginas entendemos que esses assassinatos têm relação com o namorado abusivo de Paige e o desaparecimento dela. Esses assassinos estão envolvidos com uma seita muito perigosa que para apagar os vestígios de seus crimes ocultos pode fazer qualquer coisa. Simon não sabe o que aconteceu com a filha para ela ter se tornado uma viciada, mas sabe que tudo começou na universidade e que o namorado dela pode ter sido o responsável.

Uma trama repleta de segredos, cenas de ação e personagens bem construídos. O final foi completamente inesperado, as revelações são de cair o queixo. Eu gosto muito da maneira como o Harlan Coben mescla dramas familiares com investigação policial, e aqui temos uma história comovente e eletrizante, com um final de partir o coração ao mesmo tempo em que nos leva à reflexão. Uma obra que recomendo demais, quem nunca leu nada dele pode ler que vai gostar; e o fãs, assim como eu, vão se deliciar com mais uma obra impecável do autor. 


Minha nota para o livro


2 comentários:

  1. Olá Beatriz,
    Harlan também é um dos meus autores favoritos, adoro a forma como intercala personagens e segredos. Comecei a ler esse aqui na versão de Portugal, e talvez pela versão ou pelo momento, acabei priorizando outra leitura e não retomei essa ainda. Vou tentar pegar esse mês, sua opinião sobre o final me deixou curiosa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray!
      Tem livros que a gente não estava no momento para ler mesmo, espero que você possa gostar quando for dar uma segunda chance. Mas se perceber que não vai rolar, não fica forçando a leitura, não, isso pode acabar atrapalhando em vez de ajudar.

      Excluir