[Resenha] No Divã com Davi

26 de fevereiro de 2021

 

Título: No Divã com Davi: No alto da Brooklyn Bridge
Autor: Felipe Carauta
Editora: Livr(a)
Páginas: 202
Ano: 2020
Onde comprar: Amazon | Americanas | Submarino | Um Livro | Estante Virtual | Mercado Livre 
*Publicidade

Sinopse: No auge dos seus 30 anos, Davi se vê e se sente completamente sozinho. E por mais que seja uma pessoa bem sucedida profissionalmente, carrega um sentimento avassalador de solidão - até nos mais lindos lugares do mundo, rodeado pelas pessoas mais influentes do país.

Usando uma viagem com Beni para New York – um modelo iniciante da famosa agência de Davi - como pretexto para tentar uma aproximação maior, o empresário se depara com situações inimagináveis, como ser deixado sozinho na porta de um Castelo, até que começa a viver um conto de fadas com André, um galã da Broadway.

Perdido dentro de seus devaneios, Davi se sente cada vez mais pequeno e engolido pela Big Apple. Cansado de aceitar a esmola de qualquer afeto e se entregar à bebida, Davi trilha o caminho para um encontro pessoal consigo mesmo, culminando na descoberta de sua autorresponsabilidade, no alto da ponte mais famosa do mundo.

Não é um livro de auto ajuda, mas poderia ser. É uma linda história de amor, acima de tudo, o amor próprio.

Resenha
Davi é dono de uma importante agência de modelos e não poderia estar mais satisfeito com o sucesso que vem alcançando, porém, sua vida pessoal não está tão bem quando a sua vida profissional. Um de seus modelos, Bernardo – a quem ele chama carinhosamente de Beni – foi chamado para um trabalho em Nova York e Davi vai com ele como seu agente, e é quando seu coração palpita mais depressa, seria a oportunidade perfeita para conquistar o modelo.

Davi prepara tudo com o maior cuidado e capricho para que a viagem seja especial tanto para ele quanto para Bernardo, será a primeira viagem internacional do modelo e Davi quer que ele se sinta bem, então investe nos mínimos detalhes e oferece o melhor a Bernardo. O modelo fica, obviamente, deslumbrado e demonstra estar completamente feliz. Só não dá a abertura que Davi tanto espera, mas o agente é paciente, sabe que as coisas acontecem no tempo certo.
“Não se prenda a muletas cotidianas em função do que o outro diz ou pensa sobre você”
Durante um ensaio fotográfico Bernardo conhece uma famosa fotógrafa, Justine, e os dois parecem se entender muito bem, o que deixa Davi enciumado. E esse é apenas o começo da grande decepção que a viagem se tornará para ele. Justine e Bernardo começam um relacionamento e Bernardo fica cada vez mais distante de Davi, o que o magoa profundamente. Davi preparou tudo para que essa viagem fosse a realização de um sonho, para que pudesse viver seu amor e nada está saindo conforme o esperado, pelo contrário, ele vê seu sonho se tornando um verdadeiro pesadelo.

Sozinho e desolado, Davi não sabe o que fazer, ele se sente tão pequeno, a solidão o consome a cada segundo e a tristeza em seu coração só aumenta. Mesmo no momento em que mais precisava de Bernardo, o modelo o abandonou para ir ficar com Justine e Davi fica mendigando um pouco da atenção do outro, se humilhando para tê-lo ao seu lado. E Bernardo deixa muito claro que não quer estar com Davi, que ele é apenas o seu agente e é com a Justine que ele está. Davi se sente cada vez mais infeliz, mas insignificante. Bernardo não precisa mais dele.
Davi está tão sufocado que precisa sair um pouco do hotel para tentar amenizar os sentimentos dentro de si, então vai assistir a um espetáculo que gosta muito e está em cartaz, Wicked. Após a apresentação, Davi vai a um bar e lá conhece um dos atores da peça, André, que era o substituto de um dos atores principais. Seria coincidência ou destino? André se mostra tudo aquilo que Davi precisava naquele momento, é um sopro de ânimo para um coração tão ferido. André se sente atraído por Davi, mas percebe que ele não está tão bem e lhe dá tempo, oferecendo sua amizade e deixando aberta a possibilidade de um relacionamento.

Davi começa a desabafar em uma agenda que seria para anotações de trabalho, André seria a solução para os seus problemas, mas não pode mandar no coração e continua sofrendo por Bernardo. Mesmo estando cada vez mais perdido, Davi se permite viver uma história de amor com André, mesmo não sabendo como as coisas vão terminar, não sabendo o que vai acontecer, mas ele se entrega ao presente. No entanto, seu coração sofre calado a cada vez que ele pensa em Bernardo. O que fazer? Continuar com André para esquecer Bernardo ou terminar tudo com André e aceitar que Bernardo não quer nada com ele e voltar para o Brasil? Uma decisão difícil!
Minha impressão
No Divã com Davi: No alto da Brooklyn Bridge” é um livro intenso e que nos envolve desde a primeira página, Felipe Carauta nos entrega personagens com personalidades distintas e bem exploradas, sua escrita é fluída e é possível ler a obra em poucas horas. A trama nos deixa aflitos, com vontade de poder ajudar Davi de alguma forma. A maneira como o autor descreve em detalhes tudo o que Davi está sentindo faz com que compartilhemos sua dor, sua angústia.

Davi é dono de uma agência de modelos e está apaixonado por Bernardo, um dos seus modelos. Bernardo foi contratado para um trabalho em Nova York e Davi prepara cada detalhe com carinho para que a viagem seja especial e os dois possam se entender, ele quer viver sua história de amor com o modelo e espera que o sonho se inicie nessa viagem. Mas tudo se torna um pesadelo quando Bernardo começa a namorar com uma fotógrafa famosa.

A tristeza de Davi é profunda, ele escreve tudo o que está sentindo em uma agenda e ler suas palavras me deixava com o coração partido também, queria entrar no livro e lhe dar um abraço! Durante a viagem ele conhece um ator da Broadway que oferece a ele tudo o que Davi esperava de Bernardo, seria uma história linda e encantadora se Davi não continuasse a sofrer pelo modelo que o rejeita.

É uma leitura muito gostosa e com mensagens inspiradoras. No começo e no final de todos os capítulos temos uma página com uma frase em destaque e imagens lindas que nos dão uma pista do que encontrar no capítulo. O final do livro me deixou com o coração na mão, Davi tinha duas opções e eu temia pela sua escolha, mas sua decisão me deixou aliviada. Um livro nacional que recomendo demais, terminei de ler satisfeita com tudo o que li, Davi aprendeu muito ao longo da trama e nos ensina demais também, ao acompanharmos a sua história nós podemos tirar grandes ensinamentos dela.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário