[Resenha] A Morte da Sra. Westaway

17 de fevereiro de 2021

 

Título: A Morte da Sra. Westaway 
Autor: Ruth Ware
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: As cartas não dizem nada que você não saiba.
Não podem revelar nenhum segredo nem ditar o futuro.
Elas só podem mostrar o que você já sabe.
Hal Westaway lê cartas de tarô no cais de Brighton e, desde a morte da mãe, luta diariamente para pagar suas contas e sobreviver. A notícia inesperada de uma herança pode mudar sua vida para sempre e, mesmo sabendo que tudo pode ser um enorme engano, ela decide acreditar... e jogar.
Quando Hal Westaway recebe uma carta inesperada anunciando que ela herdou uma soma substancial de sua avó da Cornualha, aquilo lhe parece uma resposta às suas preces. Ela deve dinheiro a um agiota e as ameaças do sujeito estão cada vez mais agressivas: ela precisa botar a mão em dinheiro vivo o mais breve possível.
Existe apenas um problema: as avós de Hal morreram há mais de vinte anos. A carta foi enviada à pessoa errada. Hal sabe, no entanto, que as técnicas que usa para "ler" as pessoas através do tarô podem ajudá-la a conseguir esse dinheiro. Se alguém tem habilidade para comparecer ao funeral de um estranho e reivindicar um espólio que não lhe pertence, é ela.
Ao chegar à cerimônia, porém, Hal percebe que há algo muito, muito errado a respeito de toda aquela situação, e a herança está no centro de tudo. Mas Hal Westaway fez sua escolha, e não pode voltar atrás. Ela precisa continuar ou arriscar perder tudo. Até mesmo a própria vida.
Uma velha casa, uma governanta assustadora, conflitos familiares e dilemas morais. Ingredientes clássicos que se tornam surpreendentes na voz de um dos grandes nomes contemporâneos do suspense, Ruth Ware.

Resenha
Hal Westaway está muito encrencada, ela deve uma enorme quantia para um agiota e as ameaças dele a assustam cada vez mais. Ele sabe seu endereço, sabe onde ela trabalha, sabe como apavorá-la. Mas desde que a mãe de Hal morreu ela está em uma crise financeira que parece não ter fim. Ela trabalha em um quiosque no cais de Brighton lendo cartas de tarô, mas o dinheiro que entra é pouco para pagar o aluguel, pagar as contas, comprar comida e não chega nem perto do quanto ela deve para o agiota que está em seu encalço.

E justamente quando está mais desesperada Hal recebe uma notícia que pode tirá-la desse sufoco e mudar a sua vida para sempre. Uma carta informando que a Sra. Westaway faleceu e que deixou uma herança de valor substancial para Hal. Seria perfeito se não fosse um detalhe, a avó dela morreu há muitos anos. Hal não conhece a senhora que morreu, elas não têm nenhum grau de parentesco. Mas o advogado da Sra. Westaway está certo de que Hal é neta legítima da mulher, então Hal vai colocar em prática toda a sua experiência com o tarô e sua habilidade em ler as pessoas e vai se passar pela pessoa que ele acha que ela é. Vai precisar fazer com que os familiares da falecida também acreditem nisso. Arriscado, mas ela está desesperada.
A mãe de Hal não contou muito sobre o passado, sempre falou vagamente sobre família e nunca, jamais contou a ela quem seria o seu pai. A Sra. Westaway não poderia ser sua avó paterna, esse é o sobrenome de sua mãe, o que certamente provocou toda essa confusão. Como não sabe nada sobre essa família, Hal faz uma breve pesquisa e descobre algumas poucas informações na internet. Não é muito, mas pelo menos vai chegar ao funeral com alguma ideia de quem eles são.

Quando ela finalmente chega e conhece a família, percebe que algo estranho pode estar acontecendo ali, são todos tão misteriosos, todos parecem esconder alguma coisa e Hal não gosta nada dessa ideia. A mansão da Sra. Westaway é sombria, sufocante, não deve ser um lugar de boas lembranças. A família não tinha intimidade com a mãe e a impressão que Hal tem é que a morte dela foi um alívio para os filhos. E ainda tem a Sra. Warren, ela é a governanta da casa e tão assustadora quanto tudo naquele lugar. A Sra. Warren não esconde que sabe a verdade sobre Hal e que abomina sua farsa, mas não conta nada para os outros.
A primeira coisa que Hal descobre quando chega é que a Sra. Westaway tinha quatro filhos, sendo eles três homens e uma mulher, porém, Maud – a mulher – fugiu de casa há anos e todos pensam que Hal é a filha dela. Maud é um apelido, o nome verdadeiro dela é (ou era) Margarida, igual ao nome da mãe de Hal a quem todos chamavam de Maggie. Maud não é a mãe de Hal, obviamente, mas ela vai continuar fazendo com que todos pensem que sim. Só que quanto mais o tempo passa, mais ela sente um ar sombrio na família, na casa, na governanta... Tem alguma coisa muito errada acontecendo ali e tudo gira em torno da herança. Ela não pode desistir agora, precisa ir até o fim.

E as coisas ficam ainda mais estranhas quando ela encontra uma foto de sua mãe ao lado da Maud. As duas eram amigas e sua mãe já esteve na mesma mansão em que ela está agora. O que aconteceu no passado para Maud fugir? Como sua mãe se encaixa nessa história toda? E onde está Maud agora? Ela vai descobrir as respostas em breve, mas também vai descobrir os segredos mais sombrios da família Westaway.
Minha impressão
Que livro é esse, minha gente?! A Morte da Sra. Westaway é um thriller psicológico cheio de mistérios e que faz o leitor ficar sedento por respostas. A leitura me fez ficar apreensiva, a todo o momento parecia que algo bem ruim estava para acontecer e página após página eu me pegava prendendo a respiração em cenas tensas. E o final desse livro foi extremamente intenso, fiquei com o coração acelerado, temia pela protagonista, queria ler mais rápido do que meus olhos conseguem para descobrir o que iria acontecer. Nossa, como é boa a sensação de ler um livro assim!  Amantes de thrillers e suspense com certeza vão se fascinar com essa leitura.

A vida de Hal está um caos, desde a morte da mãe ela precisa se virar para pagar as contas, o aluguel e ainda conseguir um dinheiro para comprar comida. Ela lê cartas de tarô e o dinheiro que ganha é tão pouco que precisou pegar empréstimo com um agiota que agora a ameaça para que ela pague não só o que deve, mas também os juros exorbitantes. Quando Hal recebe uma carta dizendo que ela herdou uma herança, parece ser a solução perfeita. Só não é por um detalhe, a senhora que morreu não é a sua avó e a confusão se deu por causa do nome da mãe de Hal ser o mesmo nome da filha desaparecida da mulher morta.

A família esconde um segredo e Hal vai descobrir da pior maneira possível, durante a sua estadia na mansão da família ela vai coletando informações sobre a filha que fugiu e descobre que ela e sua mãe eram amigas, o que a deixa ainda mais desconfiada de que todos estão escondendo coisas ruins. Será que estão dispostos a matar para manter os segredos? E quanto mais ela se aproxima da verdade, mais ela pode estar correndo perigo. Hal confia em sua intuição e tudo aponta para uma única direção, vá embora. Mas ela não pode ir, o agiota a matará se ela não pagar as dívidas, Hal precisa dessa herança.

Eu gosto muito da escrita da autora, ela sempre traz personagens complexos e tramas instigantes, e esse livro se tornou o meu preferido dela, é genial! Recomendo demais essa leitura. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário