[Resenha] Alma na Casa Sozinha

24 de fevereiro de 2021

 

Título: Alma na Casa Sozinha
Autor: Felipe Gomes
Editora: Patuá
Páginas: 92
Ano: 2020
*Cortesia da Oasys Cultural


Sinopse:  Alma na casa sozinha é um feixe de rastros. Cismas com esquinas da cidade, quinas da casa, vincos do rosto. Talvez cada página de revele quadrante dum mapa infinito, de rotas perdidas, aliviadas. Da mesa da cozinha, salas de espera, bancos de praça, vistas do mar, pontilhei as linhas de seus trajetos tortos. A malha de um guia difuso. Segue toda vida.

Resenha
“às vezes acho que peguei o ônibus errado na vida” – Página 31, sem título
Alma na Casa Sozinha é a estreia de Felipe Gomes e um livro que traz ao leitor momentos de reflexão. As poesias encontradas na obra são intensas e falam muito de temas atuais, Felipe descreve o Rio de Janeiro e nos abre os olhos para uma cidade diferente e nem tão maravilhosa assim. Mas que não perde a sua beleza e continua deslumbrante.

Avenida Brasil
de noite
do ponto de ônibus
deserto sinistro
do número 3.666
detrás das árvores
do portão esquerdo
vi uma alma apontada para mim
(Página36)

Como uma boa carioca (não da gema porque sou fluminense – não o time de futebol) eu fiquei fascinada com as palavras que o autor utiliza, como ele as agrupa para dar forma aos poemas e nos mostrar a cidade de uma maneira tão única. Como amante de poesias, me vi envolvida com a leitura, satisfeita por ter tido o prazer de conhecer uma obra nacional tão gostosa de ler.

Natureza
esses corpos-vitrine
que assaltam pelas ruas do Rio
me estilhaçam
a corrente do sopro
cotidiano

pré-aqueço
chego a 1500
fundo
e endureço

vontade de cheirar o pescoço
daquele moço que pediu licença
e passou
(Página 19)

São poemas bem construídos e de fácil entendimento, Felipe usa e abusa da poesia concreta e nos entrega uma obra que também é esteticamente muito bonita, além de possuir grande qualidade. Somos fisgados desde a primeira página e ao longo de todo o livro temos uma experiência muito agradável.

Minha impressão

Alma na Casa Sozinha é um livro de poesias que eu recomendo não só para quem gosta do gênero como também para quem quer começar a se aventurar pelo mundo da poesia. Vale a pena dar uma chance à leitura. O trabalho da editora está impecável, a capa maravilhosa reflete muito bem o que encontramos no livro, as páginas são amareladas e isso deixa a leitura ainda mais confortável.

O livro nos permite um olhar para dentro de nós mesmos, fala um pouco sobre solidão, sobre nosso passado e nosso presente, decisões que tomamos ao longo da vida. É uma leitura profunda, aquele livro para se ler com calma, uma ou duas poesias por dia e parar para sentir aquilo que foi lido.

Felipe Gomes é formado em Letras, possui especialização em Literatura Brasileira e trabalha como professor na rede pública do Rio de Janeiro. Além deste livro, o autor tem alguns poemas publicados em periódicos literários. Eu gostei muito da maneira como ele constrói os poemas e fiquei com vontade de ler mais textos dele, imagino que sejam todos muito bons. 

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Minha querida Beatriz, nós, nascidas no Rio de Janeiro (embora vc seja fluminense), compreendemos o "acento" carioca nesta obra, que não a impede de ser universal por falar da solidão dos que vivem nas grandes metrópoles, entre outros temas. Que bom que gostou. Muito obrigada, grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Beatriz, muito obrigado pela atenção especial dada ao meu livro. Fiquei tocado com a delicadeza de sua resenha. E feliz com o seu interesse em conhecer mais do meu trabalho. Eu já me tornei fã do seu. Parabéns! Muito sucesso ao seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own!!!!
      Seu livro é muito bom e gostei demais de poder conhecer a sua escrita, espero poder ler outros livros seus em breve.

      Excluir