[Resenha] O Retorno

11 de fevereiro de 2021

 

Título: O Retorno
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 286
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Existe uma hora certa para o amor?
Trevor Benson não estava planejando voltar para New Bern, uma cidadezinha na Carolina do Norte. Porém, após ouvir as últimas e enigmáticas palavras do avô no leito de morte, ele decide passar um tempo na velha casa que herdou.
Decidido a cuidar das colmeias da propriedade, Trevor nem pensa em se apaixonar. Porém, assim que vê Natalie Masterson, sente uma atração impossível de ignorar. Ela parece corresponder, mas se mantém distante, como se escondesse algo.
Em New Bern, ele também conhece Callie, uma adolescente reservada que era amiga de seu avô. Trevor acha que pode conseguir respostas sobre as circunstâncias misteriosas da morte dele, mas ela oferece poucas pistas – até que uma reviravolta lhe dá uma nova perspectiva.
Nessa jornada para desvendar segredos, Trevor vai descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão e aprender que, para seguirmos em frente, muitas vezes é preciso retornar para onde tudo começou.

Resenha
“Além do corpo, minha vida inteira foi destruída, inclusive minha carreira. Eu não sabia o que fazer comigo ou com meu futuro, muito menos como lidar com os flashbacks, a insônia, a raiva sempre à flor da pele ou qualquer outro sintoma associado ao transtorno. As coisas iam de mal a pior, até que cheguei ao fundo do posso.”
Trevor Benson é um ex-combatente que foi ferido na guerra do Afeganistão e hoje vive com cicatrizes no corpo e na alma. Ele faz terapia e tenta levar a vida da melhor maneira possível. Trevor era ortopedista, mas após muito pensar ele decidiu se candidatar a uma nova residência e escolheu psiquiatria, só que pouco tempo depois de ser aceito ele recebeu uma triste notícia que mudaria um pouco os seus planos.

O avô de Trevor sofreu um derrame e estava em circunstâncias estranhas, porém não havia tempo para questionar nada, o avô estava determinado a lhe passar uma mensagem antes de morrer. Foi um momento muito triste, o avô estava com dificuldades para falar, Trevor queria lhe garantir que estava tudo bem, só que o avô não conseguia formar frases inteiras, balbuciava algumas palavras sem sentido. Mais tarde, Trevor tentou juntar as últimas palavras do avô para formar frases e não entendeu muita coisa do que ele poderia ter tentado dizer.
Trevor voltou para New Bern, uma pequena cidade na Carolina do Norte, para cuidar das abelhas do avô e arrumar algumas coisas na casa. As abelhas eram uma verdadeira paixão para o avô e ele pretende cuidar das colmeias com carinho e dedicação, então resolve passar uns tempos na casa que herdou. Ele tentou perguntar pela cidade se alguém sabia por que o avô tinha viajado para tão longe e ninguém soube responder.  Enquanto estava tentando encontrar uma maneira de afastar as cobras que rondavam a casa ele conheceu Callie, uma adolescente enigmática tinha amizade com o avô dele.

Trevor também conhece Natalie, uma mulher que desperta o seu interesse no momento em que ele a vê. Ela é policial e foi se certificar de que a casa não havia sido invadida, já que estava fechada há muito tempo e recentemente ouve indícios de que alguém tentara entrar. Trevor não pretendia se apaixonar, muito menos lutar pelo amor de uma mulher, mas se vê diante daquela que poderia ser a mulher da sua vida e nas próximas semanas fará de tudo para conquistá-la.
Quanto mais tempo passa em New Bern, mas Trevor desconfia que as palavras de seu avô antes de morrer possam ter alguma relação com ajudar Callie, ela não fala nada sobre seu passado, sobre sua família, não revela nenhum informação relevante sobre si mesma que possa indicar como ela foi parar lá. A única coisa que Trevor sabe é que seu avô queria ajudá-la e talvez sua viagem tenha sido por causa da garota. E logo Trevor vai descobrir o que o avô queria dizer, vai precisar correr contra o tempo para ajudar Callie.

Enquanto tenta descobrir pistas sobre a família de Callie, Trevor se aproxima mais de Natalie e sabe que ela também está apaixonada por ele, só que existe algo, uma barreira que a impede de se entregar aos próprios sentimentos e se permitir se amada.
Minha impressão
O Retorno é mais uma linda de Nicholas Sparks para fazer o coração do leitor levar aqueles sustos que só o autor consegue dar! Uma trama emocionante e que nos prende, nós tentamos seguir as pistas que o avô de Trevor deixou para decifrar a mensagem dita por ele no leito de morte e entender quem precisa de ajuda, o que o avô queria dizer antes de morrer.

Trevor é um veterano incapacitado, ele foi ferido no Afeganistão e desde então convive com os traumas da guerra. Ele era ortopedista, mas decidiu fazer uma nova residência em psiquiatria e quando estava prestes a começar seu avô faleceu e lhe disse uma mensagem estranha antes de morrer, um pedido de ajuda para alguém que Trevor não conhecia, mas que logo descobrirá quem é e fará qualquer coisa para ajudar.

Voltando para a cidadezinha do avô, Trevor conhece Natalie e se apaixona, eles passam algum tempo juntos, Trevor a leva para conhecer todo o processo de extração do mel, como funcionam as colmeias, se tornam amigos e há um sentimento muito forte que cresce a cada dia, só que Natalie não se permite viver esse amor. Ela tem seus segredos e Trevor não a pressiona, ele dá a ela todo o tempo e espaço que ela precisa, por mais que seu coração doa em se afastar para vê-la bem.  Ele anseia pelo momento e, que Natalie irá procurá-lo e dizer que podem ficar juntos.

O Retorno fala sobre aceitar as escolhas feitas no passado, conviver com os erros, se perdoar; vemos um drama familiar com situações terríveis e quando descobrimos os mistérios do passado o nosso coração aperta! Será que o amor de uma família pode mesmo superar tudo? Bom, em O Retorno nós acompanhamos como uma tragédia destruiu uma família e nos questionamos se o amor entre eles será capaz de juntar os caquinhos para que eles possam seguir com suas cicatrizes.

Um livro com um ritmo mais lento, para se ler com calma mesmo e sentir cada página lida. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário